Dicas práticas pra você compor uma sala aconchegante e cheia de personalidade
Como você já deve imaginar, a manta decorativa para sofá é um item versátil e funcional, que pode ser usado tanto para proteger o estofado, como para agregar cor, calor e textura, transformando o ambiente. Ela pode ser feita de diferentes materiais e também pode ter diversos tamanhos. A escolha só depende da nova atmosfera que você deseja dar ao ambiente!
Nesse artigo, nós vamos te explicar tudo o que você deve saber antes de comprar uma manta para sofá – ou tirar a sua da gaveta! Vamos lá?
Diferenças entre manta e xale para sofá
Embora muitas vezes sejam usados com a mesma finalidade, manta e xale para sofá possuem algumas diferenças. A manta para sofá geralmente é menor e usada principalmente para decorar e proteger uma parte do móvel. Por isso, ela é fácil de trocar e de guardar.
O xale para sofá, por sua vez, é maior e mais pesado. Geralmente usado para cobrir o sofá todo! Diferente da manta, o xale para sofá também pode ser utilizado para aquecer.
Você encontra xales e mantas de sofá na Tok&Stok.
Agora que você já sabe exatamente o que é uma manta para sofá, descubra como escolher a sua:
Passo a passo para escolher a nova manta para sofá
Comece pelo tamanho
O primeiro passo para escolher a sua nova manta para sofá é definir o seu tamanho, que deve ser proporcional às medidas do móvel.
Na dúvida, siga as orientações:
- Sofás de 2 lugares pedem mantas entre 130cm e 180cm;
- Sofás de 3 lugares ou mais ficam bem com mantas entre 150cm e 200cm.
Defina o material desejado
Cada material de manta oferece um benefício diferente. Por isso, listamos os mais comuns e suas características. Confira:
- Manta de lã: é quente e confortável, ideal para os meses mais frios;
- Manta de algodão: é leve e respirável, ideal para todas as estações;
- Manta de acrílico: é mais barata e possui maior cartela de cores e estampas;
- Manta de microfibra: é suave e fácil de limpar. Ideal para sofás de famílias com crianças ou pets.
Mergulhe nas cores e estilos!
A cor e o estilo da manta devem complementar a decoração da sala. Por isso, observe os elementos de decoração que você já tem, como almofadas e tapetes, para criar um ambiente harmonioso.
Combine diferentes texturas para agregar profundidade e interesse visual. Uma manta de tricô grosso, por exemplo, pode complementar as almofadas de veludo.
Escolha cores complementares ou contrastantes com o sofá e outros elementos decorativos. Uma manta de cor viva pode se destacar em um sofá neutro, enquanto um modelo em tons pastel pode suavizar o visual em uma cor mais intensa.
Se o seu sofá é liso, experimente testar o visual com uma manta estampada. O resultado será clean e minimalista. Agora se o seu sofá já for estampado, procure complementá-lo com uma manta lisa.
Devo usar manta para sofá somente no frio?
Muito se engana quem pensa que as mantas devem ser usadas somente nos meses mais frios.
Durante os meses mais quentes, escolha mantas de tecidos mais leves, como algodão ou linho em cores vibrantes e estampas florais. Elas darão um ar de frescor e alegria à sua sala.
No inverno, opte pelos modelos de tricô grosso, lã ou tecidos felpudos em tons mais escuros ou neutros, criando um ambiente aconchegante, convidativo e acolhedor.
Confira as melhores mantas para os principais tipos de sofá
Manta para sofá retrátil
A manta para sofá retrátil deve ser flexível e fácil de ajustar, já que esse tipo de sofá possui partes móveis. Leves e menos volumosas, as mantas de microfibra e algodão podem ser a melhor escolha.
Manta para sofá grande
Para sofás maiores, opte por mantas grandes (a partir de 150cm), que possam cobrir uma área mais extensa. As mantas de lã ou tricô grosso agregam um toque dramático à composição da sala.
Manta para sofá cinza
Popular, o sofá cinza é a escolha certa para quem procura neutralidade e diversidade. É por isso que ao selecionar uma manta para ele, você tem um mundo de opções: mantas em tons vibrantes criam maior contraste e tons neutros complementam uma aparência mais coesa.
Padrões e texturas também são uma ótima maneira de complementar esse visual.
Como posicionar e dobrar a manta no sofá?
Com o auxílio das dobraduras, uma única manta pode dar diferentes visuais no ambiente. Saiba quais são as principais maneiras de colocar a manta sobre o sofá:
- Manta drapeada: simplesmente jogue a manta sob o encosto do sofá pra dar um tom descontraído;
- Manta dobrada meio a meio: dobre a manta ao meio e coloque-a no braço do sofá para agregar um visual mais arrumado;
- Manta enrolada: enrole a manta e coloque-a dentro de um cesto ao lado do sofá para dar um toque ainda mais decorativo;
- Sofá totalmente coberto: cubra o assento inteiro com a manta para proteger o estofado, adicionando uma camada extra de conforto.
Outros usos da manta para sofá
Agora que você já viu que a manta para sofá pode ser usada durante o ano todo, saiba que a manta também pode ser utilizada em outros cômodos da casa.
Sobre a cama, a manta agrega uma camada extra de calor e estilo. Também pode ficar em cestas, garantindo um fácil acesso e dando um toque decorativo. Nas poltronas e cadeiras, as mantas menores coordenam com o sofá e dão vida a um ambiente ainda mais acolhedor.
Usar mantas no sofá é uma maneira fácil e eficaz de dar vida nova à decoração da sala de estar, adicionando conforto e, de quebra, protegendo o seu estofado.
Leia também:
Decoração de sala de estar: o guia completo para um espaço aconchegante
Como organizar a sala de estar: 3 dicas para manter o ambiente impecável
Sofá-cama, retrátil ou reclinável: qual é o modelo ideal para sua sala de estar?
Ao considerar diferentes tipos de mantas, materiais, tamanhos e formas de compor, você cria um ambiente mais harmonioso, acolhedor e repleto de personalidade. Este artigo foi útil para você? Então confira outras dicas de decoração de sala de estar no blog da Tok&Stok.