A procura de uma nova maneira de posicionar suas plantas? Saiba como criar um jardim suspenso e um passo a passo para montar o seu.


Excelente para otimizar espaços em ambientes pequenos, o jardim suspenso é também uma maneira criativa de renovar a decoração de uma forma natural. Cada vez mais eles estão se tornando populares por sua praticidade, além de trazer a natureza para mais perto dos interiores.

Para aproveitar todas essas vantagens, você pode simplesmente pendurar suas plantas em ganchos no teto — mas há inúmeras possibilidades para criar seu jardim suspenso de um jeito personalizado e criativo. Conheça algumas ideias no post a seguir e um passo a passo para montar.

Ideias para fazer seu próprio jardim suspenso

Aproveite cada espaço da casa

Qualquer canto da casa — até mesmo no banheiro — pode ser bem aproveitado para montar seu jardim suspenso. Considere estruturas já existentes no cômodo, como ripas de madeira e espaços na parede para transformar o ambiente com muito frescor.

Se de fato você escolher o banheiro para fazer seu jardim, coloque espécies de plantas que gostam de umidade como a jiboia, bromélia e orquídea. Dessa forma, você pode começar criando um jardim suspenso simples e barato, renovando seu ambiente de forma natural e personalizada.

jardim suspenso

jardim suspenso

Reaproveite varais

Prateleiras, varais e suportes nas paredes são ótimos destinos para montar um jardim suspenso horizontal, já que são elementos que você provavelmente já tem em casa. Além disso, os cabideiros de roupas são ótimas alternativas para apartamentos onde não é permitido fazer furos na parede ou no teto. Nesse caso, use ganchos em formato S para exibir suas plantas com todo o estilo que elas merecem.

Crie uma estação para seu jardim suspenso

Se você tiver um espaço em casa em que o pé direito é alto (acima de 3 metros), já pode pensar em uma estação para criar um jardim suspenso vertical. Para isso, você vai precisar colocar no teto uma estrutura em madeira, ferro ou outro material bem resistente para pendurar recipientes de vidro ou translúcido.

Neles, você vai colocar espécies de plantas em pequeno e médio porte, observando de perto o desenvolvimento das raízes. Além dos pequenos vasos, você pode pendurar lâmpadas ou luminárias pendentes que vão compor o jardim com muito charme e criatividade.

Acessórios de jardinagem >>

Cortinas vivas: uma alternativa para seu jardim suspenso

Se você tem uma janela que bate bastante sol mas está aparentemente vazia, pode ser o espaço ideal para colocar algumas plantas pendentes. Primeiro, certifique-se de que o suporte para cortina seja resistente o suficiente para suportar o peso de várias plantas penduradas.

Também é importante garantir que a janela escolhida não tenha fortes correntes de vento, inclusive no inverno, pois isso pode acabar matando as plantinhas.

jardim suspenso

jardim suspenso

Leia também:
Guia rápido para cuidar de plantas com Carol Costa
Plantas na sala de estar: Sugestões e cuidados
5 maneiras de levar mais verde para dentro de casa
Horta caseira: Saiba como fazer em passos simples
Varandas e jardins: 3 possibilidades para sua área externa

Varanda verde: seu jardim vertical ao ar livre

Se você quiser associar o verde das plantas com a exposição ao sol e ao ar livre, a varanda é o lugar perfeito para montar seu jardim suspenso externo. Aproveite um dos cantos para colocar um painel próprio para seus vasos, estantes ou até prateleiras que possam receber suas espécies. Uma boa composição para este cenário é aproveitar a madeira e uma parede de tijolinhos, criando um efeito bastante natural e rústico.

Outra boa maneira de usufruir ao máximo da sua varanda é permitir que as plantas ‘entrem’ em casa, estendendo o jardim suspenso para a sala de estar e até outros cômodos com uma estrutura integrada — ou mesmo espécies que se desenvolvam tanto sob a luz solar direta como indireta. Colocar um galho para pendurar espécies menores é uma ideia que vai levar muita autenticidade ao ambiente.

jardim suspenso

Passo a passo para plantar no seu jardim suspenso

1. Defina as plantas que deseja colocar no seu jardim. Frutas como morangos e tomates, flores (petúnias, abelias, orquídeas, sardinheiras e calêndulas, por exemplo) e folhagens mescladas são boas opções. 

2. Escolha o vaso ou cesto ideal para as plantas escolhidas.

3. Para plantar, você precisa colocar um forro na cesta ou vaso de suspensão, que pode ser de fibra natural de côco, musgo ou polietileno. Depois, coloque um composto com terra e fertilizante (adubo), deixando um buraco para a planta ter contato com o fundo e todo este composto.

4. Regue imediatamente para que as raízes comecem a crescer, se alimentar e coletar nutrientes.

5. Antes de pendurar, deixe a planta ‘descansar’ por alguns dias e depois pendure em sua posição final.

6. Cuide das plantas regularmente, observando o tempo de rega e reposição de fertilizantes para que elas estejam sempre bem alimentadas.


Agora que você já sabe por onde começar para montar seu jardim suspenso, liste todos os utensílios que vai precisar e mãos à obra! Descubra outras ideias para renovar toda a casa no #TokEmCasa e deixe seus ambientes ainda mais decorados com os acessórios da Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.