Que tal levar para o lado de fora da casa a alegria da festa do Natal? Confira ideias de enfeites de Natal para jardins, varandas e mais.


É comum privilegiarmos mais a decoração de Natal montada na sala de estar e jantar da casa. Mas podemos pensar diferente. Afinal, a alegria desta festa deve ser compartilhada com o mundo, enchendo de amor e esperança os corações de todos. 

Assim sendo, que tal elaborar uma linda decoração, repleta de enfeites de Natal, para o jardim, sacadas, varandas e fechada da sua casa? Veja as sugestões a seguir.

#1 Reaproveitando os enfeites da Árvore de Natal

Chegou a hora de decorar o lado de fora da casa. Devemos traçar um plano de decoração que faça a sua residência se destacar tanto durante o dia quanto durante a noite. 

Muitas das coisas que você já compra para os interiores do imóvel podem também ser adaptadas para composições do meio externo. Por exemplo, alguns modelos de festões – com exceção daqueles com estrutura de arame, que podem ficar danificados com as chuvas. 

Leia também:
3 tendências de decoração de Natal para sua casa
Guia: 5 passos para preparar seu almoço de ano novo
Ideias de presente de natal por faixa etária
5 opções criativas de kit de presente para você surpreender

A decoração natalina para jardins e outras áreas abertas da casa não precisa ser muito carregada – até para não competir visualmente com as plantas, mobiliários e acessórios. As bolinhas multicoloridas para árvores de Natal são uma excelente opção neste caso. 

Outra ideia é a utilização de pinhas pintadas com spray de tinta metalizada. Por fim, fica lindo nesse tipo de decoração a utilização de enfeites em formato de bengala doce.

A boa notícia é que existem rolos inteiros de festões já com bolinhas, flores e laços vendidos em metro nas lojas. Pode-se fazer diferentes figuras ou contornar elementos de fachada da casa com isso.

Vale a pena tentar fazer uma composição desse material com uma guirlanda em estilo semelhante para destacar a porta principal da casa. É um complemento de decoração para essa área pode ser os arranjos suspensos de luminárias e também as lamparinas de piso com velas no interior.

#2 Usando cordões de luzinhas

Claro que tudo que citamos no tópico anterior tem a ver com uma decoração natalina pensada para ser apreciada no período do dia. Já para a noite não tem como fugir dos esquemas de luz.

Existe, obviamente, os famosos cordões de luzinhas – as atuais versões com lâmpadas de led são mais potentes, resistentes e econômicas. Inclusive, podemos enrolar essas luzinhas em esferas feitas de diferentes materiais, criando efeitos surpreendentes.

Outras opções de decoração natalina com luz seriam:

  • Globos ou frascos de vidro pendentes com velas, ou velas eletrônicas acesas;
  • Mangueiras de LED contornando elementos de arquitetura, como janelas e portas;
  • Canhões de luzes projetando imagens em movimento contra a fachada da casa;
  • Luminárias espeto, pintadas no gramado, destacando e iluminando percursos entre canteiros – inclusive já existem aparelhos deste tipo em formato de árvores de Natal, estrelas, sinos, e até fogos de artifício e cordões de lâmpadas;
  • Projetores com foco alternado, que podem emitir luzes em cores diferentes e serem controlados com controle remoto;
  • E cordões de lâmpadas formando cascatas de luzes – instaladas em coberturas, pérolas ou estruturas de árvores.

Lembrando que a decoração pensada para a área externa da casa não deve seguir a mesma lógica da decoração elaborada para os interiores. 

Seu efeito pode ser muito mais “teatral”. É possível utilizar peças de proporções maiores, como esculturas feitas de arame. Contudo, independente disso, todas as escolhas não podem afetar a circulação de entrada e saída do imóvel e nem pôr em risco a segurança. 

Dê atenção principalmente às conexões de energia feitas para a instalação dessas luzes. Se necessário, chame um profissional capacitado para esclarecer todas as dúvidas.

#3 Usando plantas e materiais coletados na natureza

Já que estamos falando de uma decoração voltada ao meio externo da casa, o que inclui também os setores de jardim, nada mais lógico do que pensar enfeites de Natal feitos com materiais coletados na natureza. 

Aliás, todas as plantas, pedras, mobiliário, aparelho e equipamento existente do lado de fora do imóvel podem ser incluídos como base para o plano de decoração. As próprias luzinhas e vários dos enfeites que citamos anteriormente podem ser pendurados ou “jogados” sobre isso.

Leia também:
O que não pode faltar na decoração de natal
Mesa de Natal: Ideias para decorar e servir
5 formas de presentear quem você ama no Natal

Mas queremos chamar a sua atenção para o que se pode fazer com aquilo que encontramos entre os canteiros ou em outro cantinho do terreno. Inclusive trouxemos imagens de ilustração para este texto que possam ilustrar as nossas ideias. Por exemplo, vasos sem plantas que serviram de base para a criação de arranjos natalinos. 

Bancadas de jardinagem usadas de apoio para enfeites com vidros e bolinhas. Além disso, pedaços de galhos de árvores utilizados para a construção de pequenos pinheirinhos e até papais-noéis abstratos.

Simplicidade e bom gosto. Siga este lema e você poderá fazer a decoração mais linda, que  valorize a frente do seu imóvel e faça a melhor homenagem a esta data tão especial do ano. Boas Festas!

Vamos, se anime e deixe sua varanda linda neste Natal!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.