As dicas da Personal Organizer Priscila Wolff vão facilitar seu dia a dia na cozinha.


Por Priscila Wolff*

A cozinha é o coração da casa, não é? E também é um ambiente compartilhado, que armazena uma infinidade de itens que, se não estiverem organizados, tendem a causar muita irritação e – com frequência – desperdício. Então, vamos organizar a cozinha?

Passo 1: Identifique sua “Área VIP” ao organizar a cozinha

Chamamos de “Área VIP” toda a área que contém armários que você tem fácil acesso sem
precisar se abaixar ou utilizar uma escada. Essa área precisa acomodar os itens de maior utilização no dia a dia, pois é isso que torna a sua vida mais prática.

O que você pode observar ao organizar a cozinha: se há itens nessa área que sejam de pouco uso. Aloque-os em outro local, trazendo para esse espaço as louças e utensílios ou eletros que você usa com maior frequência.

como organizar a cozinha

como organizar a cozinha

Passo 2: Aproveite todos os espaços


A sua Área VIP precisa ser aproveitada ao máximo, por isso, observe se há prateleiras altas, que acabam ficando com espaço livre não utilizado. Para aproveitar cada espacinho, sugerimos que você complemente seus armários com organizadores aramados.

Há modelos de canto que são ótimos para dividir somente uma parte da prateleira e simplesmente perfeitos para empilhar pratos de forma segura e prática, você pode colocar os rasos em uma parte e fundos no outro, facilitando muito o acesso.

Os modelos retos te ajudam com os mais diversos tipos de peças, criando uma prateleira adicional sem escurecer o nicho ou prejudicar o acesso ao armário.

Leia também:
3 passos definitivos para organizar a casa
Dois estilos para decorar a cozinha e sala de jantar
Horta caseira: Saiba como fazer em passos simples
5 passos para preparar suas refeições mais rápido para festas
10 soluções práticas para cozinhas pequenas

como organizar a cozinha

como organizar a cozinha

Passo 3: Categorize sua despensa para organizar a cozinha

É muito ruim você precisar de um ingrediente e ficar vários minutos procurando por ele no
armário, não é? Ou pior: você comprar novo, e depois descobrir que já tinha.

Ao organizar a cozinha, é muito comum encontrarmos alimentos vencidos no fundo dos
armários, pois a cultura popular não mente: O que não é visto, não é lembrado. Então, facilite a sua vida e categorize a sua despensa.

Parece muito trabalho, mas prometo que leva menos tempo do que parece e o resultado vale cada minuto investido na atividade. Sua primeira tarefa será tirar todos os alimentos do armário e colocar em uma superfície, que pode ser a mesa de jantar ou bancada da cozinha.

Separe os alimentos em categorias (e aqui não precisa ser igual ao mercado, ok?) Pense na sua
rotina e o que faz sentido para você. Por exemplo: Se você ama uma boa massa, pode criar uma categoria “Massas”, e colocar nela todos os ingredientes que costuma utilizar para esse preparo.

como organizar a cozinha

como organizar a cozinha

Quando tiver separado as categorias, aloque-as em cestos organizadores. É importante que você utilize cestos ou algum modelo de organizador que crie divisórias entre as categorias, pois isso irá auxiliar na manutenção.

Organizar a despensa ainda oferece um benefício adicional: facilitará muito a elaboração da
sua lista de compras. Será muito mais fácil perceber que está faltando queijo se você só tiver que procurar por ele no cesto das massas, ao invés do armário todo.


Podemos garantir que organizar a cozinha tornará seus dias muito mais práticos, mas adoraríamos ver isso na prática! Então, se você seguir nossas dicas, poste no Instagram com a hashtag #TokEmCasa para que possamos celebrar com você os resultados.

*Priscila Wolff é Personal Organizer, gestora da Just Perfect Organizing

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.