Confira dicas para decorar a varanda e como aproveitar este espaço com funcionalidade.


Espaço de respiro em casas ou apartamentos, a varanda pode ser organizada e decorada de diferentes formas. Os tipos de varanda existentes são muitos e elas têm o poder de definir o clima da casa e proporcionar momentos de bem-estar e relaxamento em um ambiente alternativo.

Cada vez mais comum nos apartamentos, a varanda gourmet se apresenta como extensão da sala e pode também funcionar como um espaço de repouso em um dia a dia agitado, principalmente nas grandes metrópoles.

Projetos de casa já possuem o tipo de varanda ideal para estabelecer uma conexão entre o ambiente externo e interno, além de dar um destaque a mais na arquitetura e no design da sua construção.

Pensando nessas inúmeras possibilidades de tipos de varanda e os seus usos, inspire-se nas nossas dicas para deixá-las mais interessantes, transformando-as em um refúgio e atrativo da casa.



Tipos de varanda para refeições ao ar livre

Ao receber os amigos para almoços ou jantares na varanda, é importante oferecer um espaço confortável para todos se acomodarem. Por ficar exposta ao ar livre, os móveis colocados ali precisam ser de materiais que resistam às adversidades do tempo.

Ver opções de bancos para varandas >>  

Se a sua escolha é a madeira, opte por mesa de jantar, bancos e cadeiras que possuem acabamento com pintura impermeabilizante. A madeira de eucalipto é uma alternativa viável por sua alta durabilidade e densidade. É é importante ter em mente que a exposição às chuvas, ventos e sol podem modificar o aspecto da madeira, o que trará um estilo rústico que cabe bem nesse ambiente. Aproveite o espaço para montar um agradável espaço de refeições ao ar livre.

Ver opções de cadeiras para varanda >>  

Para complementar os tipos de varanda ao ar livre, coloque algumas plantas e para alcançar um contraste com o ambiente interno da casa. Aqui, assim como no caso dos móveis, também é importante escolher plantas que vivem bem com o sol intenso e ventos constantes. Plantas como Agave dragão, Babosa, Espada de São Jorge e, para dar uma cor, trepadeiras do tipo Bougainvillea são ideais para espaços nessas condições.

Ver opções de mesas de jantar para varanda >>

Estofados e almofadas na varanda

Se a intenção é ter um espaço para relaxar, seja nos tipos de varanda ao ar livre ou em apartamentos, opte por cadeiras e poltronas estofadas que vão garantir mais conforto.

Para as áreas externas, os estofados de fibra sintética são indicados pela resistência ao calor, à água e incidência de raios solares por conta da proteção UV. Com relação à cor, dê preferência para o tom natural da própria fibra para obter um estilo rústico que vai muito bem com a varanda ao ar livre.

Ver opções de poltronas para varanda >> 

Incorpore o seu estilo usando almofadas com uma mescla de estampas. Para uma decoração que combine com a natureza, estampas de folhagens; para um tema náutico, estampas com listas em azul e branco vão fazer a diferença no espaço.

Também é importante pensar no tecido. Considere opções de almofadas em tecido hidrorrepelente, resistentes e práticas na hora de limpar. Se você tem um espaço a mais, complemente a varanda com uma poltrona para momentos de leitura, ou até mesmo uma chaise longue para curtir o sol.

Ver opções de mesas altas para varandas >>

Drinks em boa companhia

Em apartamentos, uma alternativa para aproveitar a sacada é transformá-la em uma varanda com conceito de bar. Acolhedora, os tipos de varanda usadas como bar criam um espaço extra para receber companhias e momentos mais descontraídos em casa.

Para isso, aposte em mini adegas, mesas e bancos altos. Estes móveis podem ser usados de diferentes formas, como o banco alto, que pode servir tanto para assento como para apoio. Uma prateleira com ganchos pode virar uma adega.

Se a área disponível for pequena, escolha móveis para varanda que se adaptam ao espaço para criar uma atmosfera confortável e funcional.



Uma extensão da sala de estar

Para aproveitar os espaços, torne a varanda uma extensão da sala de estar. Se a sua sala é pequena ou se não há uma definição entre sala de jantar e estar, decore a varanda com poltronas e sofás e dê a ela a condição de sala de estar.

Essa integração é uma tendência que pode acompanhar mudanças estruturais, como a remoção da porta que separa os ambientes. Mesas de centro e laterais também podem compor o ambiente, ao lado de porta-revistas e plantas.

Home Office na varanda

A varanda é um lugar bastante criativo e proveitoso para montar o home office. Nela é possível aproveitar bem a luz do dia, contar com a vista externa para aliviar a rotina e estar próximo de uma ventilação natural.

Acomode também alguns sofás e poltronas para manter a versatilidade do espaço e complete com uma mesa de centro para momentos de pausa e descontração durante o dia.

Ver opções de sofás para varanda >> 

Varanda com ervas e flores

Em casa ou apartamentos, a varanda pode ainda ser o espaço voltado para cultivar plantas e até mesmo uma mini horta. Basta ficar atento às características do espaço para fazer as escolhas certas e que se adaptam ao local disponível. Algumas flores são básicas na hora de compor uma varanda por suportarem bem várias situações climáticas, como a Azaléia, Russélia e Cacto-estrela.

Ver opções de floreiras >>

No caso de ervas, é preciso ter cuidado com ventos. O Manjericão, Alecrim e Tomilho são ervas que amam o sol e não necessitam de cuidados constantes, então são ótimas escolhas para incrementar o ambiente e começar o cultivo. Para manter uma mini horta na varanda, não se esqueça de deixar o solo dos vasos sempre úmido e adubar regularmente.

Ver opções de vasos >>

Para ter um espaço desses em casa, defina qual é o seu objetivo de uso e escolha os móveis e a decoração que mais vai combinar com ambiente que você está planejando. Encontre na Tok&Stok os móveis para varanda para compor seu novo refúgio.

Leia também: Como conservar móveis da área externa

 

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.