Madeira não é tudo igual! Confira. 

Quando o assunto é compor os ambientes da casa, os móveis e acessórios de madeira são uma escolha clássica e atemporal. Duráveis e versáteis, os diversos tipos de madeira podem ser encontrados em vários estilos, sendo capazes de mudar a atmosfera de qualquer ambiente. 

Os móveis de madeira têm grande protagonismo quando o assunto é sustentabilidade. A madeira é um recurso renovável, e muitas empresas já estão adotando práticas de manejo florestal sustentável. A Tok&Stok é uma delas. 

Optar por móveis de madeira de reflorestamento ajuda a proteger o meio ambiente, além de promover a conservação das florestas. 

Neste artigo, vamos te mostrar as diferenças entre os principais tipos de madeira do mercado, as melhores formas de escolher seus móveis de madeira e vamos te dar dicas práticas de como combinar móveis e acessórios de madeira. 

aparador e mesa de centro de madeira

Cada tipo de madeira possui suas próprias características, qualidades e funções. Confira os principais: 

Madeira maciça

A madeira maciça é considerada a mais nobre e durável entre os tipos de madeira. Por ser cortada diretamente do tronco da árvore, é considerada “ pura”, não contendo outros materiais aglomerados em sua composição. Também é extremamente durável, podendo atravessar gerações.

O efeito visual da madeira maciça é ímpar, agregando uma estética rica e natural. Cada tipo de madeira possui tons e veios diferentes, garantindo que uma peça nunca seja igual à outra. 

As madeiras maciças mais comuns no mercado são o eucalipto, pinus, cedro e madeira de carvalho. Confira as principais diferenças entre elas:

banco e cadeira de madeira

Móveis de eucalipto 

Eucalipto é uma das madeiras mais conhecidas quando o assunto é mobiliário sustentável. Forte e flexível, o eucalipto é durável na medida certa. Possui uma tonalidade clara e uniforme característica, que pode ser facilmente tingida, se assim for a necessidade. Menos pesado, o eucalipto é mais fácil de ser transportado. Ideal para ambientes internos, onde ficam com pouca umidade e longe de eventuais pragas. 

Móveis de madeira pinus

A madeira pinus é originária do Pinheiro, árvore em abundância no sul do Brasil. Leve e econômico, este tipo de madeira é facilmente encontrado e fácil de trabalhar. Com veios claros e um aspecto rústico, os móveis de madeira pinus combinam muito bem com os ambientes mais despojados. A madeira pinus é menos durável do que os outros tipos mais comuns, mas ainda sim pode ser tratada para ter maior resistência. 

estante de madeira

Móveis de cedro

O cedro é conhecido por sua resistência natural a insetos e umidade. Por causa disso, é durável, ideal para ambientes externos e áreas com muita umidade. Quando está mais novo, o cedro possui tonalidade avermelhada. Com o passar dos anos, ganha um tom acinzentado. É uma madeira cheia de personalidade, que muda seu visual ao longo dos anos!

poltrona e organizador de mesa de madeira

Móveis de carvalho

Carvalho é uma das madeiras mais fortes e duráveis, resistindo bem ao desgaste. Com seus veios marcantes e aparência robusta, pode ser encontrado em diversas tonalidades, do claro ao escuro. É muito utilizada em móveis de alto padrão.

MDF, MDP e compensado

Certamente você já ouviu falar sobre MDF, MDP e compensado. Mas você sabe a diferença entre eles?

Para começar, o MDF é um produto feito de fibras de madeira coladas com resina sob alta pressão e temperatura. O MDF é mais denso do que MDP e compensado, e muito uniforme. Quando bem selado, é bastante resistente. Pode ser pintado de diversas cores ou revestido com lâminas de madeira maciça. 

Já o compensado é feito de finas camadas (folhas) de madeira coladas em ângulos retos. É forte, estável, durável e muito menos propenso a empenar do que a própria madeira maciça. Sua superfície uniforme pode ser revestida com lâminas de madeira para melhor acabamento estético. 

O MDP, por sua vez, é feito de partículas de madeira maiores e mais grossas. Mais leve, é frequentemente utilizado em móveis com alto poder decorativo. Pode ser revestido com lâminas de madeira ou melamina para melhor acabamento estético. 

Como escolher móveis e acessórios de madeira?

Essa é uma questão que envolve não só a estética, como a funcionalidade. Aqui estão algumas dicas para você fazer a escolha certa:

1. Considere o ambiente

Nos ambientes internos, madeiras como carvalho e cedro são ótimas para áreas íntimas ou compartilhadas. Duráveis, possuem um visual característico, que garantirá mais aconchego nos quatro cantos da casa. 

Já nos ambientes externos, dê preferência aos móveis e acessórios de cedro e eucalipto. Esses tipos de madeira são mais resistentes ao sol, à umidade e às pragas. 

penteadeira e luminaria de chão de madeira

2. Leve a funcionalidade em questão

Os móveis que abrigarão itens mais pesados devem ser feitos de madeiras mais densas. 

Mesas de jantar de madeira de carvalho ou nogueira, por exemplo, garantem maior durabilidade, além de uma estética elegante. Estantes e armários de MDF ou compensado vão bem, devido à estabilidade e ao custo-benefício. 

mesa de escritorio e mesa de jantar de madeira

3. Como é o estilo do ambiente?

Se você gosta de ambientes rústicos, dê preferência ao pínus e à madeira de demolição. Esses tipos trazem uma sensação de aconchego e simplicidade. 

Para ambientes modernos, móveis e acessórios de MDF e compensado com acabamentos lisos e lacados garantem um visual moderno e minimalista. 

Se para você o clássico não sai de moda, aposte em madeiras como mogno e carvalho. Com seus veios ricos e tons profundos, essas madeiras são perfeitas para compor um estilo tradicional e atemporal. 

4. Durabilidade e manutenção

Se você estiver procurando por móveis de madeira que duram por décadas, opte pelas opções em madeira maciça. Entre elas, se você deseja as que requerem menos manutenção, escolha entre o cedro e o carvalho. 

Como combinar móveis de madeira com a decoração?

Os móveis de madeira podem ser protagonistas ou coadjuvantes. Confira as principais formas de combinar os móveis de madeira com a decoração da casa: 

  • Utilizando madeiras de diferentes tons em móveis e acessórios;
  • Contrastando os móveis de madeira com outros materiais, como metal, vidro e tecidos;
  • Escolhendo cores complementares, como branco, cinza, bege, verde e azuis suaves;
  • Adicionando plantas ao seu redor. 
mesa e cadeira de jantar de madeira

aparador de madeira

Leia mais:
Como escolher cadeiras e bancos para cada ambiente
Dicas para escolher a mesa de jantar ideal
Cama de casal, queen ou king? Saiba como escolher a sua
Prateleiras e nichos: Como usar na decoração

Por que adicionar madeira na decoração dos ambientes?

Que a madeira é durável, traz calor e aconchego e possui alto valor estético, você já sabe. Mas já parou para pensar sobre a sua versatilidade? A madeira pode ser usada em praticamente qualquer estilo de decoração, desde o rústico até o contemporâneo. Sua capacidade de ser esculpida, tingida e acabada de diversas maneiras permite uma ampla gama de possibilidades e aplicações! Aposte nos móveis e acessórios de madeira e tenha bons aliados para a vida toda.

Você encontra mais dicas de decoração de casa no blog da Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.