Inspire-se com soluções multifuncionais que podem deixar seus dias mais práticos


Pequenos apartamentos ou casas com planta aberta são cenários ideais para terem seus ambientes divididos por itens da própria decoração. Eles podem ser desde tecidos, telas móveis, biombos ou simplesmente móveis, posicionados para definir uma área ou ampliar um espaço.

Essa é uma forma de criar novos ambientes com estilo e ainda aproveitar todas as funções e possibilidades de um mesmo elemento. Veja algumas ideias para dividir espaços sem perder o charme e design.

Use estantes para dividir espaços

Mesmo em pequenos ambientes, a estante é uma ótima solução para dividir espaços. Ela pode ser colocada de diferentes maneiras e ainda deixar o visual suave. Em modelos abertos, a estante uma visão geral do resto da casa. Enquanto isso, o móvel também cumpre seu papel de armazenar objetos e apoiar livros.

Já os modelos de estantes modulares permitem a criação personalizada de ambientes. Diferentes configurações de prateleiras e nichos podem delimitar uma sala de estar, dividir o espaço para uma sala de jantar ou separar o hall de entrada sem comprometer a sensação de amplitude do cômodo. Você também pode usar as estantes para dar destaque a objetos decorativos, como esculturas, coleções e obras de arte.

Cortinas para dividir com leveza

Na hora de dividir espaços, elementos mais delicados como a cortina podem ser grandes aliadas. Uma das vantagens é a facilidade de mover conforme a sua necessidade, principalmente se seus espaços são pequenos. Da mesma forma, biombos e telas tornam essa tarefa ainda mais simples e podem ser deslocadas até por ocasião – seja para um momento de meditação ou para delimitar a área das crianças.

Outro benefício da cortina como divisória é que ela pode ajudar a suavizar ruídos, sendo ideais para quartos. Assim como os tratamentos das janelas permitem que as cortinas sejam fechadas para privacidade, os painéis de tecido pendurados em outros locais internos criam espaços semelhantes. 

Com o mesmo propósito, uma tela alta não apenas confere interesse e personalidade a uma cozinha, entrada ou sala de estar enquanto divide o espaço, mas também pode adicionar a impressão de altura a uma sala com tetos mais baixos.

Iluminar e dividir espaços

Luminárias de piso são versáteis para decorar e iluminar diferentes espaços da casa. Além de serem pontos de estilo, elas também podem ajudar a delimitar e dividir espaços com sua presença marcante. Opções com haste simulam um arco de passagem e tornam o ambiente ainda mais atrativo e aconchegante.

Da mesma forma, você pode unir três luminárias para criar uma divisão com a luz. Qualquer série alinhada de lâmpadas altas criará um efeito semelhante, mas uma forma quadrada e linhas geométricas dividem perfeitamente uma área quando agrupada, como uma parede. 

Arara multifuncional

Além de pendurar e organizar suas roupas ou casacos, você pode dar um novo uso para araras e cabideiros com rodinhas. No quarto, ela torna o processo de escolha das peças mais prático enquanto divide o espaço entre a área de descanso e de cuidados pessoais, por exemplo.

Caso seu apartamento tenha a planta aberta, você pode dar ares de estúdio de moda colocando a arara na sala, considerando peças de uso frequente para preencher o acessório.


Aproveite os elementos que já tem em casa e incremente com novas possibilidades para integrar ou criar espaços. Una sua criatividade às nossas ideias e transforme sua casa do seu jeito.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.