Em qual copo devo servir? Saiba como escolher o modelo certo para cada ocasião.


Há muitas formas de saborear uma bebida e, para cada uma, existe um tipo de copo ou taça para servi-las. Seja no almoço, jantar ou happy hour, na hora de promover uma recepção é importante definir as bebidas servidas e se preparar com as peças certas para melhor apreciação.

O hábito de beber um pouco vinho ou espumante por exemplo faz parte do dia a dia de muitas pessoas, afinal, essas bebidas promovem o relaxamento do corpo e são ótimos aliados das comemorações. Já as cervejas têm características singulares entre as versões artesanais e seu gosto pode ser acentuado ou negligenciado dependendo de onde é servida.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto, preparamos dicas para você acertar na escolha dos copos e das taças para jantares especiais ou para os almoços em família.


Taças para cada bebida

Taça de vinho tinto

Por ser mais intenso, este tipo de vinho necessita de tipos de copos e taças com o corpo maior para que a bebida possa bailar e, assim, liberar os aromas e sabores que possui. As taças mais usadas para degustá-lo são a Bordeaux e Borgonha.

Taça Bordeaux

Indicada para vinhos mais encorpados, esta taça possui um bojo amplo que favorece a aeração da bebida, além de uma aba mais fina para proporcionar a maior concentração dos aromas e dispersão dos sabores pela boca.

> Serve vinhos Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat

Taça Borgonha

Por ser um vinho mais complexo, o Borgonha utiliza uma taça de bojo mais avantajado que a Bordeaux para permitir maior contato da bebida com o ar e, consequentemente, a liberação de inúmeros aromas.

> Serve vinhos Pinot Noir, Rioja tradicional, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo

Sirva o vinho tinto até a metade do bojo para facilitar a aeração e a percepção das qualidades aromáticas que a bebida oferece. Quanto ao branco, a quantidade deve ser a menor possível para que ele não esquente.

Taças para Vinhos brancos

As taças para degustar vinhos brancos costumam ser de pequeno ou médio porte, exatamente para conservar a temperatura da bebida que deve ser consumida gelada ou fria. Esta taça também possui aba mais estreita para acentuar as notas e aromas das frutas usadas no vinho.

Veja opções de taças de vinho >>

Taças para Vinhos do Porto

O corpo da taça para o vinho do Porto é ligeiramente menor que a opção usada para servir o vinho branco. Modelos em formato tulipa são os mais recomendados para que a bebida respire, libere o sabor e seja levemente agitada. Assim, é possível sentir melhor o aroma do vinho.

Taça de Champanhe e espumantes

Longos e retilíneos, esses tipos de copos ou taças flauta (ou Flute, como são conhecidos) são projetados para não deixar as borbulhas do champanhe se dispersarem. Por ser mais fechado, ele permite sentir melhor o frescor e a delicadeza dos espumantes, além de ter um corpo curvo que facilita a melhor percepção do sabor de um champanhe Cuvée ou de safra especial.

Veja opções de taça de champanhe >>

Taça de Martini

Consumido gelado, em pequenas doses e sem pedras de gelo, o Martini necessita de uma taça com porte pequeno, corpo triangular (fundo estreito e aba aberta) e haste longa para evitar o contato do calor das mãos com a bebida.


Copos para destilados

Copo de Vodca

Semelhante ao famoso shot, o copo de vodca é mais alongado. Esse tipo de copo é ideal para preparar doses com mais de 80ml de capacidade e indicados para quem busca apreciar a vodca com ou sem gelo, pura ou misturada com outras bebidas.

On the Rocks

Baixo e de boca larga, este copo é usado especialmente para degustar bebidas com alto teor alcoólico, como whisky, vodca, caipirinha, batidas e coquetéis com gelo. On the Rocks é considerado um dos melhores tipos de copos para essa finalidade, principalmente devido ao seu design que permite colocar a quantidade suficiente de gelo e de bebida.


Pequenos e grandes copos

Copo para coquetel

Despojado, sinuoso e alto, este copo é a melhor opção para quem buscar servir mocktails (coquetel sem álcool). Também é ideal para preparar drinques tropicais com muitas frutas e decorações.

Copo para aperitivo

Este copo é o mais indicado para degustar uma dose de qualquer bebida com alto poder alcoólico. Seja no churrasco ou happy hour com os amigos, este copo é indicado para servir tequila, vodca ou aguardente.


Canecas e taças

Chopp

Conhecida em balcões ou mesas de bar, este copo chamado de Tulipa é a opção mais comum para se apreciar chopp. Bem simples e fácil de manusear, a Tulipa possui boca mais aberta, base fina e corpo longo e elevado. Isso facilita na hora de degustar aquele chopp geladinho.

Taça para cerveja

Robusta, esta taça de haste curta é uma boa opção para quem gosta de apreciar o colarinho de uma cerveja com espuma mais abundante.


Mesa posta: posição dos copos

Conhecer os tipos de copos e taças é importante, mas seu posicionamento em uma mesa formal também é relevante. As taças de água, por exemplo, devem ficar ao centro da mesa, em frente ao prato para que a bebida seja sempre reposta.

À esquerda da taça de água, costuma-se colocar a taça de espumante e as de vinho, à direita – sendo primeiro a de vinho tinto branco e depois, vinho tinto.


Lembre-se destas dicas nas comemorações e brindes especiais e compartilhe momentos à mesa com um toque refinado na hora de servir as bebidas. Confira também as nossas dicas para decorar a mesa em diferentes ocasiões. Veja também outras dicas sobre mesa posta para diversas ocasiões.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.