Confira as estratégias e inspirações que vão te ajudar na decoração de um quarto infantil dos sonhos.

A decoração de quarto infantil é um meio de criar um reino encantado, onde a criatividade e os sonhos florescem livremente e sem medo.

Esse ambiente faz parte da identidade da criança e do bebê e é onde se brinca, estuda e descansa. Além de ser o local no qual passam uma boa parte do seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

É recomendável que a decoração reflita o mundo da criança, sendo adequada à formação cognitiva, psicológica e emocional. E, ao mesmo tempo, também ser um local que facilite a vida dos pais na rotina e na hora da organização.

Mas como planejar a decoração do quarto de bebê e do quarto de criança?

Aproveitando os lançamentos da campanha Casa Que Cresce Comigo, selecionamos algumas dicas para você aliar criatividade, tendências, funcionalidade e fazer do espaço infantil um lugar propício para brincar, dormir e estudar da forma mais lúdica possível. Acompanhe!

decoração de quarto infantil contendo: parte da parede pintada de laranja e parte com papel de parede colorido; bicama infantil em madeira com lençol estampado, travesseiros e almofadas coloridas; quadros decorativos; e cômoda em madeira semi-aberta com brinquedos dentro um vaso.

decoração de quarto infantil contendo: parte da parede pintada de azul claro e parte com papel de parede colorido; cômoda com luminária; poltrona rosa claro com almofadas coloridas; dois puffes azul e rosa; penteadeira branca com cadeira branca; e guarda-roupa branco.

4 dicas de decoração de quarto infantil

1. Encontre o tema

Escolha um tema ou uma paleta de cores que reflita os interesses, personalidade e inspire criatividade na criança. Você pode optar por temas com animais, contos de fadas, com estampas divertidas ou cores suaves, por exemplo.

Cores em foco

Tons suaves que dão vida às histórias de dormir e alegram o ambiente. Uma vez que a paleta é escolhida, incorpore ela aos móveis, às roupas de cama, aos tapetes e às paredes para criar uma atmosfera coesa e confortável.

decoração de quarto infantil contendo: guarda-roupa branco; puffe rosa; mesa de cabeceira azul com luminária; cama com cabeceira rosa, jogo de cama colorido e edredom colorido; tapate branco.

As cores são ideais para incentivar a criatividade da criança com o passar do tempo. Na hora de decorar as paredes para montar o quarto ideal para a criança, você pode pensar em alternativas como essas:

  • pintar uma parede de cada cor;
  • colorir o teto com duas cores distintas, usando listras;
  • deixar metade da parede de uma cor e a outra metade de outra cor;
  • inserir adesivos de parede com temáticas que combinem o restante da decoração (árvores, animais, bonecos, etc.).

Histórias em estampas

Para muitas crianças, as paredes podem contar histórias por meio de objetos decorativos coloridos.

Aposte em papéis de parede decorados no quarto para despertar a imaginação dos pequenos. Aqui estão algumas inspirações:

  • usar estampas que geram ilusão de ótica;
  • usar estampas distintas em cada parede de forma que elas combinem e dialoguem.

Dica: se o quarto será usado por um bebê, é importante ter cautela com os objetos e papéis de parede escolhidos.

O ideal é que eles sejam harmônicos de cores leves e sem exageros, para que não tirem a atenção do bebê, especialmente na hora de dormir.

Bonecas, pelúcias e enfeites de parede ajudam a valorizar a decoração do quarto infantil. Além de dar vida a um ambiente lúdico, contribuem para contar e mostrar um pouco da história de crianças de qualquer idade.

No caso das pelúcias e bonecas, vale conservá-las e mantê-las limpas ao longo dos anos. É uma forma de estimular a memória, repleto de momentos para recordar e ainda mantém os objetos livres de ácaros e poeira.

decoração de quarto infantil contendo: menino de pele negra sorrindo, com cabelo cacheado, camiseta branca e macacão preto, em um fundo colorido.

Exposição de arte

É comum que crianças na fase anterior ao aprendizado da escrita e leitura gostem de treinar nas paredes da casa. Pensando nisso, personalize a decoração do quarto infantil com uma amostra do talento delas.

Durante a fase infantil, elas costumam adorar fazer trabalho manuais, incluindo artes com tintas, massinha de modelar, lápis e giz de cera. Dessa forma, você pode estimular a produção de opções que serão destinadas à exposição no quarto.

Leia também:
Quarto para irmãos: ideias de decoração e organização
Móveis modulares para quarto infantil: peças que crescem com os filhos
Acessórios que fazem a diferença no quarto infantil
5 ideias de quarto infantil para organizar e decorar

Você pode providenciar quadros para expor desenhos, assim como instalar um varal e vários prendedores para deixar à vista vários dos trabalhos.

Outra alternativa criativa é pintar uma das paredes de forma que ela pareça uma lousa, estimulando para que as crianças utilizem aquela parede do quarto para produzir as suas próprias artes.

Dê um toque lúdico à decoração do quarto infantil: use elementos do próprio ambiente para criar o clima. Seja um móvel, como uma cama com design divertido, ou um objeto decorativo versátil, como um mosquiteiro que decora e também serve para brincar.

2. Escolha móveis funcionais

Opte por móveis funcionais que também proporcionam diversão. Aposte, por exemplo, em uma cama com lousa ou em uma mesa de cabeceira colorida com espaço para armazenamento de materiais para tornar os momentos no quarto mais inspiradores.

