O guarda-sol e o ombrelone área externa são ótimas opções para proteger a pele do sol à beira da piscina e ainda proporcionam um toque decorativo para o ambiente. Eles também são perfeitos para deixar o ambiente mais confortável e bonito.
Pensando em ajudar a entender a diferença entre esses dois itens, conheça as vantagens de cada um deles. Além de saber o que é preciso considerar antes de escolher o seu ombrelone para piscina ou guarda-sol. Confira o artigo do blog TokEmCasa.
Conheça as principais diferenças entre ombrelone e guarda-sol
Embora ambos tenham a função de proteger contra o sol, existem algumas diferenças entre esses itens. O ombrelone é mais robusto e, geralmente, possui uma base fixa, enquanto o guarda-sol é mais leve e portátil.
O ombrelone também é muito utilizado em áreas externas residenciais, como jardins, espaços com piscinas e varandas com mesa e ombrelone. Já o guarda-sol é mais comum usar em praias e viagens, devido à fácil mobilidade que ele oferece.
Em questões estéticas, o ombrelone oferece uma aparência mais sofisticada, com opções modernas que se integram à decoração. O guarda-sol, por sua vez, destaca-se pela simplicidade e praticidade. Além disso, ele tem uma estrutura simples, composta por uma haste central fina e cobertura dobrável.
Vantagens do ombrelone
- O ombrelone conta com duas versões: uma com haste lateral e outra central. Enquanto uma das opções pode ser colocada ao lado da mesa, a outra é instalada no centro dela;
- Resistir aos ventos mais fortes é uma das vantagens, pois cada modelo de ombrelone possui uma base que garante a estabilidade no solo, ideal para usar na área externa com piscina e churrasqueira, por exemplo;
- Várias opções de ombrelone possuem mecanismos para facilitar a abertura, e alguns outros contam com haste lateral que permite a mudança da sombra em até 360º;
- Você pode usar uma mesa com ombrelone área externa para ter um espaço para fazer refeições ao ar livre.
Vantagens do guarda-sol
- Por ser compacto quando fechado, ele é simples de ser transportado, além de ser armazenado sem ocupar muito espaço em casas ou apartamentos pequenos;
- Possui uma grande variedade de cores, estampas e materiais que podem atender pessoas com estilos e necessidades diferentes;
- Ele pode ser fincado na areia em uma visita à praia ou instalado em uma base específica para estabilizá-lo no jardim ou à beira da piscina.
Cuidados com ombrelone e guarda-sol
Confira algumas características necessárias que você deve considerar antes de escolher seu guarda-sol ou ombrelone área externa. Veja também os cuidados necessários para a manutenção de cada um:
Estrutura
Antes de comprar o ombrelone área externa ou guarda-sol, verifique se o diâmetro do furo central da mesa e da base para estabilizá-lo coincide com o da haste de ambos. Além disso, se possível, opte por modelos com hastes articuladas. Ela facilita a inclinação do toldo para projetar a sombra de acordo com a sua necessidade.
Você pode manter as suas mesas e cadeiras com ombrelone em locais que são abertos. Porém, mantenha fechada a cobertura do ombrelone e guarda-sol quando não estiver em uso. Isso porque a exposição intensa e desnecessária às intempéries pode danificar o produto.
Tecido e proteção sob o sol
Os modelos em nylon bloqueiam a luminosidade, porém a cobertura é menos eficiente para o bloqueio dos raios ultra-violeta (UV). Além disso, o guarda-sol e ombrelone com tecidos mais escuros absorvem melhor os raios UV, mas esquentam mais.
Agora, o ombrelone e guarda-sol com toldos impermeáveis são ideais para driblar as mudanças de tempo repentina, como garoa ou chuva ou leve. Confira regularmente se as tramas do tecido da cobertura estão fechadas. Caso estejam abertas, essa é a é hora certa de trocar o ombrelone ou guarda-sol.
Proteja-se dos raios UV ao escolher modelos com tecido FPS. Também são indicados toldos com tramas fechadas e tecidos mais pesados, como algodão, bagum, lona e poliéster.
Bases para ombrelones: qual escolher?
Existem vários tipos de base para ombrelone e cada uma delas tem um propósito. Por isso, verifique o modelo do seu para encontrar a base certa para ele. Além disso, é válido considerar outros fatores para escolher o melhor modelo de base como, por exemplo, qual o tipo de ombrelone e guarda-sol que você tem e em qual espaço ele ficará exposto.
- Base de concreto ou ferro: pesadas e estáveis, ideais para áreas externas sujeitas a ventos fortes;
- Base com rodas: perfeita para quem deseja uma mesa para piscina com ombrelone para movimentá-lo de um lugar para outro com mais facilidade.
Como escolher o guarda-sol ideal?
Escolher o guarda-sol certo pode fazer toda a diferença no conforto e na praticidade ao aproveitar o tempo ao ar livre. Por isso, verifique o diâmetro da cobertura. Os modelos menores, com até 1,8m de diâmetro, são perfeitos para uso individual. Já os maiores, acima de 2,5m, proporcionam sombra suficiente para famílias ou grupos.
O alumínio é leve e resistente à corrosão, ideal para quem usa o guarda-sol em áreas úmidas, como praias. Estruturas de madeira, por outro lado, têm um apelo estético, mas exigem mais manutenção. Certifique-se também de que o modelo seja fácil de montar e desmontar.
Deixe sua área externa completa para aproveitar ao máximo
Agora que você conhece todas as diferenças e vantagens do ombrelone e do guarda-sol, que tal conferir as melhores opções para transformar sua área externa? Confira a seleção completa disponível na Tok&Stok e escolha o modelo perfeito para você.
No blog TokEmCasa você pode conferir muitos outros artigos para ajudar na hora de decorar a sua área externa. Veja como escolher uma chaise para o seu jardim, dicas de decoração para jardim e muito mais. Aproveite para deixar esse ambiente pronto para aproveitar o verão ao máximo.