Conheça os benefícios e a influência da aromaterapia no bem-estar em cada ambiente


A aromaterapia é uma técnica que proporciona diversos benefícios para quem a pratica. Ela pode promover relaxamento, um sono mais tranquilo, alívio para a ansiedade e mais energia. Além disso, ela deixa o ambiente mais perfumado a partir de óleos essenciais extraídos de folhas, caules, flores, talos e resinas de plantas medicinais

Lavanda, gerânio, pêra e pimenta rosa, além de cítricos como tangerina e limão são apenas algumas fragrâncias disponíveis para impactar seus ambientes por meio do olfato e sensações para o corpo. Seja para si próprio ou para presentear, os acessórios para o uso da aromaterapia são bem-vindos para todos.

Neste post trazemos alguns dos seus benefícios e como a aromaterapia influencia no bem-estar da casa.

Leia também: Como a qualidade impacta na qualidade de vida

Benefícios da aromaterapia em cada ambiente

Tempo de calma no quarto

Voltado para descanso e para recarregar as energias, o quarto é um ambiente bastante adequado para a aromaterapia. Algumas essências e aromas ajudam a levar diferentes sensações, como a lavanda que atua como calmante.

Neste espaço, o óleo de gerânio também é um grande colaborador no tratamento do estresse, insônia e ansiedade. Ele também tem propriedades antioxidantes, bactericidas, anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes.

Ver opções de óleos essenciais >>

Autocuidado no lavabo com aromaterapia

O lavabo ou banheiro podem fazer o papel de spa na sua rotina de autocuidado. Essências de limão têm poder antisséptico e bactericida, além de deixar um aroma suave e muito agradável no ar. 

O óleo essencial de pimenta rosa é mais uma opção para usar no ambiente, já que auxilia na limpeza de pele, no tratamento de acne e, durante o banho, em um estágio de relaxamento.

Ver opções de difusores >>

Sala de estar e relaxar

Na sala de estar, a aromaterapia pode ter diferentes funções. Desde o estímulo a concentração e memória, como é o caso do Alecrim, até promover bem-estar e sensação de alegria como a tangerina – um ótimo revitalizante e refrescante. Além dos aromatizadores e difusores, preencha o espaço com almofadas e tapetes de toque macio para criar momentos de meditação.

Ver opções de aromatizadores >>

Estimule o apetite na cozinha com aromaterapia

Além dos aromas dos próprios alimentos, é possível aumentar ainda mais a vontade de saborear a comida enquanto alivia tensões. O cheiro doce da pêra e da laranja são capazes de estimular o apetite e relaxar a mente. Enquanto isso, as essências cítricas atuam como desodorizantes, tirando o cheiro de gordura do ambiente.

Bônus: Como montar um canto de meditação

Meditar é um outro tipo de autocuidado que pode ser potencializado pela aromaterapia. Além de manter sua casa com o cheiro que você sempre quis, a técnica aplicada com os aromas certos ajuda a aumentar a concentração, a dissipar a ansiedade e a deixar nossa mente mais calma. Tudo em sintonia com o momento da meditação. 

Leia também: Brasilidade na decoração – 4 dicas para explorar

Por isso, um momento especial pede um ambiente especial para sua prática. Além do aroma, a iluminação também é importante, com luzes indiretas ou de baixa intensidade, como velas ou abajures. Você também vai precisar de uma almofada ou apoio para o momento da meditação. Plantas ornamentais também podem ser uma opção para rechear o ambiente.


Óleos essenciais, aromatizadores, difusores, sabonetes líquidos, águas perfumadas, incensos, velas e até fósforos são alguns dos acessórios usados para aplicação da técnica de aromaterapia.

Aposte também em compressas, escalda-pés e banhos imersivos para um momento de autocuidado e relaxamento. Ao mesmo tempo, você também pode oferecer esses benefícios como presente para quem ama em diferentes ocasiões com as opções da Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.