Dos ovos às flores, conheça algumas formas de decorar seus ambientes com ideias criativas na Páscoa


Para muitos, celebrar a Páscoa pode ir além dos ovos de chocolate. A decoração da casa é uma maneira divertida da família renovar os ambientes e levar os símbolos do renascimento e novos ciclos para cada um deles. 

Além da caça aos ovos, as crianças podem ajudar a montar a decoração, brincar com os coelhinhos e compartilhar memórias com os pais e os irmãos. Para inspirar novas ideias para este período e até depois dele, listamos algumas sugestões para deixar a casa do seu jeito para comemorar.

Ver opções de decorativos para Páscoa >>

Diferentes coelhos para decorar

Os coelhos são grandes ícones da decoração de Páscoa, e eles podem aparecer em diferentes formas nos ambientes. Na mesa, suas pequenas versões ajudam a preencher os espaços ao lado dos pratos, jarras e copos, além da opção dos portaguardanapos. Para ambientá-lo em uma atmosfera próxima do natural, use ramos ou arranjos de flores com cenouras, criando um clima autêntico que se estende por outros espaços.

Pingentes com o formato do animal podem ser levados às portas, galhos de plantas e maçanetas. Enquanto isso, sobre os móveis eles podem decorar sutilmente ao lado de vasos e quadros.

Caça aos ovos de Páscoa

Aproveite a decoração da casa para a festa e promova uma caça aos ovos. A grande dica é deixar os ovos com embalagens mais neutras, feitas com tecido ou material que não seja cintilante. Começando pela cozinha, eles podem estar nos armários, misturados aos utensílios e eletrodomésticos. Na sala, deixe alguns junto a portaretratos, dentro do rack ou aparador. Muitas vezes, os lugares mais óbvios podem passar despercebidos pelas crianças.

Para tornar a brincadeira mais divertida, crie jogos de perguntas e respostas  e como premiação, indique as pistas para encontrar os ovos. Esta é uma forma de envolver toda a família, aproveitando bem os espaços da casa.

Guirlanda na decoração de Páscoa

O clima festivo da data pode revelar novos elementos na decoração de Páscoa. As guirlandas, tão conhecidas do Natal, chegam à celebração de Páscoa para servir não só de decoração, mas como reforço da alegria de celebrar essa festa tão familiar. Você pode usar as suas na porta de casa ou nas paredes e mesas laterais e de jantar para decorar os ambientes e dar mais vida à mesa posta. Fica à sua escolha.

Leia também: Mesa posta de Páscoa: Inspirações para o almoço

Por que ovos e coelhos são símbolos da decoração de Páscoa

A decoração de Páscoa não se resume à mesa posta, mas toda história construída ao redor dessa celebração no ambiente. Até mesmo para entreter e criar essa narrativa, vale conhecer os significados de dois dos grandes símbolos da data.

De maneira geral, o coelho representa fertilidade e vida nova. Para algumas culturas, ele simboliza o renascimento por ser o primeiro animal a sair da toca quando acaba o inverno.

Já os ovos vêm de uma tradição europeia que comemorava o início da primavera. Ornamentados à mão, eles eram trocados como presentes para celebrar o fim do inverno. Ao longo do tempo, os ovos passaram a ser feitos e recheados com chocolate, chegando no costume (delicioso) que conhecemos hoje.

Leia também: Como fazer um piquenique em casa


A Páscoa nos dá oportunidades de preparar, servir e decorar como um ritual divertido e coletivo. Assim, enxergamos mais cada canto da casa e interagimos com eles, tornando-os ainda mais funcionais e acolhedores. Descubra e reviva novas tradições para celebrar com os acessórios criados pela Tok&Stok e inspire-se com as ideias do blog #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.