Saiba como escolher, compor e pendurar!

Preencher os ambientes da casa com quadros e pôsteres é essencial para quem deseja contar histórias, dando mais personalidade e vida aos aos espaços. 

É por isso que garimpar os novos quadros decorativos para quarto pode ser uma tarefa divertida, mas também cheia de dúvidas. Afinal, como combinar tudo para ter um refúgio aconchegante e inspirador?

Se você está se perguntando sobre como escolher e compor o quarto com quadros que representam tudo o que gosta, vem com a gente. Separamos dicas valiosas para você escolher, misturar e pendurar os próximos quadros do seu quarto!

Escolhendo a parede dos quadros

Entender onde os quadros vão ficar é o primeiro passo para uma escolha assertiva. 

No caso do quarto, as opções são: a parede atrás da cama, a parede oposta à cama e as paredes laterais. 

Pendurar quadros na parede atrás da cama é a opção mais popular, pois permite que os quadros estejam no ponto de destaque do ambiente.  Neste caso, você pode colocar os quadros tanto de maneira simétrica, como assimétrica, criando um visual que enriquece o espaço. 

Já o espaço na frente da cama é ideal para quem deseja pendurar gravuras motivantes ou com alto apelo emocional, já que serão sempre vistas ao menos antes de dormir e logo após acordar. 

A parede lateral da cama é perfeita para criar uma gallery wall decorativa ou compor uma coleção de quadros que acompanham a altura da cama e dos outros móveis.

quadro decorativo atras da cama para quarto

Um quadro, poucos quadros ou uma gallery wall?

Agora que você já sabe qual parede será preenchida, defina como fará isso. Será com um quadro, dois ou três quadros, ou com uma volumosa galeria de arte?

quadro decorativo para quarto

Um quadro é a opção mais minimalista. Se você deseja que seu novo quadro cause impacto, dê preferência a uma imagem contrastante. Quadros grandes com fotos em alta qualidade, montagens e frases inspiracionais também são sempre uma boa ideia. 

Para compor, dois ou três quadros dão mais movimento ao ambiente. Na Tok&Stok você já encontra quadros com gravuras na mesma paleta e com a mesma temática. São uma opção prática para quem deseja decorar de maneira prática e funcional. Se você gosta de uma simetria clássica, escolha quadros com tamanhos iguais e coloque-os lado a lado. 

Já se você deseja criar uma verdadeira galeria com mais de três quadros, confira 3 dicas para pensar na sua gallery wall:

1. Assimetria criativa: misture quadros de diferentes tamanhos e molduras. Pode parecer aleatório, mas vai criar um visual dinâmico interessante;

2. Mistura de elementos: combine quadros com outros elementos decorativos, como fotos, azulejos, postais, prateleiras flutuantes, espelhos, tecidos e plantas. Elementos 3D, como esculturas, são sempre uma boa ideia;

3. Coesão Visual: Escolha um esquema de cores ou uma temática para unificar os diferentes elementos.

composicao quadro decorativo para quarto

quadro decorativo

Agora que você já sabe qual estilo de galeria irá compor, veja alguns tipos de disposição para os quadros e outros objetos: 

  • Foco central: escolha um quadro maior como foco central e distribua os quadros menores ao seu redor;
  • Equilíbrio visual: equilibre os tamanhos, intercalando quadros maiores e menores, para que um lado da composição não pareça maior do que o outro;
  • Linha base: escolha uma linha imaginária para alinhar a base dos quadros, criando uma linha de referência visual;
  • Simetria: pendure os quadros de forma simétrica para um visual clássico e equilibrado;
  • Agrupamento por tamanhos ou temas: agrupe quadros de tamanhos e temas similares e tenha um impacto maior;
  • Espaçamento: mantenha o mesmo espaçamento entre os quadros e objetos e tenha um visual muito mais organizado. 

Hora de escolher os quadros para o quarto! 

