Veja como usar cerâmicas, cestos, vasos e outros artigos feitos à mão para levar personalidade para seus ambientes
Está sem tempo para ler? Experimente ouvir o artigo narrado na íntegra. Basta apertar o play:
Decorar com artesanato leva para casa uma sensação de acolhimento e personalidade assim que entramos no ambiente. Do mesmo modo, artigos decorativos feitos com trabalho manual valorizam tradições e processos naturais, histórias e elementos da cultura local ou individual de pequenos produtores.
Com peças artesanais, procuramos criar uma maior conexão entre essas histórias, a matéria-prima natural e a casa. Cestos, vasos, peneiras, luminárias e outros acessórios têm o poder de levar essa atmosfera de natureza, origem e preservação para cada cômodo.
Ao levá-los para casa, podemos deixar esses materiais marcantes fazerem parte do nosso dia a dia. Confira no post a seguir algumas formas para decorar com artesanato em diferentes ambientes da casa, criando um clima de conforto e personalização.
Quais peças de artesanato usar na decoração
São inúmeras as possibilidades de transformar a decoração usando artesanato. Por isso, com artigos decorativos ou funcionais, eles se encaixam em muitos estilos e levam charme ao espaço.
Em muitas peças feitas à mão, a conexão com a natureza é uma das características mais fortes destes objetos quando produzidos com plantas, barro e sementes. Veja que tipos de peças artesanais podem compor a sua decoração.
Para decorar com artesanato sobre os móveis
Cerâmica e sua singularidade
Peças em cerâmica são formas expressão artística. Desde a pré-história, este material passa de geração em geração por diversas partes da casa – seja em vasos, pratos, suportes, bem como artigos decorativos. Assim, entre os artigos de decoração, figuras como animais são itens que valorizam o ambiente e reconectam a atmosfera com a natureza.
Esse material dá às peças um toque sofisticado e próprio de sua origem. Juntamente com figuras mais subjetivas ou com semelhanças à figura humana, como bonecas e bustos, a cerâmica encontra espaço em mesas de centro, mesas de cabeceira e estantes. Dessa forma, no caso de peças coloridas, elas podem compor um espaço neutro, atraindo a atenção com sua singularidade.
Cestos: funcionalidade artesanal
Em culturas de povos da floresta, os cestos são comumente usados para armazenar alimentos secos, como beiju e farinhas. Em algumas etnias, são feitos de fibras e palhas de arumã e tingidos com corantes naturais vindos de plantas nativas. À primeira vista, eles já criam uma atmosfera tropical de forma elegante.
Para levar sua funcionalidade para o dia a dia da casa, os cestos artesanais podem ser usados como cachepôs de plantas de pequeno e médio porte, já plantadas em vasos de plástico ou de barro. Dessa forma, a decoração ganha funcionalidade e charme em detalhes simples.
Dicas para decorar com vasos de artesanato
Esta peça é uma das mais versáteis para decorar em diferentes ambientes da casa. Podendo receber flores de corte, por exemplo, os vasos feitos à mão são originariamente usados durante a pesca pelos povos da floresta. Na cultura deles, os vasos são deixados dentro da água para armazenar os peixes já pescados.
Por outro lado, os vasos são bem-vindos para decorar tanto na área externa como em um canto da sala de jantar.
Para decorar com artesanato nas paredes
Peneiras para decorar com artesanato
O uso de peneiras para decorar tem se tornado comum tanto na sala como no quarto. Por trazerem estilo bucólico e tipicamente brasileiro, levam ao ambiente um toque acolhedor e familiar. Assim, podem ser penduradas na parede, exaltando seus desenhos gráficos. Combine com peças lisas ou crie uma mistura de estampas.
Outro uso que pode ser feito com peneiras de palha e outros materiais naturais para decorar com artesanato é como uma cabeceira criativa. Em síntese, para chegar a este efeito, posicione de forma gradual algumas peças de tamanhos diferentes e crie um visual rústico e personalizado atrás da cama.
Leia também:
Cabeceiras para se inspirar e redecorar o quarto
Jardim suspenso: Tudo o que você precisa saber para montar o seu
10 maneiras de decorar com luminárias criativas
Como organizar a casa usando diferentes caixas decorativas
Decore com luminárias artesanais
Feitas com palha, algumas luminárias artesanais produzidas manualmente ter fibras tingidas com tintas e corantes extraídos de diferentes espécies de plantas. Para decorar os ambientes, podem ser usadas tanto em luminárias pendentes, como em bases de mesa. Suas tramas delicadas criam um efeito de luz muito acolhedor.
Tapetes para parede
Os povos da floresta também levam em sua cultura o uso do Tupé, um tipo de tapete trançado com fibra de arumã. Em seu ambiente é usado nas ocas como esteira, para sentar no chão. Por outro lado, esta peça é usada para decoração na parede, como uma tapeçaria. Se colocado no chão, retoma à função de tapete, completando o ambiente com seu desenho único.
Peças de artesanato incorporam na casa uma atmosfera de harmonia e conexão com a natureza, o regional e a rusticidade. Além de impulsionar o negócio de produtores locais, o trabalho artesanal valoriza a história e essência de um povo. Ao transformar sua casa, use #TokEmCasa no Instagram e compartilhe suas pequenas e grandes mudanças.