Ainda não sabe como decorar o quarto pequeno? Confira aqui 8 dicas que vão te ajudar a otimizar o espaço e ter um dormitório bonito e aconchegante.
Para muitos, decorar um quarto pequeno é um dos maiores desafios da reforma de casa. Afinal, precisamos montar um espaço que tenha muita personalidade e conforto para renovar as energias depois de um dia cansativo.
Por ser um dos locais que mais passamos tempo estudando, lendo, ouvindo uma boa música ou assistindo TV, é essencial que o quarto tenha decoração e móveis que traduzem sua personalidade em cada cantinho.
E tudo isso, é claro, mantendo a organização do ambiente, pois é graças a ela que podemos garantir uma boa circulação do espaço e ressaltar diferentes aspectos do projeto.
Para reunir todas essas características em um espaço compacto, é preciso ter planejamento e conhecer alguns truques essenciais que auxiliam na otimização de espaço. Hoje, separamos oito soluções que você mesmo pode usar ao seu favor na hora de decorar um quarto pequeno.
1. Espelhos dão a sensação de amplitude
Um truque simples e que funciona muito bem é incluir os espelhos no projeto do quarto pequeno, podendo ser usado de diferentes maneiras: nas portas do guarda-roupa, ao lado da cabeceira ou em meia parede. As opções são infinitas, basta usar a criatividade.
O motivo pelo qual o espelho é tão mágico é bastante simples: ele dá a sensação de amplitude no ambiente ao refletir todo o espaço em frente a ele.
2. Poucos móveis
Opte por móveis inteligentes. O lema “menos é mais” também vale para os móveis, pois uma quantidade exagerada – sem considerar as medidas do ambiente – atrapalha a circulação do espaço, que é essencial para que seu quarto seja acolhedor e confortável.
Antes de começar a mobiliar o dormitório, tire as medidas do cômodo para planejar onde cada móvel ficará. Considere a circulação do espaço e sua necessidade diária, como ter uma mesa de estudos, um guarda roupa maior e por aí vai.
Atualmente existem soluções que facilitam muito a instalação dos móveis necessários para rotina, como uma mesa dobrável, nichos para organizar livros e enfeites ou até mesmo um guarda-roupa feito sob medida no canto do quarto para ganhar mais espaço.
3. Aproveite espaço nas paredes
Isso mesmo. Aproveite as paredes do quarto para instalar prateleiras, enfeitar com quadros bonitos ou instalar móveis funcionais. É um espaço que você pode usar ao seu favor, basta planejar.
4. Escolha uma parede de destaque
Estamos falando muito sobre os móveis, mas pouco sobre a decoração. O truque para caprichar na composição do quarto- sem exagerar na dose – é escolher apenas uma parede para ser o grande destaque do ambiente.
Nela você poderá usar papéis de parede, pintar com uma cor mais vibrante ou fazer uma pintura setorizada para economizar na compra da cabeceira, por exemplo.
Inclusive, essa é uma dica que vale para compor toda a decoração do quarto pequeno: invista no DIY (Faça você mesmo) para transformar seu ambiente com pouco dinheiro.
Leia também:
5 dicas para deixar seu banheiro moderno e elegante
Conceito Tiny House: Inspire-se para decorar pequenos espaços
5 móveis multiuso para otimizar pequenos espaços
5. Paleta de cores neutra
As cores neutras e claras são indispensáveis em projetos de ambientes compactos. Isso porque elas ajudam a iluminar o dormitório e, consequentemente, transmitem a sensação de amplitude.
Mas isso não significa que você precisa fazer uma decoração toda branca. É possível incluir cores mais alegres e vibrantes por meio de enfeites no quarto, como livros, action figures, almofadas da cama e cortinas.
6. Seja criativo
Deixe a criatividade fluir para compor paletas de cores e escolher os móveis mais bonitos para seu espaço. Também é válido saber reaproveitar móveis antigos e até criar peças novas de DIY.
É aqui que você poderá adicionar doses da sua personalidade para criar peças incríveis. Se você gosta de livros, use-os para criar decorações cheias de palavras e que representem o universo literário. Já os amantes de filmes podem usar posters dos filmes mais famosos para decorar o espaço com muito charme.
7. Capriche na roupa de cama
A roupa de cama também faz parte da decoração de um quarto pequeno. Escolha peças que traduzem o estilo de decoração que você mais gosta.
Lembra que falamos sobre usar as cores nos enfeites? É aqui que você pode ousar na decoração. Use estampas, almofadas, mantas de crochê… peças que deixam a cama muito mais confortável e aconchegante.
No quarto infantil, por exemplo, aproveite para usar pelúcias e brinquedos macios (como bonecos) para decorar o cômodo.
8. Contrate profissionais para o projeto do seu quarto pequeno
O arquiteto sabe como organizar, planejar e aproveitar cada cantinho de um quarto pequeno de acordo com suas necessidades. Por isso, vale muito a pena contratar um profissional para te ajudar a decorar e escolher os móveis certos do dormitório. Na Tok&Stok, você também pode contar com o serviço de decoração online Meu Ambiente, que em poucos passos cria um projeto de acordo com as suas necessidades e tendências que mais combinam com a sua casa.
Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.