Deixar sua sala de estar pequena do jeito que você gosta pode parecer um trabalho constante. Por esse motivo, é muito importante otimizar espaço, criar áreas multiuso e imprimir mais personalidade no ambiente.
Pensando em ajudar a mudar esse cômodo sempre que quiser, o blog TokEmCasa separou algumas ideias para organizar e fazer uma decoração para sala de estar pequena com criatividade, sem precisar de qualquer demolição ou reforma. Então, anote todas elas e transforme seu ambiente em um refúgio confortável e estiloso.
Veja soluções para a sua sala a sua sala pequena




Existem alguns itens e soluções que vão ajudar a deixar a sua sala pequena com a sensação de amplitude. Com isso, você aproveita ao máximo o seu espaço e o deixa com a sensação de amplitude. Confira:
1 – Dê atenção à iluminação
Escolha por uma iluminação que valoriza o ambiente, para dar essa sensação de amplitude. As luminárias de parede também ampliam a área de salas de estar pequenas e proporcionam maior dimensão e profundidade às laterais, situação ideal quando o espaço for compacto.
Depois de pensar em um lustre para sala de estar pequena, também é preciso considerar a iluminação natural. Então, crie possibilidades com camadas de cortinas para utilizar as mais leves e translúcidas durante o dia e ter a opção de puxar a peça de blackout para uma sessão de cinema, por exemplo. A luz é uma ótima ferramenta para valorizar um espaço.
2 – Use móveis e peças compridas
Pode parecer complicado decorar e organizar uma sala estreita, mas algumas soluções e ideias práticas podem usar isso como recurso. Aproveite o formato em corredor para criar um espaço comprido e elegante. Então, escolha móveis com dimensões menores e que sejam mais altos para saber como dividir sala de estar e jantar pequena, sem parecer menor.
Peças como sofás com pés palito, por exemplo, tornam a sala longa e vertical e não carregam tanto o visual. Além disso, colocar os outros móveis como estantes contra a parede ajuda você a aproveitar cada centímetro do piso. Para completar, use tapetes grandes que preenchem o piso e dão a impressão de que a sala é maior.
3 – Eleve a decoração




Ao verticalizar as peças decorativas e funcionais, você dá ênfase a sensação acolhedora daquele cômodo – enquanto reforça o efeito da solução anterior. Para levar mais conforto visual, use texturas nas paredes e na moldura dos quadros, além de cores calmas como o rosé e o azul claro. Assim, você torna o espaço intencionalmente aconchegante e convidativo.
4 – Pense nas medidas dos seus móveis
Quando o espaço é mais apertado, pode ser uma boa solução optar por móveis que se encaixam perfeitamente no seu espaço. Você pode usar uma mesa de centro ou pequenos puffs para ampliar as opções de assento e completar com um toque de conforto.
Por isso, na hora de comprar os móveis, certifique-se de que todas as medidas são correspondentes à área que você tem disponível. Um detalhe simples, mas que faz toda a diferença. Medidas bem estudadas e dimensões corretas são fator determinante para caber uma mesinha de centro, por exemplo, um rack ou um banquinho a mais.
Então, planeje bem o tamanho do sofá para sala de estar pequena sua sala e nos demais móveis para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas sem prejudicar a área de circulação. Também é importante que ela reflita as suas necessidades, mas vimos aqui que essa pode ser uma equação simples de ser solucionada.
5 – Torne a sala multifuncional
Não ter espaço suficiente para fazer da sala de estar o seu home office, a brinquedoteca das crianças e a sala de jantar é mais comum do que se pensa. Mas com alguns ajustes, essas possibilidades se tornam bastante acessíveis e práticas.
Lembre-se de escolher móveis com medidas adequadas para seu espaço disponível e aproveitar da multifuncionalidade deles para fazer diferentes atividades. As costas do sofá ou uma estante estreita, por exemplo, podem fazer a divisão da sala para o home office – criando um canto reservado e organizado.
Se você mora em apartamento, pode aproveitar a varanda para criar um espaço integrado, dando novas funções para ele e conectando momentos ao mesmo tempo. Escolha também móveis que tenham mais de uma utilidade e possam agregar funções a esse espaço, como bancos que também são baús, mesinhas móveis com rodízios ou sofás que viram camas.
6 – Espelhos para dar amplitude
Essa dica é uma boa aliada dos arquitetos. Saber como usar um espelho para sala de estar compacta é muito interessante, já que o reflexo consegue criar a ideia de que o ambiente é maior do que ele realmente é, a ilusão de ótica favorece a imagem do espaço formado, proporcionando uma visão de muito mais conforto.

Você pode optar por modelos de espelhos grandes que componham uma parede inteira ou espalhar opções menores e orgânicos, por exemplo, em locais estratégicos, como próximos ao sofá.
7 – tons claros: para ampliar o cômodo
As cores mais claras e abertas favorecem a sensação de amplidão, gerando leveza ao espaço. Para tornar a decoração para sala de estar compacta mais dinâmica, trabalhe com uma cartela de cores, sobrepondo tons próximos para criar profundidade. Também é possível balancear criando pontos de cor em objetos de decoração coloridos, como vasos decorativos e almofadas.
Meu Ambiente Tok&Stok: otimize o seu espaço


Uma maneira prática de deixar o espaço decorado e funcional é com o auxílio de especialistas. Além das dicas, você pode ter um serviço de decoração personalizado para seu ambiente, que atenderá cada necessidade e preferência que você tiver.
Com o Meu Ambiente Tok&Stok, você valoriza seu estilo de decoração e suas escolhas, enquanto recebe toda a consultoria necessária em seu projeto. Conheça o serviço de decoração online e transforme seus espaços de um jeito simples e inspirador.