Móveis e acessórios com conforto e funcionalidade podem deixar o quarto infantil pronto para diversão das crianças


Uma das formas de deixar o quarto infantil funcional e confortável para as crianças, é importante que eles aliem a decoração com a diversão. É ali que os pequenos vão criar muitas memórias, aprender, brincar e passar tempo estimulando sua criatividade. Por isso, cada detalhe para este ambiente conta como um presente de Dia das Crianças.

Ao montar um quarto infantil, vale considerar a faixa etária das crianças para explorar suas preferências de acordo com a idade e algumas variações de mobiliário que estimulem seu aprendizado. Assim, separamos 5 dicas para deixar o quarto infantil mais criativo, bonito e divertido com itens para presentear os filhos e a casa.

Ver opções para decorar o quarto infantil >>

1. Para presentear e decorar o quarto infantil

Com a variedade de itens de decoração temáticos e divertidos, os pais podem escolher presentear os filhos com diferentes itens para o quarto infantil. Desde almofadas, adesivos para parede, pufes de diferentes formatos e outros itens. Camas com formatos diferentes, estantes assimétricas e roupa de cama de personagem também fazem parte de uma decoração lúdica que agrada a criançada.

Juntamente com esses detalhes, a montagem do quarto infantil também envolve o estímulo da sua criatividade. Assim, a mescla de prateleiras com livros e brinquedos torna a prática natural e sempre ao alcance das crianças. Juntamente com o uso de cores nos móveis, objetos e paredes, é possível dar início à essa decoração que dá asas à imaginação.

Leia também: Quarto para irmãos – Ideias de organização

De acordo com a arquiteta Leila Bittencourt, responsável pelo Oba! Arquitetura, escritório especializado em ambientes infantis, a criança imita tudo o que encontra na sua rotina e isso se torna sua brincadeira. “Se ela tem uma mesinha no quarto, vê o móvel como uma mesa de jantar e replica os costumes com a família”, explica.

Pensando nisso, presentear com pratos, copos, jogos americanos, talheres e aventais é uma forma dela criar seu universo paralelo na hora de comer.

Seleção de itens para brincar >>

2. Para organizar o quarto infantil brincando

Tornar a organização divertida é uma maneira simples de ensinar as crianças a necessidade de manter seus objetos no lugar. Com uma arrumação vertical por exemplo, o espaço fica livre para as brincadeiras. Para esse efeito, posicione caixas coloridas à altura das crianças, ganchos de parede divertidos, cabideiros e outros suportes que a criança possa interagir sem encarar como uma tarefa obrigatória. 

Leila também destaca que a organização começa a acontecer quando a criança sabe da existência de um espaço dedicado a isto. “Se ela, por exemplo, encontra sempre os mesmos objetos na caixa amarela, sabe que é ali onde deve guardá-los.” Esta pode ser uma forma de setorizar e categorizar os brinquedos e fazer disso uma grande brincadeira.

Seleção de itens para organizar >>

3. Para descansar com imaginação

Não podemos esquecer que o quarto infantil tem como função principal o descanso das crianças. Mas a decoração pode também ter seu impacto para a hora de dormir. Desde as camas com formatos divertidos até a roupa de cama e objetos colocados sobre elas, os detalhes são importantes no dia a dia dos pequenos. 

Ver opções de camas infantis >>

Colchas com estampas de personagens, almofadas coloridas e pelúcias ajudam a compor o ambiente. Logo, a participação das crianças na escolha ou a observação de seus gostos são bastante válidos para tornar aquele lugar agradável e assim, contribuir com a disciplina na hora do sono. Usar papel de parede e quadros também são formas de criar um mundo só da criança.

4. Para estudar com foco no quarto infantil

Desde cedo, o estímulo à criatividade e aos estudos torna essas atividades mais naturais para as crianças. Por isso, se o espaço permitir, uma mesa com cadeira e uma iluminação adequada criam o espaço de estudos que vai evoluir junto com a criança. É bom lembrar de escolher cadeiras confortáveis e mesas de acordo com a altura, para evitar má postura ainda na infância.

Ainda estimulando a organização, separe um espaço para pendurar a mochila, guardar livros e cadernos para que o chão não seja o destino de nenhum deles. Se não puder colocar um gancho, um banquinho ao lado da mesa é suficiente para apoiar estes materiais. Uma estante, prateleiras e até nichos são formas de manter livros sempre por perto, incentivando o hábito da leitura.

Leia também: Dicas para decorar o espaço de estudos

5. Para um espaço que acompanha as fases

As crianças crescem muito rápido – é o que geralmente dizem os pais. Por isso, ao mobiliar e decorar o quarto infantil uma boa escolha é colocar móveis de cores neutras para deixar que o tom da faixa etário se expresse através dos detalhes. Assim, as estampas podem ser renovadas a cada fase sem a necessidade de trocar todo o quarto periodicamente.

Ao mesmo tempo, algumas cores e objetos podem ser usados em todas as fases, já que a sua função não se altera independente da idade da criança e posteriormente, do adolescente. Nichos, armários, prateleiras e gaveteiros são alguns desses itens atemporais que podem acompanhar diferentes fases da vida e do desenvolvimento dos filhos.


Assim como a imaginação infantil, a decoração é um universo de possibilidades que se adapta ao que é mais confortável para cada família, cada tamanho, cada ambiente e cada gosto. Adapte as dicas e soluções para a sua realidade e torne o quarto infantil um grande presente de Dia das Crianças com a Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.