Será que toda panela tem sua tampa? Saiba como manter itens em pares sempre organizados e prontos para uso quando você precisar.


*Por Priscila Wolff

Um relacionamento é uma ótima analogia para organizar peças em pares. Não queremos que um fique longe do outro, certo? Estamos no mês dos namorados e o que mais vimos por aí foram casais curtindo seu momento! E como dizem que “toda panela tem sua tampa”, deixamos esse romantismo nos inspirar e hoje vamos falar da organização de itens que funcionam melhor com seu par! Será que você está contribuindo para a felicidade dos pares por aí?

Tampas e panelas

Seja falando de tampas de panelas ou de potes, essa dupla sempre causa polêmica na hora de organizar! Em ambientes menores, com poucos armários, pode ser essencial aproveitar cada espacinho – inclusive o espaço interno das próprias panelas para guardar outros itens.

O ideal é armazenar a tampa junto com a panela, pois facilitará o uso. Quando isso não é possível, a recomendação é que armazene em local próximo, como por exemplo acomodar todas as tampas na mesma prateleira em que estiver a panela.

decorar a cozinha e sala de jantar

Pode parecer um desperdício de espaço, mas a funcionalidade de organizar peças em pares está em facilitar a sua vida, e acredite, você não quer ter que perder preciosos minutos procurando a tampa da sua panela (a menos que seja no sentido figurado!).

Xícaras e pires

Outro grupo de itens que causam discórdia na cozinha é o das xícaras! Não podem ser organizadas em grandes pilhas, enquanto seus pares são muito fáceis de alocar! Uma boa solução nesse caso pode ser utilizar organizadores aramados específicos para esses itens. Eles permitem que você pendure as xícaras com segurança, alocando os pires embaixo. O espaço é otimizado e o par fica pertinho. É certamente um “felizes para sempre”!

Leia também:

Como organizar as gavetas da cozinha
5 dicas práticas para se organizar no trabalho
Como manter a geladeira organizada
Como organizar a lavanderia em 5 passos

Pares de meias

Há quem diga que o Saci Pererê se mudou para a cidade e vive em máquinas de lavar roupas,
roubando pés de meias. Como ninguém comprovou a teoria até o momento, precisamos fazer nosso melhor par manter os pares unidos!

Quando se trata de itens pequenos como pés de meias, a melhor estratégia é subdividir o local de armazenamento em espaços menores. Então, se tratando de meias, use e abuse de organizadores que criem nichos e permitam que você guarde o par sempre juntinho. Nada de querer encontrar o par da meia na hora do uso: esse é o tipo de atividade que é uma fonte de estresse! Organize-se para que seu dia comece da melhor forma possível!

organização de guarda-roupas

Conjuntos de roupas

Aquele conjunto de moletom e calça, pijamas, ou aquelas toalhas que você comprou em par –
para todo conjunto, a regra é a mesma: “Conjunto a gente guarda junto”. Na organização de closets, por exemplo, é comum que tenhamos uma área separada somente para calças, e outras somente para blusas. Não caia na tentação de separar conjuntos nesse momento! Mantenha as peças no mesmo espaço.

Se você tem crianças, fica uma dica adicional: pode ser legal criar conjuntos para facilitar a autonomia da criança. Ao invés de escolher uma calça e uma camiseta, se você montar os conjuntos e armazenar de forma organizada, a criança consegue escolher o kit completo (que tem o bônus de ser uma combinação pré-aprovada pela mãe, o que dependendo da idade da criança, é um grande diferencial!).


E então, sua casa está em clima de romance ou os itens estão desparceirados? Seja qual for a resposta, esperamos ter contribuído para que você e a organização se tornem cada vez mais próximos!

Priscila Wolff é Personal Organizer e gestora da Just Perfect Organizing.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.