A poltrona decorativa é um móvel multifuncional. Veja aqui dicas para escolher o modelo certo para cada cômodo.


A poltrona decorativa é um dos móveis mais versáteis para se ter em casa. Confortável e bonita, ela complementa a decoração de qualquer cômodo. 

Isso acontece porque a poltrona é multifuncional. Além de servir de assento para receber convidados, ela pode ser usada apenas como um elemento decorativo ou para auxiliar na hora de colocar/tirar sapatos. 

Outra grande vantagem de ter uma poltrona na decoração é a variedade de modelos. Decorações rústicas, modernas, industriais, minimalistas… qualquer estilo consegue contar com as poltronas para compor um espaço confortável e bonito. 

Hoje, vamos mostrar ideias de como usar as poltronas na decoração de modo criativo e favorável para a rotina de qualquer pessoa.

5 espaços para colocar sua poltrona decorativa

 1. Quarto 

Entre as funções da poltrona no quarto, podemos destacar: ser um cantinho confortável para ler um livro, ajudar na troca de calçados ou como elemento decorativo em quartos amplos. 

No quarto de bebê, a poltrona é importante para a mãe ter onde sentar e descansar enquanto amamenta, portanto, escolher um modelo confortável – de preferência, com puff para apoiar os pés – é indispensável para o ambiente.

2. Sala de estar 

A sala de estar precisa contar com mais lugares para sentar além do sofá. E a melhor forma de conseguir assentos confortáveis para receber convidados em casa é por meio da poltrona. 

Não precisa comprar uma poltrona da mesma cor que a decoração da sala de estar, mas busque colorações e estampas que ressaltem o estilo do ambiente. 

A quantidade de poltronas depende do tamanho da sala de estar. Em ambientes amplos, compensa colocar ao menos duas poltronas iguais na decoração. Porém, nas compactas, escolha um modelo pequeno e proporcional ao ambiente. 

A circulação da sala de estar precisa ser livre, então evite usar muitos móveis no espaço sem necessidade. 

poltrona decorativa

poltrona decorativa

3. Na varanda  

Ter um conjunto de poltronas na varanda é sinônimo de descanso e aconchego. Porém, não é qualquer modelo que pode ser usado neste espaço. O ideal é investir em materiais resistentes à mudanças climáticas, como o vime, madeira ou ferro. 

No caso da poltrona feita de tecido, a dica é comprar materiais impermeáveis, que são resistentes à água e não estragam com facilidade.  

A mesa lateral é um ótimo complemento para a poltrona decorativa, pois ela será um apoio para canecas, livros ou notebook. É uma excelente maneira de aproveitar a varanda para relaxar. 

Leia também:
Como decorar apartamentos pequenos
Guia: Saiba como escolher sofá
Como recriar uma sala inspirada na série Stranger Things
8 móveis indispensáveis para sala de estar pequena

4. Mesa de jantar 

Que tal trocar as tradicionais cadeiras por lindos modelos de poltronas na mesa de jantar? Elas se destacam na decoração e podem deixar seu projeto ainda mais interessante. 

Em vez de trocar todas as cadeiras, experimente usar as poltronas apenas nas cadeiras das pontas, em destaque. Já o restante da decoração pode contar com os modelos tradicionais da mesa de jantar. 

Quem gosta de ousar na decoração ou tem uma sala de jantar estilo industrial pode comprar poltronas variadas para usar na mesa. Essa diferença de cores e materiais deixa a decoração divertida e autêntica.

poltrona decorativa

5. Home Office 

Conforto precisa andar lado a lado com o trabalho. Afinal, não adianta ter os melhores equipamentos se os móveis não contribuem para sua saúde. Compre uma poltrona confortável para colocar no seu escritório e ter onde sentar para ler um arquivo ou recarregar as energias depois do almoço.

O próximo passo é procurar pelo modelo de poltrona certo para seu ambiente e transformar sua decoração com elementos da sua personalidade.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.