Inspire-se em diferentes modelos de mesa para receber os amigos e a família.


Ao receber pessoas em casa, o ponto de foco da decoração fica para a mesa. É ali que todos ficarão em volta para aproveitar a refeição e passar um tempo saboreando o que fora preparado para tal ocasião. Assim, o posicionamento dos talheres, pratos, copos e guardanapos formam a mesa posta, acompanhada de adereços decorativos que darão personalidade à arrumação.

Acima de tudo, o objetivo deve ser fazer com que todos se sintam bem neste momento especial para o anfitrião e para a visita. Outro ponto importante é garantir que a apresentação da mesa contribua para deixar qualquer um com água na boca.

A seguir, vamos apresentar algumas inspirações de mesa posta e buffet americano para diferentes ocasiões, das mais simples às mais formais e requintadas.

Mesa posta

Veja também: Dicas para escolher a mesa de jantar ideal

Para ocasiões especiais que pedem por mais requinte e elegância, a mesa posta tradicional é uma decoração à parte na casa. Esta forma de servir é convidativa para a mesa, ajuda no acolhimento de todos e dispõe dos itens principais em um só lugar.

Do mesmo modo, a toalha de mesa é um item essencial neste formato, fazendo parte da composição junto aos pratos, guardanapos e acessórios decorativos.

Seja para um café da manhã, brunch, almoço ou jantar, a mesa posta garante uma experiência diferente ao comer. Primeiramente, defina o cardápio para pôr à mesa apenas os talheres e copos que serão usados.

Antecipe-se para os talheres de sobremesa, se houver, e os copos para as bebidas que serão servidas. Lembre-se da taça de água, que é fundamental.

Em uma mesa posta simples, aposte em tons neutros nos jogos americanos e guardanapos. Do mesmo modo, não exagere nas cores do aparelho de jantar para não sobrecarregar a aparência da mesa mesmo com os alimentos no prato. Juntamente com os pratos, apoie os talheres de acordo com o menu e feche com um adorno ao centro da mesa que combine com os tons escolhidos previamente.

Buffet Americano

Maneira despojada para arrumar desde aperitivos do happy hour até pratos, talheres e louças de almoços e jantares, o buffet americano é uma das mais clássicas. Este é um jeito de servir mais prático e informal, dando mais liberdade para quem está no ambiente se servir.

Para receber à americana, é preciso pensar em uma mesa e espaço fixo para dispor a comida. Ela deve ter espaço para mobilidade com pratos em localização acessível. Para decorar, use um vaso com arranjo de flores.

Considere usar uma mesa de apoio ou um aparador para manter pratos e talheres. Uma boa dica é deixar talheres e guardanapos juntos.

Ver opções de acessórios para mesa >>

Hora do cafezinho

Após as refeições, é uma tradição servir-se de um bom café. Este momento, similar ao chá da tarde, possibilita diferentes formas de decoração da mesa. Se tornar este um momento especial, apoie pires e xícaras em jogos americanos, posicionando o bule ou a cafeteira no centro.

Por outro lado, se quiser criar uma mesa mais despojada para que cada um se sirva, apoie as xícaras na mesa acompanhadas por pratos de aperitivos e algum artigo decorativo. Vale a pena equilibrar as cores dos guardanapos com as louças.


Ao receber alguém em casa, cada detalhe importa e mostra preocupação com o conforto do convidado – sejam amigos ou família. Leve em consideração o que os convidados não gostou ou podem ter alergia na hora de definir o menu da ocasião e se preferir, escolha um tema para guiar a decoração da mesa e dos espaços. Considere as dicas e receba seus convidados de uma forma diferente.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.