A personal organizer Priscila Wolff listou três equívocos da organização de closet masculino. Saiba quais são e como deixar este espaço mais prático
Por Priscila Wolff*
Ao contrário do que muita gente pensa, os homens também gostam de organização. Principalmente porque tornam as escolhas mais rápidas e práticas. E em homenagem ao mês dos pais, hoje vamos falar sobre os três maiores erros na organização de closet masculino. Vamos ver se há pontos a corrigir por aí?
Erro 1: Guardar ternos em plástico de lavanderia
Todo homem precisa ter pelo menos um terno em seu closet. E há os que precisam ter vários. E é bem com esse item que damos início a essa lista porque eles sofrem de um mal muito comum: são enviados para lavanderias e depois guardados no closet da forma que voltam, com o plástico de proteção. Não pode!
O plástico da lavanderia tem o objetivo de proteger a peça durante o transporte, e deve ser
descartado antes que a peça seja colocada no armário. Para realmente proteger os ternos, invista em capas para ternos. Na Tok&Stok, você encontra capa com a frente em plástico, que facilita a visualização, e a parte de trás em TNT, que permite que a peça respire e é o material ideal para proteger as peças que exigem mais cuidado.
Ver capas e organizadores de closet >>
Erro 2: Ignorar o poder dos cabides
Acredite: utilizar o mesmo modelo de cabide em todo o guarda roupas faz uma diferença
enorme no resultado final. Ter vários cabides misturados causa poluição visual, além de deixar as peças com caimentos também diferentes e dar impressão de desordem. Para a escolha dos cabides, observe essas dicas:
- Em guarda roupas com pouco espaço, aposte nos cabides de veludo. Eles são finos, fazendo
com que o espaço renda mais; - Se tiver muitas peças pesadas, como jaquetas de couro por exemplo, os cabides de madeira
podem ser interessantes por serem mais resistentes; - Observe que há cabides com larguras diferentes. Antes da compra, verifique a profundidade
de seu guarda roupas para ter certeza que o modelo escolhido ficará perfeito! Em nosso site
você consegue conferir a largura do cabide na aba “informações técnicas” do item.
Leia também:
Esta técnica vai incluir as crianças na organização da casa
Como organizar seu espaço de trabalho
Espaço de estudo: Veja como montar e organizar
Erro 3: Não subdividir as gavetas na organização de closet masculino
Não há organização que resista a convivência com um homem apressado, sem uma boa
estratégia de manutenção. E subdividir os espaços das gavetas é uma estratégia com sucesso garantido. Nesse caso, há diversos modelos de organizadores de gavetas que irão facilitar a sua vida.
Comece pelas gavetas de meias e cuecas, essas viram o caos sem uma ajudinha. No caso das meias, separe as que são esportivas das sociais, para facilitar a busca na hora do uso. Gravatas e cintos também ficam ótimos em organizadores, proporcionam uma verdadeira experiência de loja expondo os itens.
Há organizadores rígidos com divisórias que permitem a organização dos cintos em paralelo nas gavetas, que também são muito bem-vindos nas gavetas.
Por último, mas não menos importante, o maior acerto que você terá na organização de closet masculino em qualquer espaço é sempre categorizar os itens. Ou seja: Camisetas de manga longa devem ficar com camisetas de manga longa, bermudas com bermudas, e por aí vai.
Pode parecer óbvio, mas a verdade é que no dia a dia é muito comum as pessoas simplesmente colocarem as coisas no guarda roupas, sem atentar ao lugar certo de cada peça. E essa pressa na hora de guardar vira em estresse na hora de usar. Reserve um tempinho para escolher um lugar para cada coisa e garantimos que valerá cada segundo do seu esforço!
*Priscila Wolff é Personal Organizer, gestora da Just Perfect Organizing.