Veja como levar a alegria das festas juninas para casa com detalhes cheios de cor e personalidade – e as comidas que protagonizam a data


Bandeirinhas, fogueira de São João, dança e muita comida boa. As festas juninas trazem uma série de elementos incríveis para o período mais gostoso do ano em todo o Brasil. E se não der para sair para dançar uma quadrilha, é possível levar a alegria e a irreverência das festas para dentro de casa. 

Para isso, trazemos algumas ideias para decorar seus ambientes, a mesa e até sugestões de comidas que retratam os grandes protagonistas dos festejos de junho. Veja como levar para casa os elementos que ajudam a dar forma e construir o ambiente para brincar do seu jeito.

Decoração de Festa Junina

Não só os mobiliários são inspirados na festa popular, mas itens de decoração também levam as peculiaridades do São João para sua parede, aparador e cômodos. Do maior ao menor, os elementos das festas juninas podem proporcionar uma celebração mais intimista, divertida e acolhedora na sua casa.

Para mesclar tradição com tendências contemporâneas, espalhe pela sala peças em fibras naturais, tecidos coloridos e explore a madeira dos móveis, deixando-as à vista para um visual rústico. Os modelos com palhinha, por exemplo, são bastante característicos para o brasileiro e podem estar presentes na decoração tanto na festa, como depois que ela passar.

Mesa posta de São João

Quitutes preparados, agora é hora de servir: para aproveitar momentos de descontração com quem está próximo de você, a mesa posta é o ponto ideal para reunir todos os gostos e conversas. Cada receita elaborada e petisco servido fazem do São João um evento ainda mais especial com a mesa pronta e bem decorada.

Considere itens que vão desde a louça até jogos americanos e guardanapos de tecido que ajudam na caracterização da festa. Inclusive, os guardanapos dobrados podem garantir uma atração à parte na mesa. 

Além disso, você pode usar copos, pratos, cumbucas, canecas e até bandeirinhas para criar toda atmosfera das festas juninas com estilo, tradição e beleza para a sua decoração.

As comidas de São João

A festa de São João é uma celebração de mesa cheia, nos mais distintos lugares do país. As receitas clássicas do período levam diferentes nomes de acordo com a região, mas são o grande destaque do período. 

Enquanto o Sudeste prepara com água na boca o quentão e a canjica, o licor e mugunzá no Nordeste são grandes estrelas. No Centro-Oeste, o arroz-doce amado o ano inteiro ganha esse protagonismo junto ao milho verde. E coroando o Norte brasileiro, os deliciosos cuscuz, caruru e vatapá povoam as festas. Para aquecer no frio do Sul brasileiro, o pinhão, sagu de vinho e até o churrasco são bem-vindos. E o melhor: em casa, podemos reunir todas as regiões em uma só mesa.

Receitas para sua Festa Junina em casa

Que tal preparar dois clássicos da festa mais gostosa do ano de um jeito prático? Veja como fazer uma boa Canjica e um delicioso Quentão com receitas de Tatu Damberg:

Canjica 

  • 500g de milho para canjica
  • 1L de água
  • 1L de leite integral
  • 2 xícaras de açúcar4 paus de canela e canela em pó a gosto

Cozinhe a canjica em água por 20 minutos em panela de pressão. Ao final do cozimento, abra a panela com cuidado e acrescente o açúcar, o leite e os paus de canela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Polvilhe com canela em pó a gosto na hora de servir. Sirva frio ou quente. Rende cerca de 8 porções.

Quentão 

  • 500ml de água 
  • 1 xícara (chá) de açúcar 
  • A casca de uma laranja 
  • A casca de um limão 
  • 1 gengibre em rodelas 
  • 3 paus de canela 
  • 10 cravos da India 
  • 500ml de cachaça 

Em uma panela grande, coloque o açúcar e os temperos. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando até o açúcar caramelar. Despeje a água com cuidado. O açúcar irá endurecer. Continue cozinhando até ele estar completamente dissolvido. Despeje a cachaça e ferva por 2 minutos. Sirva quente. Rende cerca de 5 porções. 


Conversa em roda

O São João tradicional tem a fogueira como símbolo, e com ela, uma boa conversa à sua volta. Na falta dela, alguns elementos da festa podem ser reproduzidos com a vantagem do conforto de casa, passando a conversa para sala, quintal ou varanda com bancos, poltronas e almofadas.

Com poucos itens é possível impactar significativamente a sua comemoração, criando um espaço para trocas e risadas. Reúna em casa a música, as roupas temáticas e os seus pratos favoritos para recriar em casa o ar de São João em detalhes.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.