Cultivar um cantinho verde em casa, apartamento ou no escritório não precisa ser complicado. Com isso, fazer um mini jardim de suculentas e outras plantas, leva um toque da natureza e a praticidade de espécies que demandam pouca manutenção, além de adicionar um toque de vida ao ambiente.
O mini jardim no quintal ou dentro de casa cria um espaço aconchegante e você pode personalizar com outros itens decorativos da sua preferência. Então, que tal aprender a fazer o seu? O blog TokEmCasa separou algumas dicas para inspirar e ajudar nessa tarefa, para ter um pouco da natureza dentro do seu lar ou escritório. Confira!
Afinal, quais são as vantagens de ter um mini jardim?
Criar um mini jardim de suculentas e outras espécies, proporciona diversas vantagens, especialmente para quem deseja ter um espaço verde prático, bonito e que cabe em qualquer lugar. Além de ser fácil de cuidar, com opções de plantas que precisam de baixa manutenção.
As suculentas armazenam água nas folhas, caules ou raízes, precisando de regas mais espaçadas. Por isso, elas são ideais para quem tem uma rotina agitada ou não tem experiência com plantas. Outra vantagem é que os mini jardins são perfeitos para pequenos espaços, já que você pode acomodá-los em prateleiras, mesas, aparadores e até mesmo pode usar vasos ou cachepôs suspensos, por exemplo.
Um mini jardim em casas pequenas pode ser moldado ao seu gosto, combinando vasos de diversos tamanhos e materiais. Além disso, eles são versáteis, permitindo criar um ponto focal único e harmonioso com a sua decoração.
Você pode encontrar suculentas de várias formas e cores, que adicionam um toque de personalidade ao ambiente. Desde espécies com flores coloridas até variedades com texturas inusitadas, há opções para todos os gostos. Além de beleza, elas contribuem para purificar o ar e podem ajudar a reduzir o estresse, tornando o ambiente mais relaxante e agradável.
Veja onde é possível colocar seu mini jardim
O local ideal para o seu mini jardim de suculentas artificiais ou naturais deve ser escolhido com cuidado para não atrapalhar a circulação e deixar destacado para ter um espaço bonito e prático. Veja onde é possível compor esse cantinho:
- Sala de estar: em aparadores, buffets ou prateleiras podem ser um ponto de destaque;
- Escritório: é possível colocá-las nas mesas de trabalho ou em estantes, proporcionando uma atmosfera relaxante e criativa;
- Cozinha: ao lado da janela, os mini jardins podem decorar e alegrar o ambiente;
- Varanda ou sacada: se tiver espaço, você pode criar um pequeno jardim vertical composto por vasinhos com suculentas artificiais e naturais, entre outras plantas;
- Banheiro: esse é um bom espaço para colocar alguns vasos com suculentas artificiais;
- Quartos: prateleiras ou nichos são ótimos lugares para os mini jardins, apenas atente-se para não comprometer a passagem.
6 dicas para fazer um mini jardim em casa, apartamento ou escritório
Para você saber como fazer um mini jardim, existem alguns pontos que devem ser considerados. Por isso, veja dicas para criar o seu da maneira que preferir e para colocar em qualquer ambiente.
Escolha os vasos e cachepôs para usar no seu jardim
É possível usar vasos e cachepôs de cerâmica, vidro ou madeira. Se você optar por uma decoração com plantas naturais, garanta apenas que o recipiente tenha boa drenagem para evitar o acúmulo de água.
Planejamento do local onde vai colocar seu mini jardim
Ao escolher o lugar onde vai colocar seu mini jardim, pense também nas plantas que vai usar para compor esse espaço. Caso opte por espécies naturais, considere um local com uma boa iluminação natural e onde seja possível fazer as regas com praticidade.
Preparação do solo e demais cuidados que as espécies precisam
Use um substrato específico para as plantas escolhidas, que proporciona uma boa drenagem. Misturas com areia e pedrinhas são ideais para garantir que a água não se acumule.
Montagem criativa para dar um toque especial
Você pode organizar as plantas por tamanhos e cores, criando uma composição harmoniosa e bonita. Acrescente pedrinhas, areia colorida ou outros de sua preferência, para dar um toque especial e ter um jardim simples em casa.
Pense nas plantas que você deseja nesse espaço
Agora é hora de pensar nas plantas que você deseja ter no seu mini jardim. Além das suculentas, você pode ter samambaias, cactos, costela-de-adão, entre outras que não precisam de muitos cuidados diários. Porém, se você quer outras opções, é possível escolher flores artificiais para compor arranjos bonitos e práticos.
Rega e cuidados com as suas plantas
Regue de forma moderada, certificando-se que o solo está seco antes de regar novamente. Contudo, se você optar por plantas artificiais, lembre-se de retirar o pó algumas vezes por semana, para que elas tenham uma boa durabilidade.
Confira outros itens para complementar o seu mini jardim
Para deixar o seu mini jardim mais charmoso, é possível complementar com acessórios e elementos decorativos. Assim, você pode ter um espaço bonito e confortável para descansar em casa.
- Pedrinhas decorativas: disponíveis em diversas cores e tamanhos, elas ajudam a criar contrastes e texturas no jardim;
- Musgos e cascas de árvore: criam um visual natural, trazendo a sensação de um pequeno ecossistema;
- Adornos: pequenos personagens ou figuras de animais podem transformar o jardim em um cenário encantador;
- Suportes e prateleiras: se você deseja destacar seu mini jardim, considere usar suportes suspensos ou prateleiras;
- Vasos de diversos tamanhos: você pode usar modelos com formatos geométricos ou em cores vibrantes, que complementam o estilo das plantas.
Leve mais natureza para a sua casa e um design sustentável
Agora que você já sabe mais sobre como fazer um mini jardim de suculentas e outras plantas, que tal fazer o seu? No site e nas lojas da Tok&Stok, você encontra vasos, suportes e itens decorativos perfeitos para compor o seu cantinho verde.
Além de diversos produtos sustentáveis com um design único que contam com muito estilo e responsabilidade. Eles contam com a certificação FSC (Forest Stewardship Council), que garante a preservação do meio ambiente. Veja todas as opções para redecorar sua casa ou escritório.