Ideias e soluções com prateleiras e nichos para verticalizar o visual da casa de um jeito charmoso e funcional


Aliar a organização da casa com a decoração é uma forma funcional de aproveitar todo o ambiente. Ao mesmo tempo, podem surgir dúvidas sobre quais elementos usar para colocar isso em prática e ganhar mais espaço, principalmente em cômodos pequenos. Para ajudar nessa tarefa, reunimos neste post algumas ideias que podem transformar a casa com prateleiras e nichos, destacando o que você tem de mais especial.

Prateleiras ou nichos? Saiba como escolher

Preferências e gostos pessoais são sempre bons pontos de partida para decorar qualquer ambiente. Ao mesmo tempo, alguns critérios podem ser observados ao escolher entre prateleiras e nichos. Para começar, pense nos objetos que serão colocados, o tamanho deles e o espaço disponível para instalar as peças. 

Em cômodos pequenos, os nichos podem ser melhor aproveitados para receber itens de decoração como porta-retratos, enfeites e pequenos livros. Eles segmentam os itens e podem ser posicionados lado a lado de acordo com a categoria – garrafas, potes ou brinquedos por exemplo.

Se a intenção é simplesmente decorar, criar composições com prateleiras e nichos juntos pode ser uma solução de comodidade em qualquer ambiente da casa. Assim, elas deixam à mostra tudo aquilo que queremos dar destaque.

Outra forma de aproveitar as prateleiras é acomodar itens de pouco uso para deixar tudo mais organizado – principalmente quando colocadas no alto. Encontre a seguir algumas ideias e inspirações de decoração com os dois elementos.

Ver opções de prateleiras e nichos >>

Soluções com nichos para decorar

Com nichos, é possível manter o quarto das crianças, a lavanderia, a cozinha ou aquele espaço especial da casa organizado e bem decorado. Você também pode acomodar objetos de uso diário, deixando-os mais acessíveis. Em resumo, sua versatilidade possibilita diversas combinações e usos, adequados a cada necessidade.

Os formatos também podem ajudar a definir o estilo para um ambiente, como ele será usado e as possibilidades de composição. Você pode encontrar nichos quadrados, retangulares, redondos e hexagonais, além de formatos personalizados para quartos infantis, por exemplo.

Na sala, eles criam pontos focais para deixar objetos cheios de memórias afetivas, como a lembrança de uma viagem ou o presente de um grande amigo. Já no quarto, você pode usar o nicho como uma mesa de cabeceira suspensa, otimizando espaço de uma forma criativa.

Na cozinha, use nichos pequenos para guardar garrafas, como em adegas. Nos modelos maiores e retangulares, coloque potes de condimentos e mantimentos e decore de maneira funcional. Nichos coloridos quebram a monotonia deste ambiente e podem ser usados para criar o canto do café, expondo xícaras e elementos decorativos temáticos da bebida.

Os nichos para banheiro são funcionais e deixam o ambiente mais dinâmico, com visual agradável. Neles, você pode deixar desde itens de higiene pessoal até acessórios decorativos, como pequenos vasos de plantas e adornos.

Leia também: Soluções para lavabo: Detalhes que otimizam o espaço

Usos da prateleira na decoração

Por ter diferentes tamanhos e materiais, as prateleiras são elementos práticos em várias composições. Enquanto as prateleiras de madeira formam espaços serenos e aconchegantes, as prateleiras de ferro ou vidro sugerem um visual moderno no estilo industrial

As prateleiras são ótimas soluções para apoiar vasos de plantas pendentes, como jibóias, samambaias, suculentas dedo de moça e peperômias. Seja na varanda ou na sala, elas criam uma atmosfera natural e relaxante ao levar mais leveza para o espaço.

Para uma aparência mais minimalista, você pode usar objetos com a mesma tonalidade, misturando seus formatos. Evite deixar tudo muito centralizado, criando uma dinâmica na prateleira com cada item. 

Leia também: Plantas na sala de estar: Sugestões e cuidados

Objetos com significados especiais fazem uma boa composição de prateleira. Use os livros que mais gosta na horizontal e crie pequenos pedestais nas prateleiras para estes objetos. 

Não encher muito a prateleira é uma forma de mantê-la organizada e com um respiro entre os objetos. Essa pausa no visual pode ser feita com um item maior e mais largo, criando um foco neste pequeno espaço. Na hora de montar, você pode começar por ele e adicionar outros itens menores aos poucos.


Aproveite as ideias acima para incrementar a decoração na vertical, otimizando espaços e trazendo uma nova perspectiva para os ambientes. Com certa frequência, olhe para suas prateleiras e nichos com atenção e veja se a arrumação desses espaços faz sentido ou se algo pode melhorar.

Assim, você pode descobrir seu próprio estilo e reinventar tendências. Lembre-se de usar elementos que gosta e precisa para criar seu canto especial e que farão parte do seu trajeto diário. Inspire-se com a Tok&Stok e encontre mais ideias e soluções como essas no blog #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.