Veja como manter seu sofá sempre limpo e em bom estado para momentos de relaxamento e conforto 


O sofá é um móvel ícone na casa, que precisa ser bem conservado para oferecer conforto e bem-estar por mais tempo. Além de ser uma peça decorativa, ele também traz aconchego e comodidade para moradores e visitantes. Por isso, algumas práticas de manutenção e cuidados são essenciais para evitar marcas e prolongar sua vida útil. 

A seguir, veja 5 maneiras de manter seu sofá sempre limpo, acolhedor e com aspecto renovado.

1. Observar o material antes de ir para a limpeza

Antes de escolher o tipo de limpeza para seu sofá, é importante conhecer bem seu material e evitar produtos que possam agredir o estofado e prejudicar sua aparência. É comum que o móvel venha com uma etiqueta que sinalize o tipo de lavagem mais adequada, e isso pode orientá-lo na hora de higienizar.

Em tecidos de couro e corsin é recomendado usar panos de algodão a seco para retirar o pó e qualquer resíduo que possa ter caído sobre o estofado. Nesse material, vale utilizar um produto próprio para hidratar e evitar o ressecamento. 

Já os sofás de linho e tecidos mais macios pedem por uma limpeza a seco. Retire o pó com pano ou aspirador e use uma escova de cerdas macias. Independente do tecido, não utilize produtos solventes ou removedores – mesmo que em lugares específicos para retirar manchas, por exemplo.

2. Evitar alimentos no sofá

Ainda que comer no sofá seja uma ideia tentadora, isso pode causar um acidente indesejado. Resíduos de alimentos e bebidas acabam entrando no estofado e gerando desde mau cheiro até insetos e microorganismos que fazem mal à saúde. 

No entanto, se quiser levar o balde de pipoca para ver um filme ou maratonar sua série favorita, alguns cuidados podem ser tomados. Use uma manta para cobrir o sofá e apoie o balde ou pacote em uma bandeja como as para tomar café na cama. Uma solução para o seu conforto sem preocupações.

Ver opções de mantas >>

3. Como limpar o sofá em casa

Depois de remover o pó com um pano seco ou aspirador, principalmente nas dobras entre almofadas, utilize um pano umedecido com água. Em sofás modulares, a limpeza acaba ficando mais fácil ao separar cada peça; no entanto, nos estofados de 2 a 6 lugares, a limpeza pede por mais detalhamento.

Lembre-se de dar atenção para braços e encostos, que invariavelmente podem receber objetos e acumular sujeiras com o uso diário. Caso surjam manchas, uma esponja ou escova de cerdas bem macias com uma solução de água morna e sabão neutro ajudam na remoção. Use um pano seco para remover o excesso e deixe secar naturalmente.

Importante: Não exponha o sofá ao sol. Ele pode alterar a tonalidade do tecido e prejudicar seu revestimento, seja por ressecamento ou deformação do material. Se na sala entra muita luz natural, aproveite para decorar com cortinas que protegerão o móvel dos raios solares.

Ver opções de cortinas >>

4. Cuidados para quem tem pet

Para quem tem um animal de estimação, encontrar pelos nos ambientes e móveis – inclusive no sofá – é bastante comum. Mas eles também podem carregar alguma bactéria de fora para dentro de casa, mesmo sem querer. Por isso, é essencial manter as patinhas dos gatos e cachorros sempre limpas, higienizando com água e sabão, caso tenham acesso livre ao sofá. Você também pode ensiná-los que eles só podem ficar ao lado do estofado.

Usar fitas adesivas para remoção dos pelos também é uma solução simples para retirar os pelos do tecido.

Adestrar os pets para que não arranhem, mordam ou façam xixi no móvel também é fundamental. Além de dar limites ao animal, evita que o sofá passe por uma série de processos de higienização e reformas que podem desgastá-lo antes do tempo. Colchonetes, caminhas e casinhas próprios para os pets dão o conforto que eles merecem, decoram o ambiente e ainda ajudam no bem-estar animal.

5. Sofá para relaxar, não pular

Difícil pensar em uma criança que não fez do sofá seu pula-pula particular. A maciez das almofadas é bastante atrativa para os pequenos, mas não precisa de muito para que isso prejudique o estofado. Não só os filhos, mas até a prática de se jogar no estofado pode forçar as costuras e romper ou perfurar o revestimento.

Tente pensar no sofá como um apoio para relaxamento e descanso, e que quanto mais ele é cuidado, melhor ele vai tratar você e sua família.

Para saber o tamanho do sofá para o seu espaço, use a nossa ferramenta e encontre o ideal.


Os cuidados com o sofá também fazem parte da decoração da casa. Seu destaque na sala de estar atrai olhares e a manutenção fará com que todo o ambiente também esteja sempre renovado e acolhedor. Inspire-se nos estofados e ambientes Tok&Stok e veja qual sofá escolher neste post do blog #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.