Conheça algumas das características da decoração de outono para usar em diferentes épocas do ano


As mudanças de estação são oportunidades para renovar os ares. Ainda que as temperaturas se alterem bastante, existem alguns elementos do outono que podemos levar para casa, deixando cada ambiente mais acolhedor, calmo e rústico. As cores, os materiais e texturas criam espaços cheios de estilo que facilmente levarão você para esta estação durante o ano inteiro.

Nossas ideias de decoração inspiradas no outono irão ajudá-lo a fazer a transição sem esforço, levando sua essência para qualquer atmosfera. Veja a seguir:

Ver produtos com elementos do outono >>

Cores quentes e terrosas

A paleta de cores é um dos elementos mais marcantes do outono para levar para decoração. Ela tem um aspecto mais nostálgico, associável ao conforto de almofadas, por exemplo. Entre os tons mais marcantes estão o bege, caramelo ou alaranjado, verde musgo e o preto, que contrasta e traz destaque para as nuances quentes. 

Para ambientes mais minimalistas e modernos, vale levar cores mais claras nos móveis, cortinas e paredes e os tons terrosos nos detalhes, como mesas de centro, vasos, mantas e quadros.

Materiais rústicos e com textura: Elementos do outono

O clima bucólico e intimista da estação conta com materiais de textura marcante. Madeira, malhas e couro reforçam esses efeitos. Eles podem ser destacados a partir dos móveis, como mesas em madeira maciça ou um sofá de couro que fica em evidência na sala de estar. Nesse contexto, peças como cadeiras, cabeceiras e mesas laterais com palhinha promovem a mistura do clima tropical brasileiro com o charme artesanal do material.

Leia também: Inspirações para decorar com madeira maciça

Entre os tecidos, as lãs em mantas ou xales para sofá também acrescentam essa sensação de aconchego, além de dar toques naturais à decoração. Se a temperatura não estiver adequada para tecidos mais grossos como esse, o linho ou o algodão incrementam o espaço com o mesmo efeito.

Ao mesmo tempo, trazer cestos em rattan (tipo de fibra natural) ou bambu pode ajudar a guardar as mantas quando as temperaturas não estiverem baixas. Eles vão adicionar um ar terroso à sala de estar e ainda manter tudo organizado.

Tapetes espalhados pela casa

Os tapetes não dependem de uma estação para contribuírem com a decoração, mas podem ser associados ao conforto intimista encontrado no outono. Eles podem estar em todos os cômodos, da varanda ao banheiro, variando em tamanhos, cores e tecidos.

Para temperaturas mais frias, os modelos felpudos, de ou crochê são ideais para deixar os ambientes mais aconchegantes. Para períodos em que o sol entra mais em casa, os tapetes de sisal e capachos compõem de forma rústica e funcional.

Flores de outono

Com a chegada do outono brasileiro em março, começa um novo ciclo no jardim. É um período de preparação para o inverno e alguns cuidados são importantes para que as plantas enfrentem temperaturas mais baixas.

Flores como margarida, copo-de-leite e camélia são espécies que armazenam a energia do sol para a próxima estação, para que amadureçam e possam florescer. Por isso, é ideal mantê-las sempre próximas da luz, irrigar frequentemente e deixá-las em locais arejados. Entre as plantas para arranjos, as íris e lírios brancos são exemplos de flores que têm maior resistência no outono, assim como as orquídeas – que não precisam de muitas regas mesmo em tempos mais frios.

De toda forma, independente do período do ano, cada planta tem necessidades que precisam ser consideradas. Se o cultivo acontece dentro de casa, vale observar a frequência de podas e irrigação de acordo com a região, temperatura e contato com a luz natural.

Leia também: Plantas na sala de estar: Sugestões e cuidados

Elegância para decorar no outono

Outro elemento do outono para decorar é a sutileza na montagem do espaço, um aspecto mais subjetivo que está presente em estilos minimalistas e modernos. Com tons mais fechados e sóbrios, os ambientes tomam para si um ar elegante, reforçado por tecidos lisos e que trazem sensação de tranquilidade e sossego. Na cama, por exemplo, a colcha cinza com texturas sutis incorpora este teor, preenchido no ambiente por peças de madeira.

As próprias almofadas com os tons da estação ajudam a compor a decoração na sala, na varanda ou um canto para relaxar e meditar. A ideia é manter tons mais discretos e acessórios em menor número, para não carregar tanto o visual.

Leia também: Japandi: 5 passos para decorar com a tendência


No outono, todo elemento que traga conforto e bem-estar é destaque. Das cores aos materiais, é importante adequar cada item à realidade da região, dos hábitos da casa e das preferências de estilo. Cada solução pode ajudar no incentivo à leitura, momentos de relaxamento e fazer você aproveitar melhor os ambientes. Encontre em nossas lojas físicas, no site e no app Tok&Stok os itens que vão completar esse clima e continue a se inspirar no blog #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.