Receba a estação mais quente do ano com grandes expectativas, novas possibilidades e um visual cheio de cores e vibração; Listamos dez itens para você renovar e refrescar a casa


Fazer uma decoração de verão é uma forma de dar boas-vindas à temporada de calor, dias mais longos e opções que refrescam os ambientes e, ao mesmo tempo, quem convive neles. Cobertores e tapetes darão lugar para janelas abertas, tecidos leves e iluminação natural. Dessa forma, alguns elementos facilmente vão transformar o espaço em uma composição relaxante e luminosa.

Para levar a brisa e as cores da estação para os seus ambientes, criamos uma lista com dez itens para fazer uma decoração de verão simples, criativa e harmoniosa – combinando tons neutros com cores para uma composição vibrante.

1. Quadros

Para começar sua decoração de verão, você pode partir do visual da casa. Naturalmente, ele já passará a ganhar as cores quentes da estação, seja da luz solar ou das flores que devem habitar os espaços. Você pode explorar estampas subjetivas, com formas e cores, como ilustrações de praias e destinos que remetem ao verão.

2. Cortinas leves

Enquanto no inverno as cortinas mais grossas ajudam a manter a casa aquecida, na decoração de verão suas versões em tecidos leves filtram a luz do sol e o calor que ela leva aos ambientes. Além disso, a luz fica difusa e evita que os raios solares prejudiquem os móveis e o piso ao entrarem pelas janelas. 

Modelos nas cores branca ou bege são ideais para uma composição leve e neutra, reforçando um aspecto agradável e refrescante em tempos de calor.

3. Cadeiras e bancos

Espalhados pela casa, cadeiras e bancos chegam a ser ainda mais confortáveis no calor. Enquanto sofás, poltronas e puffs podem esquentar quando nos sentamos, outras opções de assento podem ser mais agradáveis e também combinam com a decoração de verão, que segue o conceito de leveza e versatilidade. Há também espaço para redes, ideais para uma leitura ou mesmo um cochilo no fim de tarde nas férias.

4. Acessórios de mesa

Enquanto isso, na mesa posta a decoração de verão chega em detalhes. As cores são mais vibrantes e as estampas são sempre bem-vindas. Você pode criar padrões com copos, taças, pratos e acessórios para servir, que certamente vão combinar com as refeições favoritas da temporada de calor – saladas, ingredientes crus, sorvetes e frutas da estação. Os drinques e refrescos completam esse visual de sabores e cores igualmente refrescantes.

5. Lugar americano

Ainda falando sobre a mesa posta, na decoração de verão você pode trocar as toalhas de mesa por lugares americanos. Além de versáteis e funcionais, eles deixam um toque de charme e sutileza no visual, que pode até mesmo ficar temático dependendo da estampa. Se você já escolheu pratos coloridos, vale optar por modelos neutros, próximos à tonalidade da mesa, para evitar excesso de informações.

6. Vasos

Com ou sem plantas, os vasos certamente fazem parte da decoração de verão. Tente mesclar versões grandes e pequenas, neutras e coloridas para uma composição contemporânea e divertida. Dessa forma, os vasos podem ficar desde a sala de estar, na cozinha ou varanda, e até em opções tamanho mini no seu banheiro.

7. Floreira

Para completar o visual aberto para o ar livre, a floreira é um item ideal para decorar e até para levar certa funcionalidade ao espaço. Além da sua função original, você pode utilizá-la para apoiar outros objetos de uso frequente e levá-la para outros ambientes. Modelos coloridos podem ser o toque de energia que o cômodo precisa para entrar no clima.

8. Almofadas

Nada como um toque macio de uma almofada em qualquer momento do dia – ou estação do ano. Para trazer as cores e o encanto do verão para o visual do espaço, almofadas divertidas, florais e cheias de textura vão preencher espaços antes neutros em ambientes convidativos e agradáveis. Até mesmo na cama elas ajudam a trazer bem-estar pela atmosfera criada pelas cores e formas.

9. Aromatizadores

Seja para um canto de relaxamento e meditação, seja para seu momento de autocuidado no banheiro, os aromatizadores também são grandes aliados da sua decoração de verão. Aproveite a estação para se aproximar de novos aromas que refrescam e criam boas sensações nos seus momentos em casa.

10. Colchonete ou Futon

Não só para fazer exercícios ou meditar, o colchonete ou futon são ótimas opções para a temporada de calor. Na decoração de verão, modelos coloridos e estampados podem fazer parte do visual até quando não estão em uso, além de levarem funcionalidade para o ambiente. Com eles, você pode fazer refeições inusitadas no chão da varanda, piqueniques, leituras leves e brincar com os pets sem deixar o conforto de lado.


O verão pode ser um convite para o novo. Novas atividades em casa, mudanças dos móveis de lugar, sabores nunca provados e dias mais claros. Aproveite as dicas #TokEmCasa para descobrir novos hábitos acompanhados do sol e do vento. Encontre na Tok&Stok o que você precisa para receber o calor com conforto e muita energia.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.