Monte um canto para se concentrar e meditar com conforto sem interferir na decoração da casa


Fazer meditação em casa é uma maneira de aliviar o estresse e a ansiedade, além de proporcionar bem-estar e recarregar as energias. Ao meditar, esvaziamos a mente, deixando tudo o que passa por ela em segundo plano. Mesmo se você está ficando mais em casa, essa pode ser uma prática muito saudável e importante até para a produtividade.

A seguir, veja algumas ideias e elementos para criar seu próprio espaço de meditação em casa.

Escolha um espaço

O primeiro passo para criar esse seu próprio espaço de meditação é escolher um canto da casa que seja tranquilo e com pouca circulação. Caso os ambientes sejam pequenos, você pode meditar até mesmo entre dois móveis – o importante é que seja um lugar que caiba uma pessoa sentada confortavelmente.

Deixe-o confortável para meditação em casa

E por falar em conforto, um elemento chave para criar esse espaço de meditação é o apoio. Um tapete macio ou futon oferecem o bem-estar que seu corpo precisa para se concentrar. Uma sugestão para deixar o espaço ainda mais aconchegante é espalhar algumas almofadas ao redor.

Ilumine o espaço

Em um ambiente fechado, as luzes podem tanto impulsionar a produtividade e atenção, como trazer a sensação de descanso e calma. No seu espaço de meditação, menos é mais: um local escuro ajuda na concentração e evita distrações visuais. A luz natural da janela pode ser uma fonte de iluminação agradável para esse momento, acompanhada de cortinas que vão ocultar o espaço enquanto difunde a luz solar. Se preferir, use uma vela perfumada para manter uma claridade mínima.

Envolva os sentidos

Os aromas também contribuem para um clima de relaxamento, bem-estar e redução do estresse. Enquanto medita, você pode praticar a aromaterapia, escolhendo óleos essenciais que vão impulsionar sua conexão consigo mesmo, enquanto atuam no alívio da tensão e ansiedade. Você pode usar aromatizadores e velas, que dissipam os aromas de forma mais suave que incensos, que têm cheiros mais acentuados.

Use a natureza para decorar

Naturalmente, as plantas já trazem mais vida, cor e volume aos ambientes. No seu espaço de meditação, elas também podem ser encarregadas de fazer a decoração, agregando uma beleza que te conectará com a natureza. Opções em cachepôs suspensos dão um toque de graça e delicadeza, elementos essenciais para esse momento a sós.


Seja para aliviar as tensões da rotina ou para se reconectar, o momento de meditação pode agregar diferentes benefícios para seus dias. São nessas pausas que também encontramos na casa nosso grande refúgio, por isso, cuidar dela é também cuidar de si. Aproveite outras ideias como essa para tornar seus dias mais leves e aconchegantes com #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.