Eles são um charme na decoração e são bem-vindos em qualquer ambiente. Inspire-se com modelos de abajur e dê um toque vintage aos espaços.


Para quem gosta de um bom estilo vintage nos ambientes, o abajur é uma peça essencial no cenário. A luminária de mesa evoluiu de visual ao longo dos anos, mas nunca perdeu o ar clássico que leva charme a diferentes espaços e usos.

Incrementando a iluminação em qualquer estilo – já que é encontrado em diferentes tipos – o abajur deixa cada cantinho com um ar autêntico. Inspire-se para levar essa atmosfera para seus ambientes com os modelos a seguir.

Onde colocar abajur na decoração

Mesmo sendo normalmente associado ao uso no quarto, o abajur é uma peça versátil e pode ser colocado em qualquer ambiente da casa. Enquanto o abajur de quarto geralmente leva uma iluminação amarelada para criar um clima mais aconchegante, um abajur para sala ou espaço de estudos pode ter uma iluminação branca ou azulada para despertar atividades mais práticas. Seja como for, existe um tipo de abajur para cada momento e espaço da sua casa. Veja só:

tipos de abajur

Abajur de parede

A maioria das luminárias de parede são instaladas próximas às cabeceiras da cama, por ser um espaço que geralmente não é alterado nas mudanças de decoração. Para ter aquele momento de leitura tão confortável antes de dormir, considere modelos com cabeça móvel que se adaptam à altura que você precisa.

Abajur de mesa

Mais versátil, este tipo de abajur pode navegar pelos espaços de acordo com a necessidade. São ideais para mesas de cabeceira, mesas de trabalho ou estudo ou até no canto da sala de estar, para criar uma atmosfera mais relaxante. 

Em todos os casos, vale escolher um modelo de acordo com o tamanho, a cor e o estilo da mesa onde o abajur será colocado.

Muitas vezes, as luminárias de mesa possuem um braço ajustável para que você possa posicionar a luz diretamente sobre sua tarefa ou ajustar o ângulo da luz para iluminar melhor seu trabalho.

tipos de abajur

tipos de abajur

Abajur de piso

O abajur de piso ou de chão também oferece praticidade na decoração, além de preencher um espaço vazio. Ele pode ser de madeira, metal ou materiais naturais, deixando o ambiente bonito e com uma sensação de conforto.

Usos na sala

Cúpulas arredondadas, texturas naturais ou mesclas de materiais descrevem um abajur vintage, ideal para ser o destaque da decoração na sala de estar. Escolha uma mesa lateral próxima ao sofá ou em um dos cantos do ambiente para atrair todos os olhares. 

Leia também:
Decoração Dark Déco para sala: Inspire-se para montar a sua
Dia de spa: 5 itens de bem-estar para dar de presente
Top 5 fragrâncias para aromatizar a casa

Abajur para leitura

Se você trabalha e estuda em casa ou é apaixonado por livros, ter um cantinho dedicado para essas atividades é essencial. Nesse caso, uma luminária de mesa ou abajur com luz fria é ideal para manter sua concentração e estimular a produtividade. 

Enquanto isso, seu estilo dá um toque vintage ao seu cantinho e torna a experiência ainda mais aconchegante.

Formatos de abajur

Assim como os modelos, cores, materiais e tamanhos de abajures variam, seus formatos também. Cada tipo cria um determinado tipo de sombra, o que pode ser fundamental para cada uso. Conheça alguns deles:

  • Tambor: É redondo na circunferência e tem lados retos. Tem visual suave e contemporâneo;
  • Oval: É largo e plano, frequentemente usado com lâmpadas com lados distintos. Sua sombra pode destacar ou ofuscar a lâmpada de acordo com seu tipo;
  • Imperial: É mais estreito na parte superior e mais largo na parte inferior. Funcionam bem com lâmpadas alongadas e arredondadas;
  • Quadrado: Tem quatro lados retos. Eles têm estilo mais contemporâneo e funcionam melhor com lâmpadas retangulares ou quadradas;
  • Cilíndrico: Semelhante ao formato tambor, com lados e aberturas proporcionais na parte superior e inferior, este modelo é mais alto;
  • Cool: Modelo clássico, este formato é angulado e tem uma grande abertura na parte inferior. Na parte superior, tem uma pequena abertura que permite que a luz ambiente flua para cima;
  • Retangular: Os modelos de abajur retangulares são angulados e têm uma difusão mais ampla da luz na parte inferior da luminária.

Agora que você conhece um pouco sobre os tipos e modelos de abajur, encontre o espaço ideal para colocar o seu. Descubra estes e outros modelos de luminária que mais expressam seu estilo na Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.