Conheça o que está por trás da decoração de São João típica do Maranhão e leve as cores e o bumba-meu-boi para as suas festas juninas.


O que não pode faltar na decoração de São João para você? Bandeirolas, xadrez nas mesas e enfeites, louças coloridas… Nas cinco regiões brasileiras, são inúmeras as possibilidades para decorar e aproveitar as tradicionais festas juninas. Muitas delas envolvem elementos da cultura local, como acontece no Maranhão — terra natal do artista Romildo Rocha, que estampou a coleção de São João da Tok&Stok.

No estado nordestino, as comidas e danças juninas são diferentes do restante do Brasil. A estrela da celebração é o boi que, colorido e adornado de fitas, nasce, é batizado e morre nas toadas da manifestação cultural bumba-meu-boi. Nas comidas, fulguram os camarões e a vinagreira, arbusto vigoroso típico da culinária local.

Saiba mais sobre essa festa tão peculiar e especial que é a temática do São João da Tok&Stok em 2022.

Conheça a decoração de São João do Maranhão

Bumba-meu-boi

O bumba-meu-boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens nesta decoração de São João personalizada.

Em torno do dia 14 de junho, dá-se o pontapé da comemoração junina. Em um grande círculo, se misturam o Bumba Meu Boi, as quadrilhas estilizadas e as danças que vieram da Europa, para fazer uma festa bem brilhante.

“Não tem como dividir o maranhense do Bumba-meu-boi. O São João do Maranhão e do Nordeste é a data mais esperada do ano. Quando chega aqui, tem cheiro, tem gosto, tem sabor. É vivo, é colorido! Minhas maiores referências estão nas ruas, na brincadeira, dentro da cultura. O que fazemos lá é muito coerente com o que a gente vive, e por isso os trabalhos dentro desse meio Norte-Nordeste são os mais autênticos”, conta o artista Romildo Rocha.

mesa posta de são joão

mesa posta de são joão

Leia também:
São João: Ideias para fazer a festa junina em casa
Dia Nacional do Café: Um guia para apreciar o melhor da bebida + Receitas
6 maneiras criativas de dobrar guardanapo

Personagens da decoração de São João maranhense

Inspirado plenamente na cultura do Maranhão, Romildo Rocha utilizou personagens típicos locais para ilustrar as festas da região. Além do próprio Bumba-meu-boi, grande representante da cultura popular, outros ícones compõem esse cenário.

Tem o matraqueiro, a mulher que toca o tambor-onça, o homem que toca um pandeirão, um vaqueiro e um Cazumba — personagem mascarado dos bois da região da baixada maranhense. É uma figura com uma expressão animalesca, que assusta e ao mesmo tempo faz rir quem o vê. E nesta decoração de São João, não pode faltar a bandeira do estado do Maranhão junto ao boi.

Em suas ilustrações, Romildo traz o Santo Antônio, São João e São Pedro, que integram os significados religiosos da data. “Dentro desses adornos, eles ficam como sagrados. Tudo muito colorido, muito bonito”, completa.

Comidas típicas das festas maranhenses

Muitas receitas deliciosas podem ser apreciadas durante as festas juninas maranhenses – e reproduzidas em qualquer outra região! Um dos pratos mais amados no Estado é o arroz de cuxá, feito com vinagreira, especiarias e farinha de mandioca.

Além dele, o bolo de macaxeira (aipim ou mandioca) também está sempre presente nas barraquinhas dos arraiais locais. E como também mencionamos, a torta de camarão é outra comida tipicamente maranhense, que acaba permanecendo na culinária regional durante o ano todo.

O mungunzá (ou canjica), a cocada e o mingau de milho também compõem a mesa posta do São João do Maranhão. E um bom quentão também ajuda a aquecer o corpo para as danças.

Sobre Romildo Rocha

Artista e grafiteiro vindo da periferia de São Luís do Maranhão, Romildo Rocha faz pinturas que homenageiam e celebram a sua cultura de origem.

Com grande influência estética da xilogravura, da literatura de cordel e dos azulejos portugueses, Romildo se inspira na cultura popular maranhense para enriquecer suas obras.

“Quando posto minhas obras nas redes sociais, recebo muitos retornos dizendo da emoção das pessoas com o que o trabalho mostra. A arte também tem esse objetivo de transportar as pessoas, de provocar lembranças. Quando a gente fala em cultura popular, tem que ter muita responsabilidade. Não dá pra fazer por fazer, porque aquilo representa a vida de muita gente”


Agora que você conhece mais da cultura e da decoração de São João do Maranhão, é hora de se inspirar nas suas cores e elementos para criar sua própria festa junina. Encontre na Tok&Stok os principais itens para sua mesa e ambientes e descubra novas maneiras de festejar onde estiver.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.