Que cabides escolher? O que guardar em gavetas? Como armazenar calçados? Tire essas e outras dúvidas neste artigo da personal organizer Priscilla Wolff.
*Por Priscilla Wolff
Na hora da organização do seu guarda-roupas, você já teve dúvidas sobre o que pendurar, o que guardar em gavetas, como escolher cabides e fazer outras pequenas decisões? Então, hoje trouxemos um verdadeiro manual para te ajudar com suas principais questões!
Vamos lá?
O que organizar em gavetas
O que você deve colocar nas gavetas e qual é a melhor forma de fazer isso?
Bom, as gavetas são o melhor lugar para itens pequenos, como meias e roupas íntimas. Neste caso, é fundamental utilizar separadores, que garantam que cada coisa fique em seu lugar! Você pode utilizar colmeias organizadoras, cestos ou caixas, o importante é garantir que cada item que sair da gaveta terá seu lugar reservado para quando voltar!
Um tipo de item que gera dúvidas sobre alocação ou não em gavetas são as camisetas. Elas podem sim ir para as gavetas, o que deve determinar isso são dois fatores: Sua preferência e o espaço disponível. A organização de camisetas em gavetas funciona muito bem quando se dobra as peças, acomodando-as lado a lado, na vertical. Dessa forma, todas as peças ficam visíveis ao abrir a gaveta, o que contribui muito com a praticidade.
Leia também:
3 maiores erros na organização de closet masculino
Como manter a geladeira organizada
15 pequenos acessórios que vão mudar seu dia a dia
Casa nova: Dicas de acessórios que promovem bem-estar
O que organizar em cabides
Os cabides são os queridinhos de muita gente! Inclusive, há quem sonhe em ter um closet somente com cabides! Eles são realmente ótimos, mas será que tudo pode ir para lá? Pois bem, são necessários alguns cuidados.
Há peças que podem acabar sendo moldadas pelos cabides, como é o caso das peças de fio e alguns tipos de malha. Elas pesam, puxando o tecido para baixo, e você corre o risco de levar o formato do cabide nos ombros para onde for. Com esse tipo de peça, recomendamos que sejam colocadas em prateleiras.
Também siga essa regra: 1 cabide, 1 peça! Uma premissa básica para se lembrar sempre que estiver organizando qualquer ambiente é: o que não é visto, não é lembrado! E se você cobre uma peça com outra no cabide, corre sério risco de esquecer da que ficou por baixo!
Só recomendamos a sobreposição de peças no cabide, quando essa sobreposição ocorrer também no uso, ou seja, quando se tratar de peças que você realmente utiliza de forma conjunta!
Como escolher cabides
Tenha em mente que para a maioria das peças que você irá pendurar, a peça terá a largura de seu cabide. Isso significa que a escolha do cabide influencia diretamente no aproveitamento do espaço do
seu closet!
Por exemplo: um cabide de madeira tem mais que o dobro da espessura de um cabide de veludo. Olhando um a um, até parece pouca coisa, mas se você pensar que em um varão que acomoda 100 cabides de madeira, você conseguiria colocar 220 peças em cabide de veludo… é de se pensar, não é? Então, avalie a necessidade de otimização de espaço e a espessura do cabide!
E você sabia que também é possível acomodar saias e shorts em cabides? Há ganchos que encaixam nos cabides, de forma que você consegue prender as peças com muita praticidade!
Como organizar prateleiras
Qual é a profundidade das suas prateleiras? Se seu guarda roupas tem pouca profundidade, você pode empilhar peças com tranquilidade. Já para guarda roupas profundos, evite cobrir uma pilha de roupas com outra (lembre-se da premissa básica: Tudo deve ser visto). Nesses casos, você pode utilizar colmeias para alocar as peças de forma que possa puxar e visualizar todas as opções quando desejar.
Se for inevitável colocar uma pilha em frente a outra, opte por manter a mesma categoria nas duas pilhas (é outra premissa: o que tem na frente tem atrás!). Se você coloca duas categorias diferentes, corre o sério risco de esquecer o que tem atrás e ficar um tempão procurando quando precisar!
As prateleiras também são ótimas para alocar outros itens, como acessórios, perfumes e maquiagem.
Use e abuse de caixas e cestos para alocar esses itens, sempre juntando itens da mesma categoria. Uma boa prática é ter um único espaço para concentrar todos os itens que deseja manter no closet, mas que não são roupas. Assim você evita que pequenos itens se percam entre as peças!
Agora é com você: Crie sua própria lista de prioridades para começar sua organização! Encontre na Tok&Stok todos os itens que você precisa para deixar seu quarto acolhedor e com a sua cara.
* Priscila Wolff é Personal Organizer e gestora da Just Perfect Organizing.