Todas auxiliam a decorar e organizar o ambiente, mas você pode preferir uma à outra dependendo do momento. Saiba as principais diferenças e como escolher entre elas


Elas são bem parecidas, mas têm funções e posições bem diferentes na decoração dos ambientes. As mesas de centro, de apoio e lateral podem variar muito em modelo, cor, material e até o lugar em que melhor auxiliam no espaço, e escolher entre cada uma delas pode ser um desafio à primeira vista. 

Para escolher qual a melhor opção para você, conheça mais sobre cada uma delas e veja como transformar sua sala de estar com peças tão funcionais.

Mesa de centro

Geralmente a maior entre os três tipos, a mesa de centro é o modelo mais tradicional para decorar uma sala. Como seu próprio nome sugere, ela fica bem no meio do ambiente e pode ser usada para apoiar desde objetos decorativos como itens de uso constante como controles remotos, que podem ficar organizados em pequenos cestos, por exemplo.

Exatamente por ficar fixa no espaço, ela é normalmente mais robusta e não tão flexível para mudar de lugar a todo instante. Por isso, na hora da escolha, considere o estilo do ambiente para eleger uma mesa de centro que possa preencher a decoração. Peças neutras e minimalistas, com acabamento em madeira ou vidro, são boas opções para decorar em qualquer estilo que você quiser adotar para a sala.

Leia também: Saiba como decorar pequenos espaços em cada cômodo
Leia também: Como escolher a toalha perfeita
Leia também: Sofá-cama: 3 ideias para usar na decoração

Entretanto, se a sua sala de estar for pequena, talvez a mesa de centro não seja a melhor escolha. Ela pode interferir na circulação e ao invés de facilitar o dia a dia, pode ser um empecilho na decoração. A distância da mesa de centro para o sofá e poltronas deve ser de pelo menos 40 cm, com altura mais baixa ou igual aos assentos. Sua largura também precisa ficar harmônica no ambiente, tendo pelo menos a metade do tamanho do sofá.

Mesa de apoio

Apreciada por sua versatilidade, a mesa de apoio já transita com mais liberdade pela sala de estar. Pequena, mais leve e ajustável em alguns modelos, ela pode ficar em qualquer espaço em que você precisar apoiar copos, xícaras e até o notebook quando precisar trabalhar em casa e quiser mais conforto. Esse tipo de mesa também é flexível, já que pode até ser concebida a partir de um banquinho. Por sua vez, ao receber convidados, ele pode voltar para sua função de origem. 

Se você for escolher a mesa de apoio por material de acabamento, pense antes em qual função você vai priorizar para o móvel. Se você apoiar pratos de comida, copos e até plantas, opte por materiais mais resistentes como vidro, metal, pedra ou melamínico para sua mesa de apoio. 

Por outro lado, as mesas de madeira e mármore são mais sensíveis a água e podem manchar. Nesse caso, elas são boas opções para apoiar itens que não tenham risco de sujar sua superfície.

Leia também: Como escolher cadeiras e bancos para cada ambiente
Leia também: Cama de casal, queen ou king? Saiba como escolher a sua
Leia também: Conheça as diferenças entre os principais tipos de sofá

Mesa lateral

Também multifuncionais na decoração, as mesas laterais ficam ao lado do sofá ou poltronas e são grandes auxiliares para a praticidade do dia a dia. Sua altura pode ser quase igual à do braço do sofá, facilitando o acesso a qualquer objeto que você apoie sobre ela. Os modelos estreitos e compridos são ideais para acompanhar a profundidade do assento do seu estofado.

Diferente da mesa de centro, a escolha da mesa lateral não precisa estar totalmente ligada à decoração da sala, que pode ser industrial, contemporânea, clean, urbana ou clássica. Você pode aproveitar a flexibilidade deste móvel para levar um toque de personalidade e cor para o seu ambiente.

E o grande critério para escolha da mesa lateral (ou qualquer outro móvel) é pensar na utilidade dela na sua rotina, e não apenas naquela ocasião especial.


Mesas de centro, laterais ou de apoio são grandes aliadas na decoração e organização da sala de estar. Encontre diferentes modelos na Tok&Stok para transformar seus espaços e aproveite outras ideias do blog #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.