Conheça algumas ideias e possibilidades para você curtir a área externa com leveza e sabor


Seja sozinho ou com a família e amigos, a combinação do sol e de uma brisa suave na área externa da casa é uma ótima anfitriã. Para acompanhá-los, comidas e bebidas leves e cheias de sabor completam os momentos juntos ou mesmo a sós. Pensando nisso, preparamos algumas ideias para você servir em diferentes momentos e ocasiões, aproveitando o melhor do seu jardim, varanda ou quintal.

Prepare o espaço

Ao receber convidados, é importante preparar o espaço para que todos fiquem confortáveis. Confira se terão assentos suficientes, ainda que isso seja flexível de acordo com a proposta da ocasião. Se for um jantar à mesa, este é um cuidado necessário. 

Por outro lado, uma recepção mais despojada possibilita até assentos em almofadas e tapetes macios. Considere misturar os móveis da área externa com puffs e banquetas, ou deixar cobertores com almofadas pelo chão se quiser uma atmosfera de piquenique. 

Ideias para servir em um piquenique em casa

Entre as ideias para servir na área externa da casa ou apartamento, vale considerar o tradicional piquenique. Esta é uma ótima opção para aproveitar a varanda ou o jardim enquanto degusta de aperitivos e refrescos leves, saindo da rotina de sentar sempre à mesa – ainda que esta também seja uma possibilidade para quem prefere o conforto de uma cadeira ou banco.

Se optar pela versão do tapete ao chão, as comidas ainda podem ficar sobre uma mesa baixa, como mesas laterais. Em contraponto, cestos e travessas grandes no centro atendem à propostas ainda mais despojadas. Neste caso, frutas e lanches pré-preparados são mais práticos que alimentos para serem montados. Salgados, petiscos e qualquer tipo de comida rápida e de consumo individual são mais apropriadas.

Mesa posta na área externa: Ideias para servir

Por estar em casa, as reuniões ao ar livre são naturalmente mais despojadas e fluidas, onde os convidados circulam enquanto comem. Por isso, vale transformar a mesa de jantar ao ar livre em um tipo de buffet ou estação. Uma ideia para servir é deixar a louça empilhada nos cantos da mesa, criando uma abordagem mais casual para a ocasião.

Talheres e utensílios para pegar os alimentos podem ser organizados em copos longos, ou ainda, ser separados antecipadamente junto ao guardanapo, para prevenir muito contato. Escolha receitas que resistam ao ar livre, sem ingredientes facilmente perecíveis como o leite, iogurtes e maionese, por exemplo.

Outra ideia para servir está em pratos para hóspedes com restrições alimentares especiais, como opções sem glúten, sem lactose ou vegetarianas. Saladas, grãos e wraps (sanduíches com ingredientes leves enrolados em pão sírio) são opções leves e muito saborosas para os momentos na área externa. Entre as bebidas, águas saborizadas e sucos refrescantes com frutas da estação são ótimas ideias para servir.

Por fim, coloque algumas bandejas do lado de fora, de modo que, quando tiver que transportar pratos usados ​​ou trocar os pratos no buffet, você faz menos viagens para dentro.

Outra ideia para aproveitar bem sua varanda ou jardim é com um clássico churrasco. Independente da região, esta é uma opção bastante democrática e você pode variar o que vai servir. Conheça algumas dicas para seu churrasco em casa.

Estação de bebidas para aproveitar ao ar livre

Se você preparar pratos mais elaborados, você pode oferecer algumas opções de bebidas no espaço preparado para os convidados. Para deixá-los à vontade e manter a organização do espaço ao mesmo tempo, considere criar uma estação de bebidas no ambiente usando um carrinho ou móvel com prateleiras. 

Em vez de copos de vidro, é recomendado usar copos de acrílico ou plástico para evitar possíveis acidentes. Em conclusão, este será o espaço para se manter hidratado em todo o encontro.


Reunir os amigos ou celebrar a vida com a própria companhia são formas de desligar-se um pouco da rotina. São oportunidades para degustar um prato novo, descobrir novas receitas e até experimentar aquele prato que seu melhor amigo mais gosta e você não conhece. Aproveite nossas ideias para que esses momentos sejam cada vez mais frequentes e encontre na Tok&Stok as peças ideais para torná-los seus.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.