Manter o ambiente de trabalho organizado é essencial para ter um dia a dia mais produtivo, leve e criativo. Por isso, os organizadores de escritório são fundamentais para auxiliar nessa tarefa, deixando tudo arrumado para que você possa encontrar tudo de uma maneira mais fácil e ágil.
Além disso, o ato de organizar vai além da estática. Isso influencia diretamente na qualidade de vida e na produtividade de quem utiliza o espaço. Então, quando os materiais de trabalho estão em ordem, é possível economizar tempo e aumentar a produtividade da rotina.
Por isso, a organização do escritório não apenas ajuda a manter tudo no lugar, mas é uma grande aliada na decoração, adicionando um toque de estilo e personalidade ao ambiente. Para ajudar a manter tudo no lugar, descubra quais são os principais tipos de organizadores para esse ambiente e veja dicas práticas para transformar o ambiente em um espaço funcional, confortável e repleto de inspiração.
7 tipos de organizadores de escritório essenciais para esse ambiente
Existem diversos tipos de organizador de escritório que atendem às mais variadas demandas. Você pode escolher a quantidade necessária para usar no seu espaço, além dos tamanhos e cores para harmonizar com a sua decoração. Veja quais são:
1 – Gaveteiros organizadores
O gaveteiro organizador escritório é perfeito para guardar itens como grampeadores, blocos de anotações, documentos cabos, acessórios, entre outros. Além disso, os modelos compactos são ideais para mesas menores, aproveitando os cantinhos do móvel, enquanto modelos maiores, com rodinhas, podem ser usados ao lado da mesa para quem precisa de mais espaço para guardar os itens.
2 – Bandejas organizadoras
Já as bandejas organizadoras ajudam a deixar em um só lugar os documentos e correspondências, por exemplo. Elas também são ótimas para setorizar materiais e ajudar na decoração. Uma dica é separá-las por categorias, como “a fazer”, “em andamento” e “finalizado”. Isso torna o fluxo de trabalho mais eficiente e deixa tudo mais prático para a sua rotina.
3 – Porta-lápis e canetas
Esse item é fundamental para evitar que os lápis e as canetas fiquem espalhados pela escrivaninha ou dentro das gavetas gavetas. Existem diversos modelos, tamanhos e cores para você escolher o que você mais gosta e combina com a decoração do seu escritório.
4 – Caixa organizadora para escritório
A caixa organizadora escritório é ideal para armazenar materiais que são menos usados na rotina, como documentos antigos ou itens de reposição. Além disso, você pode usar diferentes modelos, escolhendo um para cada categoria.
Por exemplo: modelos de acrílico para documentos, versões estampadas para estoque de materiais e opções lisas para as folhas em branco. Por fim, você também pode colocar etiquetas para conseguir identificar o conteúdo da caixa com mais facilidade.
5 – Organizadores de cabos
Entre os organizadores de escritório, os organizadores de cabos ajudam a manter os fios arrumados, melhorando a estética e a funcionalidade do cômodo. Uma dica simples e prática é etiquetar os cabos para identificar facilmente a função de cada um deles.
6 – Organizadores de gaveta
Os organizadores de gaveta e mesa são essenciais para manter pequenas ferramentas e acessórios arrumados e em um único lugar. Você pode combinar diferentes modelos para otimizar a organização. Então, tenha modelos de diversos tamanhos para conseguir categorizar os itens de acordo com as suas necessidades.
7 – Mesa e suporte para notebook
Esse é um excelente organizador para mesa de escritório, além de oferecer o conforto e ergonomia necessários durante as horas de trabalho. É possível escolher entre versões básicas, até as completas, dependendo do seu espaço e suas necessidades. Eles são ideias para que você evite a má postura e ajuda a manter a tela na altura dos olhos.
Veja algumas dicas para manter o escritório sempre organizado
Além de usar os organizadores de escritório, é necessário pensar em como deixar tudo em seu devido lugar. Por isso, algumas práticas podem deixar o seu escritório arrumado e prático para facilitar sua rotina de trabalho, Veja algumas:
- Não acumule papéis desnecessários. Procure digitalizar os documentos importantes e descarte o que não for mais útil;
- Use gaveteiros e armários. Eles mantêm o espaço limpo e ajudam a deixar tudo mais fácil de encontrar;
- Tenha caixas organizadoras de escritório. Elas são perfeitas para guardar materiais que não precisam estar sempre à vista;
- Deixe uma gaveta para cada item. Na hora que estiver organizando o escritório, deixe uma gaveta para cada categoria de objeto. Isso vai ajudar na hora de encontrar o que precisa.
Como você viu, fazer uso dos organizadores de escritório é apenas o começo. Para manter o espaço sempre arrumado, também é ideal que você faça limpezas semanais e elimine o que não é mais necessário. Além de evitar o excesso de itens, mantendo somente o que é utilizado no dia a dia.
Além disso, mantenha a iluminação adequada no espaço com uma luminária de mesa bem posicionada, o que reduz o cansaço visual e melhora a produtividade. Por fim, adicione plantas à decoração. Elas não apenas trazem vida ao ambiente, mas promovem uma sensação de tranquilidade e ajudam na concentração, transformando o escritório em um espaço mais agradável.
Com os organizadores de escritório seu ambiente fica bonito e ajuda na produtividade
Com as ferramentas certas e um planejamento eficiente, organizar o escritório pode ser uma tarefa simples e prazerosa, que cabe na rotina. Com os organizadores você consegue criar um ambiente funcional e inspirador. Além de aumentar a produtividade, você transforma o espaço em um lugar agradável para passar o dia.
No blog TokEmcasa você pode conferir muitas outras dicas para ajudar a deixar o seu espaço organizado, confortável e bonito. Veja como escolher a sua cadeira de escritório, sugestões de mesas e escrivaninhas para seus ambientes e muito mais. Você merece conforto, elegância e bem-estar para trabalhar!