Agora que você já sabe onde e como vai posicionar seus novos quadros, confira os principais pontos de atenção para fazer bonito na decoração.

A temática dos quadros deve refletir seus interesses. Se você é amante da natureza, de fotografias ou de paisagens, saiba que gravuras de flores e animais são sempre uma boa escolha. Para um visual mais moderno, opte pela arte abstrata. Fotografias de viagens e cultura podem trazer memórias especiais e um toque ainda mais pessoal ao quarto. 

Seguir a regra dos contrastes também é sempre uma opção muito bem-vinda: se a parede for escura, dê preferência aos quadros claros. Se for clara, dê preferência aos quadros escuros

quadro decorativo nas laterais da cama acima da mesa de cabeceira

composicao quadro decorativo na parede para quarto

Usar cores complementares, baseando-se no círculo cromático, também pode ajudar a criar uma harmonia visual. 

Quadros em tons neutros combinam bem com paredes de qualquer cor, sendo uma opção muito versátil. 

Se você tem papel de parede no quarto, escolha quadros que complementam o padrão sem competir por atenção, criando um visual agradável e aconchegante. 

Preste atenção nas molduras

Seja pelo estilo, grossura ou cor, o ideal é que as molduras sempre conversem entre si e se destaquem em meio à pintura ou papel de parede. Esse pequeno gesto cria um visual harmonioso e dá espaço ao que realmente importa: o que está dentro delas. 

Posso colocar quadros em todas as paredes do quarto?

Claro que pode! 

Para misturar quadros nas diferentes paredes do quarto, uma boa estratégia é dividir os temas por parede. Você pode fazer, por exemplo, uma parede com paisagens, outra com retratos, outra com somente uma frase e outra com gravuras. 

Combine quadros com motivos e cores complementares para criar um visual mais harmonioso. Assim, todas as paredes se complementam e o ambiente fica com uma atmosfera equilibrada e esteticamente mais agradável. 

quadro decorativo projeto fotografos jonas tucci e alicia abe

quadro decorativo projeto fotografos

Qual é a altura ideal para pendurar os quadros no quarto?

A altura ideal para pendurar quadros depende de vários fatores. Por isso, aqui falaremos sobre uma regra geral.  

O centro do quadro, pôster ou gravura deve estar no nível dos olhos de uma pessoa de estatura média, a aproximadamente 1,60m do chão. 

Se você for pendurar os quadros acima da cama, deixe um espaço entre 15cm e 20cm entre eles e a parte mais alta cabeceira. Já se os quadros forem ficar acima de outros móveis, diminua este espaço para uma diferença entre 10cm a 20cm entre o topo do móvel e a base do quadro. 

Esses pequenos cuidados garantem que os quadros fiquem bem posicionados e em harmonia com o restante da decoração. 

quadro decorativo na parede para quarto

Como pendurar os quadros sem furar as paredes?

Além dos pregos e parafusos tradicionais, você pode usar ganchos adesivos ou fitas de montagem dupla face de alta resistência. 

Sistemas de trilhos também são uma opção interessante, pois permitem que você mude a disposição dos quadros facilmente sem ter que fazer novos furos. 

Se você deseja dar um visual mais dinâmico, saiba que as prateleiras flutuantes e a própria superfície dos móveis são uma boa opção. Elas permitem que você apoie os quadros sem a necessidade de pendurá-los diretamente na parede. 

Leia mais:
8 soluções para ganhar espaço na decoração de quarto pequeno
Cama de casal, queen ou king? Saiba como escolher a sua
Móveis para quarto pequeno: como escolher, compor e combinar

Conclusão

Escolher quadros decorativos para quarto é uma oportunidade de expressar sua individualidade, criando um espaço que é totalmente seu. 

E não se esqueça: a chave para um quarto lindo e harmonioso é você se divertir enquanto monta ele! 
Se você deseja ler outras dicas de decoração de quarto, acesse outros artigos do blog da Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.