Confira as estratégias e inspirações que vão te ajudar a criar um quarto dos sonhos para as crianças.


Na hora de decorar o quarto das crianças, é impossível não voltar a ser criança e ficar totalmente empolgado com o universo de possibilidades que a temática traz. Se o projeto é montar um quarto de menina ou quarto de menino personalizado, a regra é: não há regras – pois há uma série de alternativas a serem exploradas quando se trata de decoração de quarto infantil.

Se você está nessa missão, vamos te ajudar com algumas dicas para você aliar criatividade, tendências, funcionalidade e fazer do espaço um lugar propício para brincar, dormir e estudar da forma mais lúdica possível


Cores e estampas

Brinque com cores e estampas de personagens para criar um cenário divertido. Enquanto tons neutros como branco, azul e rosa claro revestem móveis com leveza, desenhos vestem os acessórios pessoais e itens decorativos do ambiente.

Ao colocar a criatividade para funcionar, na hora de decorar as paredes para montar o quarto ideal para a criança, você pode pensar em alternativas como essas:

– pintar uma parede de cada cor;

– colorir o teto com duas cores distintas, usando listras;

– deixar metade da parede de uma cor e a outra metade de outra cor;

– inserir adesivos de parede com temáticas que combinem o restante da decoração (árvores, animais, bonecos).

Confira opções de móveis e acessórios infantis >>


Histórias nas paredes

Para muitas crianças, as paredes podem contar histórias por meio de objetos decorativos coloridos. Aposte em papéis de parede decorados no quarto para despertar a imaginação dos pequenos. Aqui estão algumas inspirações:

– usar estampas que geram ilusão de ótica;

– usar estampas distintas em cada parede de forma que elas combinem e dialoguem.

Dica: se o quarto será usado por um bebê, é importante ter cautela com os objetos e papéis de parede escolhidos. O ideal é que eles sejam harmônicos de cores leves e sem exageros, para que não tirem a atenção do bebê, especialmente na hora de dormir.

Confira adesivos e papéis de parede para decoração >

Bonecas, pelúcias, móbiles e enfeites de parede ajudam muito a valorizar a decoração do quarto das crianças. Além de dar vida a um ambiente lúdico, contribuem para contar e mostrar um pouco da história de crianças de qualquer idade.

No caso das pelúcias e bonecas, vale conservá-las e mantê-las limpas ao longo dos anos. É uma forma de estimular a memória, repleto de momentos para recordar e ainda mantém os objetos livres de ácaros e poeira.

Veja também: Espaço de estudos infantil: 7 dicas para decorar


Espaço de lazer

É possível criar encantadores espaços de lazer para o quarto das crianças. Nesse caso, redecore um canto do ambiente para transformá-lo em um local que estimula a criatividade, desenvolva habilidades manuais e capacidade espaciais de meninas e meninos.

Para isso, reúna os brinquedos e móveis pensados especialmente para atender as necessidades e o tamanho delas. Entre as boas ideias estão:

– estante para expor brinquedos e acessórios, com um tamanho apropriado para que a criança consiga alcançar ambos os itens;

– cama em formato de casa;

  – cama nas alturas com escada para subir e escorregador para descer;

– mesa e cadeiras para brincar e desenhar;

– puffs para o momento da leitura;

– estante com livros apropriados para cada idade, visando deixar esses materiais sempre à mostra e estimular o contato.

Confira cadeiras infantis para quarto dos sonhos >>


Exposição de arte

É comum que crianças na fase anterior ao aprendizado da escrita e leitura gostem de treinar nas paredes da casa. Pensando nisso, personalize a decoração do quarto com uma amostra do talento delas. Durante a fase infantil, elas costumam adorar fazer trabalho manuais, incluindo artes com tintas, massinha de modelar, lápis e giz de cera. Dessa forma, você pode estimular a produção de opções que serão destinadas à exposição no quarto.

Você pode providenciar quadros para expor desenhos, assim como instalar um varal e vários prendedores para deixar à vista vários dos trabalhos. Outra alternativa criativa é pintar uma das paredes de forma que ela pareça uma lousa, estimulando para que as crianças utilizem aquela parede do quarto para produzir as suas próprias artes.

Dê um toque lúdico à decoração do quarto: use elementos do próprio ambiente para criar o clima. Seja um móvel, como uma cama com design divertido, ou um objeto decorativo versátil, como um mosquiteiro que decora e também serve para brincar.

Confira seleção de camas para quarto infantil >>


Agora é sua vez: deixe a imaginação fluir e pense na temática que as crianças mais gostam para começar a decorar com a ajuda das dicas. Agora que você já está com todas as informações em mãos, aproveite para seguir a Tok&Stok e conferir diariamente dicas de decoração para todos os ambientes da sua casa e escritório.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.