Saiba o que é preciso para criar um escritório em casa aproveitando o aconchego e a praticidade do lar.


O home office, forma de trabalho à distância, já é uma realidade para muitas empresas no Brasil e no mundo. É um formato que garante maior autonomia e conforto, além de economia de tempo e recursos. Contudo, existem desafios para se adaptar a este modelo que podem interferir na produtividade e bem-estar do colaborador.

Mesmo estando no conforto de casa, este modelo pode estimular distrações e acaba tornando difícil conciliar o trabalho com os afazeres domésticos se não houver disciplina e algumas adaptações no ambiente. À primeira vista, é fundamental separar os ambientes para garantir bem-estar nas duas esferas.

Por isso, criamos um guia rápido com 10 dicas para você criar ou adaptar seu espaço de trabalho e garantir produtividade com conforto e funcionalidade.

1. Escolha o espaço ideal

Prefira locais mais isolados do convívio doméstico para você ter mais privacidade e menor risco de ser interrompido durante o expediente. Deixe claro a todos da casa que você está trabalhando e só pode ser interrompido em casos urgentes.

2. Mesas e cadeiras

Escolha mesas e cadeiras que ofereçam mais conforto e se adaptem bem às necessidades do ambiente e sua rotina de trabalho.

Redecore o espaço com móveis próprios para o trabalho, como uma mesa ou escrivaninha, uma cadeira ergonômica de escritório e um gaveteiro ou prateleiras para organizar pastas e documentos frequentemente usados.

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3. Boa iluminação

A presença de janelas e iluminação natural também contribui para um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Luminárias (de piso, teto ou mesa) são indispensáveis para quem trabalha em períodos e locais com pouca luz natural.

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4. Espaço de moradia e trabalho

Separe bem os dois cenários para que atividades domésticas não atrapalhem a sua rotina de trabalho, pois é preciso disciplina para realizar uma atividade profissional em casa.

Se você recebe clientes em casa, a dica é montar seu home office próximo à porta da entrada, ou, se possível, contar com um acesso separado do restante da casa.

5. Respeite os horários no home office

Delimite o tempo certo para o expediente de trabalho para ajudá-lo a administrar sua rotina profissional, doméstica e social, tanto com amigos quanto familiares.

6. Postura profissional

Tenha profissionalismo ao estabelecer prazos, recepcionar clientes e fornecedores, responder e-mails ou atender ao telefone. Uma atitude profissional causa uma boa impressão nas pessoas com quem você trabalha e melhora os relacionamentos mesmo à distância.

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7. Hora das refeições

Estabeleça horários para fazer as refeições e para o café, como se estivesse no escritório. Isso vai ajudá-lo a controlar melhor suas pausas de descanso.

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8. Aparelhos eletrônicos

Separe tudo que é preciso para você trabalhar: computador, impressora e celular são alguns exemplos. Se alguma coisa parar de funcionar, tenha sempre à mão os contatos de do suporte técnico para que tudo seja consertado mais rápido.

9. Materiais de escritório

Tenha um pequeno estoque dos materiais mais usados no dia a dia. Assim, você evita sair para ir à papelaria durante o trabalho.

10. Desconecte-se

Ao final do expediente, deixe o espaço home office para poder praticar outras atividades, descansar e passar um tempo com a família.

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Com esses simples passos, é possível criar uma atmosfera profissional mantendo o desempenho em alta e desfrutando do conforto do lar. Lembre-se que a decoração do ambiente contribui com o bem-estar visual e conforto durante a jornada de trabalho em casa. Escolha os móveis específicos para as funções que vai desempenhar para garantir o conforto no home office.

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