Seja para apoiar ou organizar itens, esses móveis são funcionais e marcantes; Inspire-se para escolher o certo para você


Aparadores e buffets são ideais para compor a decoração e ajudar a organizar itens no ambiente. Comum na sala de estar ou de jantar, esses dois móveis são bem parecidos, mas têm diferenças pontuais para cada uso.

Disponíveis em estilos clássicos ou contemporâneos, tanto aparadores como buffets podem ser a peça que faltava no seu espaço. Entenda as diferenças entre eles e inspire-se com modelos.

Diferenças entre aparador e buffet

Mesmo tendo funções parecidas, aparadores e buffets têm diferenças estruturais. O aparador é um móvel formado basicamente por um tampo sobre uma base, em diferentes materiais e tamanhos. Ele geralmente é usado no hall de entrada, na sala de estar ou de jantar como apoio para objetos de decoração

Enquanto isso, o buffet tem espaço de armazenamento, com portas e gavetas em sua estrutura. Ele pode ser uma ótima solução para guardar louças, taças e cristais delicados, por exemplo. Desta forma, a grande diferença do buffet para o aparador é o tamanho, principalmente na profundidade.

Tipos de aparador e buffet para se inspirar e ideias de decoração

Madeira

A madeira é um ótimo material para aparadores e buffets. Sempre versátil visualmente, é bem-vinda em diferentes composições. Por outro lado, quando o móvel leva seus tons mais fortes, eles contrastam com ambientes claros e isso pode se tornar uma distração indesejada.

Nesses modelos, crie um equilíbrio com os acessórios neutros e em tons quentes. Vasos de vidro e potes brancos com estampas monocromáticas e minimalistas são boas ideias para decorar aparadores e buffets de madeira.

Vidro e linhas retas

Aparadores e buffets mais delicados, produzidos em vidro ou desenhados em linhas retas, criam um design elegante no espaço e são ideais para decorações contemporâneas. No caso dos buffets, que têm o espaço para guardar objetos, os modelos não competem com outros móveis do ambiente e apenas o complementam de forma suave e agradável.

Você também pode completar a decoração junto ao aparador e buffet com espelhos, que deixam o visual mais dinâmico e alternativo. Além disso, você torna a área ao redor do móvel ainda mais funcional, como em um hall de entrada que passa a oferecer mais uma oportunidade de conferir o visual.

Estilo vintage para aparador e buffet

Os modelos vintage, que podem ou não ter os icônicos pés palito, madeira e ferro na composição, deixam o ambiente aconchegante e convidativo. Nestes modelos, você pode aproveitar a atmosfera retrô para colocar porta-retratos e quadros apoiados.

Usos para seu buffet

Com espaço de armazenamento, o buffet se torna uma opção de móvel bastante funcional. Não apenas na sala de estar, ele pode compor corredores, quartos e sala de jantar. Neste último, você pode aproveitar para guardar e organizar utensílios de jantar e até usar como mini bar para quem aprecia diferentes tipos de bebida. 

Por outro lado, o buffet no quarto pode ter a função de armário para itens de uso menos frequente. Na superfície, peças de arte e adornos preenchem a decoração com delicadeza e significado.


A escolha entre um aparador e buffet está relacionada à necessidade e estilo do ambiente. Agora que você sabe as diferenças e conheceu alguns modelos, encontre o seu modelo ideal na Tok&Stok. Compartilhe suas composições no Instagram usando #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.