Conheça as vantagens de cada mesa de jantar de acordo com seu tamanho, formato e material


O destaque da sala de jantar certamente está na mesa. Neste ambiente, tudo acontece ao redor dela, tornando sua escolha importante na hora de decorar. São inúmeros os modelos, materiais, tamanhos e cores disponíveis, mas algumas dicas para ajudá-lo na escolha vão tornar esta tarefa mais simples. Além do estilo ideal para compor a sua decoração, outros pontos devem ser levados em consideração para deixar a sala de jantar do seu jeito.

Indispensável em qualquer casa, a mesa de jantar pode ser o ponto de encontro perfeito para compartilhar momentos especiais com amigos e familiares. Esse ambiente merece, portanto, todo o planejamento para ficar aconchegante e muito confortável.  Veja a seguir algumas dicas indispensáveis sobre tamanho, formato e materiais para encontrar o modelo de mesa de jantar ideal para o sua casa.

Medidas: ergonomia da mesa de jantar

Pensar na circulação e ergonomia é o ponto de partida para a começar a busca por modelos de mesa de jantar. Portanto, após saber a medida do ambiente, veja o passo a passo de como identificar e escolher o modelo ideal:

  • A mesa escolhida deve estar no mínimo a 90 cm de distância da parede, buffet ou aparador, pois desta forma é garantido o conforto para quem está sentado ou circulando.
  • Os modelos de mesa de jantar têm entre 70 e 75 cm de altura, justamente para oferecer conforto para pessoas de biotipos variados e utilizadas com cadeiras de dimensões diversas.
  • Certifique-se que cada pessoa tenha, no mínimo, entre 60 e 70 cm de largura para se mover durante as refeições. Utilize a mesma medida para delimitar a quantidade de lugares na mesa.

O formato da mesa de jantar

Os formatos dos modelos de mesa de jantar podem variar de acordo com a estética, dimensão ou necessidade tanto do ambiente como de quem o usa. Para facilitar, veja as vantagens de cada formato:

Mesa de jantar oval e redonda

As mesas ovais e redondas podem ser ótimas opções para quem deseja facilitar a aproximação das pessoas. Projetadas com design diferenciado, ambas facilitam a circulação das pessoas pelo ambiente, além de também terem o poder de conferir um toque contemporâneo ao visual dele.

Mesa de jantar quadrada com bases centrais

As mesas com bases centrais ajudam a distribuir as cadeiras ao redor do tampo com maior facilidade, e, assim, acomodar mais pessoas. Além disso, são as escolhas ideais para quem quer aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos.

Leia também:
Dicas para montar uma sala de jantar completa
Mesa posta: Inspirações para decorar a sua
Decoração Dark Déco para sala: Inspire-se para montar a sua

Mesa de jantar quadrada e retangular

As mesas com modelo quadrado e retangular se destacam em um ambiente amplo, indicadas para famílias numerosas ou para quem recebe muitas pessoas com frequência. Criadas com design linear, cada formato se encaixa melhor em diferentes situações: enquanto a retangular é ideal para locais estreitos, a quadrada aproxima as pessoas.

Colocadas ao lado da parede, as mesas retangulares aumentam a disponibilidade de circulação. Quando houver necessidade de acomodar mais pessoas, é só distanciá-la.

Ver opções de mesa de jantar >>

O material da mesa de jantar

Mesas de jantar de vidro

A rotina da família e a decoração do ambiente onde a mesa de jantar vai ficar são informações essenciais para fazer uma boa escolha do móvel. Levando isso em consideração, o material pode variar para cada tipo de decoração.

O vidro pode ser uma boa solução para compor qualquer estilo de ambiente: desde o clássico e tradicional até o despojado e moderno, a neutralidade do vidro se adapta a qualquer cenário. Disponível em acabamentos variados (colorido, fosco e incolor são alguns deles) ele é simples de limpar e pode ser combinado a vários tipos de base, como, por exemplo, aço ou madeira.

Mesas de jantar de madeira

A madeira se destaca como uma matéria-prima de alta durabilidade em mesas de jantar e é a  escolha ideal para quem prefere uma decoração clássica com toque rústico.

A pluralidade de cores, acabamentos e tipos de madeira também facilita a inserção dela em diversas decorações. Desde o MDF até a reflorestada, a madeira pode ser matéria-prima principal de uma mesa de jantar ou ser combinada a outro material como o vidro para criar composições variadas.

Mesas de jantar de pedra

A pedra se destaca como um dos poucos materiais, além da madeira maciça, que oferece maior requinte ao visual dos ambientes graças às suas características naturais únicas. As opções de pedras para os modelos de mesa de jantar são variadas, desde o granito, conhecido pela rigidez e alta durabilidade, até o mármore, desejado pelo desenho que os tornam singulares.


Junto com as preocupações de como decorar a sua casa da melhor forma possível, também sabemos que eventuais dúvidas de como se planejar financeiramente para custos de manutenção da casa podem surgir. Convidamos o time do QuintoAndar para te ajudar a calcular o seu reajuste de aluguel e se antecipar no planejamento. Veja as dicas de como fazer o cálculo aqui.

Além dessas informações, considere o estilo desejado para a sala de jantar e como você se sentirá mais confortável ao usá-la no dia a dia. Para complementar o ambiente com originalidade, leia o post sobre cadeiras para sala de jantar no blog #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.