Conheça quatro modelos de estantes para expor e organizar seus livros e inspire-se 


Algumas pessoas preferem ler biografias de pessoas influentes na história. Outras preferem romances inspiradores ou suspenses arrepiantes. Independente do livro favorito de cada um, eles são peças fundamentais na vida de todos nós e hoje, no Dia Mundial do Livro, é mais uma oportunidade para nos lembrarmos disso. 

E sabemos que quem gosta de ler, também ama ver seus livros bem organizados e sempre à mão. Sendo assim, listamos 4 tipos de estantes práticas e cheias de design para manter seus principais títulos como você mais gosta.

1. Estante rack

Como o próprio título sugere, este modelo de estante possibilita dois usos de uma vez. Por ser destaque na sala de estar, os livros servirão de moldura para a TV e ficarão sempre perto do sofá para uma leitura a qualquer hora. Eles podem ficar intercalados com objetos decorativos como relógios e adornos, ou mesmo preencher todos os espaços.

Outra maneira de organizar os livros nesse tipo de estante é pelas cores das capas, criando um tipo de degradê na prateleira. Se preferir, categorize os títulos por autor ou ordem alfabética, ajudando na hora de buscar a próxima leitura.

2. Estante em nichos

O modelo de estante em nichos é muito bem-vindo em decorações que valorizam o design e a modernidade no visual. Seja em metal ou madeira, ela também facilita a organização dos livros que ficam separados pelos nichos, preenchendo os espaços de forma funcional e autêntica. Aproveite o topo da estante para colocar plantas pendentes, criando uma atmosfera natural e acolhedora.

Veja como montar a estante Célula, modelo em células da Tok&Stok >>

3. Estantes biblioteca

Para os amantes de livros, a estante biblioteca pode ser um sonho. Além de deixar os livros lado a lado como em uma livraria, facilitando seu agrupamento, ela pode se tornar o ponto focal do ambiente por sua magnitude. Por serem geralmente altos, alguns modelos são acompanhados de escadas, tornando este móvel ainda mais atrativo e estimulante à leitura.

Este tipo de estante vai bem em diferentes tipos de decoração e ambientes, oferecendo elegância e funcionalidade na sala de estar, escritório e até no quarto. Sua estrutura mais robusta dá espaço para uma boa quantidade de livros, considerando sempre o peso de cada prateleira.

4. Estantes com estrutura aberta

As estantes com estrutura aberta sugerem mais possibilidades para disposição dos livros. Eles podem ficar na vertical, apoiados por aparadores de livros ou adornos mais pesados, criando um visual mais tradicional. Por outro lado, podem também ficar um sobre o outro, em pequenas pilhas que formam pedestais para um item decorativo, por exemplo.

Suas prateleiras acessíveis também abrem espaço para plantas, que terão a liberdade de crescer para os lados mesmo nas partes mais baixas. Por ser mais minimalista, é indicado que ela não fique tão cheia de livros e objetos, fazendo dela uma peça delicada e complementar à decoração.

Veja como montar a estante Camélia com estrutura aberta >>


Manter os livros organizados é uma forma de resgatar e estimular o gosto pela leitura. Se você tem crianças em casa ou na família, essa pode ser uma oportunidade de envolvê-los na arrumação e mostrar a importância dessa prática. Compartilhe sua biblioteca particular usando #TokEmCasa no Instagram e aproveite a leitura.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.