Móveis criativos não só adicionam um toque lúdico ao quarto, como também trazem personalidade ao espaço.

decoração de quarto infantil contendo: parede dividida em cores amarela, laranja, rosa e verde; quadro de passarinhos desenhados; uma cama infantil multifuncional, na qual contém uma lousa e um escorregador, com jogo de cama colorido; abaixo da cama contém uma caixa organizadora de brinquedos; em frente à cama uma menina de cabelos castanhos compridos e presos, de blusa branca e shorts amarelo, sentada em uma cadeira bege, escrevendo na lousa.

decoração de quarto infantil contendo: parede colorida; poltrona rosa com almofada rosa; puffe azul; criado mudo azul com luminária em cima; berço azul claro com véu.

É possível criar encantadores espaços de lazer para o quarto das crianças. Nesse caso, redecore um canto do ambiente para transformá-lo em um local que estimula a criatividade e desenvolva habilidades manuais e capacidades espaciais.

Para isso, reúna os brinquedos e móveis pensados especialmente para atender as necessidades e o tamanho delas. Entre as boas ideias estão:

  • estante para expor brinquedos e acessórios, com um tamanho apropriado para que a criança consiga alcançar ambos os itens;
  • cama em formato de casa;
  • cama nas alturas com escada para subir e escorregador para descer;
  • mesa e cadeiras para brincar e desenhar;
  • puffs para o momento da leitura;
  • estante com livros apropriados para cada idade, visando deixar esses materiais sempre à mostra e estimular o contato.

3. Aposte em acessórios

A imaginação das crianças e dos bebês se desdobra em um ambiente com elementos que estimulam a criação de ideias e cenários. E, com isso, os acessórios se tornam um fator fundamental. 

Adicione toques pessoais na decoração do quarto infantil, com quadros nas paredes, prateleiras para exibir brinquedos ou livros, almofadas decorativas, cabanas e tapetes macios. Além disso, esses acessórios colaboram com o desenvolvimento tátil da criança.

decoração de quarto infantil contendo: parede dividida em laranja e vermelho; caixa organizadora com ursinho de pelúcia, almofada laranja dentro e uma corda de pular dentro; cama em madeira com edredom colorido e almofadas de passarinho desenhado.

Caixas organizadoras

Em um quarto infantil, não podem faltar itens para guardar os brinquedos e outros objetos do bebê e da criança. Investir em caixas organizadoras pode ser uma excelente opção, pois, além de práticos, eles ajudam a manter o ambiente mais organizado.

A organização também desempenha um papel fundamental, com prateleiras ou caixas para armazenar materiais escolares, mantendo o ambiente limpo e livre de distrações. Mas, se você não tiver muito espaço, também pode apostar em prateleiras e estantes baixas. 

Manter esses objetos na altura exata também auxilia na autonomia e na liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

4. Lembre-se de adicionar um cantinho do estudo e da leitura

Decorar o cantinho do estudo infantil é uma oportunidade para criar um ambiente inspirador e propício ao aprendizado das crianças. Por isso, é importante optar por cores vibrantes e estimulantes nas paredes que podem despertar a criatividade, e também, a energia positiva. 

Uma das principais dicas é incorporar elementos educativos, como quadros ou murais com o alfabeto, números e formas, pode transformar o espaço em um local divertido e educativo ao mesmo tempo. 

Além de dar um novo olhar decorativo para o quarto infantil, colocar uma área para leitura é interessante para incentivar o hábito de ler.

Uma opção prática e rápida é utilizar mesa ou bancada, cadeira e puffs bem confortáveis e colocar uma prateleira ou até mesmo espalhar livros e revistas de interesse das crianças nesse espaço.

decoração de quarto infantil contendo: parede parte laranja e parte com papel de parede colorido; quadros decorativos; puffe em palha com duas almofadas em cima em forma de cenoura e tomate; tapete branco em chão terracota com livros, vaso de planta e lancheira; escrivaninha de madeira com armário inferior embutido semi-aberto com livros e brinquedos dentro; em cima da mesa há lápis de cor, papéis e xícara; cadeira eames branca; cômoda em madeira com vaso em cima.

decoração de quarto infantil contendo: parede totalmente em azul claro; prateleira em forma de passarinho contendo livros; quadro decorativo escrito "Voa voa passarim" em fundo colorido; ganchos de parede em forma de passarinho com uma blusa branca pendurada; mesa de escrivaninha bege com madeira, com papéis, luminária, lápis de cor e caneca; de costas para a câmera há uma menina em frente à escrivaninha sentada em uma cadeira em madeira, ela tem cabelos castanhos compridos presos, uma blusa branca e um shorts amarelo.

Iluminação

A iluminação desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera acolhedora e relaxante no quarto de criança, além de ser uma ótima ajuda para a hora do sono. Opte por luzes suaves e difusas, como abajures ou luzes de corda, que possam ser ajustadas para diferentes atividades, como leitura antes de dormir ou brincadeiras tranquilas.

Vale ressaltar que as luminárias e abajures também são aquele tipo de acessório cheio de utilidades para o quarto infantil. Eles podem servir como um objeto de decoração, ajudando a entreter os pequenos com funções extras como efeito de cores, ensinando sobre os animais e também criando uma atmosfera de aconchego e proteção.

decoração de quarto infantil contendo: parede colorida dividida em laranja, vermelho e rosa; luminária de chão com cúpula branca; prateleira em forma de passarinho contendo livros.

decoração de quarto infantil contendo: parede parte em papel adesivo colorido, parte em laranja; cômoda em madeira contendo uma xícara e uma luminária.

Agora que você já está com todas as informações em mãos, aproveite para seguir a TokEmCasa e conferir semanalmente dicas de decoração para todos os ambientes da sua casa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.