Veja como escolher as toalhas mais macias, de qualidade e confortáveis de usar.


Um produto que parece simples, mas faz toda a diferença no nosso bem-estar. Afinal, sair do banho e se enrolar numa toalha macia e confortável traz uma sensação relaxante para o dia.

Mas sabia que existem detalhes que você deve prestar atenção na hora de adquirir as suas toalhas?

Tamanho

Você já sabe que é possível encontrar toalhas em diferentes tamanhos, mas o que parece só uma preferência faz bastante diferença no uso.

As toalhas de tamanho padrão para secar após o banho medem em média de 70 cm de largura por 140 cm de altura. Mas também existem peças um pouco maiores, de  90 cm de largura por 150 cm de altura, que você deve considerar se for uma pessoa maior ou preferir que ela o envolva totalmente, pois estas oferecem maior cobertura.

Já se você busca opções menores, as tolhas de mão normalmente medem 50 cm de largura por 80 cm de altura. E existem ainda as tolhas para crianças, que podem variar de 60 cm até 100 cm.

Densidade

Avaliar a densidade de uma toalha é um fator importante para determinar qual sua capacidade de absorção e poder de limpeza.

Entendendo que densidade vem da física, onde é igual a massa dividida pelo volume. Mas você não precisa aprender o cálculo! Essa informação deve constar na etiqueta de cada produto e o que você precisa saber são três coisas:

1 – Toalhas com gramatura de 300 a 400 gr/m² são mais finas, leves e secam mais rápido, ideais para usar na cozinha ou levar para a academia.

2 – Já aquelas com peso médio, entre 400 e 600 gr/m², são perfeitas para uso diário ou serem levadas à praia.

3 – As toalhas mais luxuosas são as densas e absorventes, que possuem gramatura entre 600 e 900 gr/m², porém requerem um pouco mais de tempo para secagem.

Tecidos

Além do tato, uma dica simples vai ajudar a saber o melhor tecido: quanto mais fibras naturais tiver, mais qualidade e maciez sua toalha terá. Ou seja, 100% algodão é garantia de suavidade. Mas existem ainda outras opções:

O algodão tradicional é um tecido muito comum de se encontrar, conferindo qualidade e conforto e secando rapidamente. Existem ainda o nanocotton, caracterizado por partículas amaciantes que são aplicadas em fibras de algodão, proporcionando alto poder de secagem. O modal é desenvolvido por meio da celulose, que também tem alto poder de absorção, além de um certo brilho no material. E a microfibra, composta por poliéster e poliamida, que se destaca por ser um material muito fino, porém pouco confortável.

Quantidade e durabilidade

Muitas pessoas têm dúvida sobre a quantidade ideal de toalhas para se ter em casa. Uma recomendação básica é manter ao menos três toalhas de banho padrão e uma toalha maior por pessoa. Importante para a durabilidade da peça, permitindo rodízio entre uso e lavagem para não gerar sobrecarrega e causar desgaste por excesso de uso.

Para que sua peça se conserve por mais tempo, não é recomendado uso de amaciantes, pois influenciam no poder de absorção e prejudicam a qualidade do produto. Embora muitas pessoas optem por causa do cheiro, existem outras maneiras de perfumar suas toalhas.

Também não é indicado usar secadora ou passar a ferro, porque altas temperaturas podem danificar a fibra. Armazene suas toalhas sempre em local arejado e ventilado.

Cor e estilo

Toalhas são sinônimo de conforto e cuidado, mas também dão um toque de decoração ao ambiente.

Escolher cores de acordo com o estilo do seu banheiro, por exemplo, pode contribuir para complementar a beleza do ambiente.

Também pode haver espaço para a criatividade na maneira como você organiza seu banheiro, criando pilhas de toalhas em uma sequência de cor proposital ou elaborando padrões divertidos.

Conheça também como escolher a roupa de cama de casal.


Agora você está pronto para comprar toalhas com um novo olhar e levar muito mais bem-estar para a sua rotina. Passeie pelos conteúdos do #TokEmCasa e veja também inspirações para renovar vários cômodos em casa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.