Veja neste guia alguns recursos e técnicas para organizar a geladeira e mantê-la sempre arrumada 

Ter uma geladeira organizada pode ser um desafio, principalmente se várias pessoas moram na mesma casa. Mas mantê-la arrumada é uma maneira simples de evitar desperdícios e até ajudar na alimentação saudável. Por isso, criamos um guia rápido para te ajudar a organizar a geladeira e deixar todos os alimentos sempre à vista e prontos para consumo.

Deixe alimentos picados em potes

Uma das formas de organizar a geladeira é fazer um pré-preparo de alguns alimentos antes de armazená-los, como frutas por exemplo. Para ocupar menos espaço e não deixar que fiquem bagunçados (e até esquecidos) em uma das gavetas, lave e pique esses itens para guardar em recipientes transparentes. Dessa forma, você sempre saberá o que tem dentro deles e quando quiser um aperitivo durante o dia, terá uma opção saudável e nutritiva.

Mantenha esses potes na parte de cima da geladeira, considerando uma ordem crescente de tamanho dos recipientes. Você também pode usar embalagens de mantimentos incolores, contanto que sejam apropriados para uso na cozinha.

Para organizar a geladeira, faça compras conscientes

O consumo consciente é uma das formas de manter os alimentos conservados para uma alimentação sustentável e toda a cozinha organizada. Para facilitar no dia a dia, tenha em mente na hora das compras o que realmente é necessário. Elas podem ser feitas de modo a dar variedade no cardápio, além de evitarem gastos em excesso e desperdício de alimentos.

Prepare refeições para a semana

Ao invés de manter todos os ingredientes possíveis à disposição na geladeira, ocupando mais espaço, separe um dia na semana para preparar pequenas porções ou deixar as próprias refeições separadas para os dias seguintes. Além de manter a geladeira organizada, essa prática ajuda a poupar tempo e contribui para uma alimentação balanceada. 

Você pode variar as proteínas e acompanhamentos e deixar tudo mais prático para consumir. Outra sugestão é manter a salada já cortada e separada, sem qualquer tempero, para facilitar na hora do almoço e do jantar. Ao deixar as folhas e legumes temperados, eles podem estragar mais rápido e o tempero tende a concentrar, interferindo no sabor dos alimentos. Para quem trabalha em casa, isso pode ajudar bastante a otimizar a rotina. 

Opte por alimentos saudáveis e separe por categorias

Não só para a saúde, mas ter mais frutas, legumes e verduras na alimentação também é uma forma de organizar a geladeira – dada a variedade encontrada nesses alimentos. Separando os vermelhos, verdes e amarelos, você facilita na hora de escolher um deles e cria um padrão para arrumar tudo. 

E as cores não precisam necessariamente ser dos próprios alimentos: as tampas dos potes podem indicar quais ingredientes tem ali, assim como etiquetas nessas embalagens, formando categorias. 

Na hora de acomodar, deixe as prateleiras superiores para os itens menores e que são mais perecíveis, como iogurtes, leites e queijos. Por outro lado, nas prateleiras mais baixas e gavetas grandes, você pode colocar os itens graúdos e que não podem ficar em temperatura ambiente. No freezer, tente organizar por ordem de consumo, lembrando de não manter tantos itens lá dentro.

Se for necessário, recomendamos armazenar os alimentos naturais com embalagens reutilizáveis, que ajudam a manter o alimento com suas propriedades conservadas. Se elas tiverem sistema de vácuo, retirando o ar e umidade dos alimentos – como potes herméticos – , isso pode contribuir com a manutenção do seu processo de amadurecimento.


A organização dos ambientes e eletrodomésticos como a geladeira fazem parte de uma prática pelo bem-estar. Mantê-los limpos e sempre em ordem também impactam na vida útil dos itens e dão a sensação de leveza. Incremente nossas ideias ao seu dia a dia e dê um #TokEmCasa do seu jeito. 

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