A personal organizer, Priscila Wolff (@justperfectorganizing), apresenta dicas para organizar a sua sala de estar e garantir o conforto no dia a dia.
A sala de estar é o cartão de visitas da nossa casa. Ter uma sala confortável e aconchegante é agradável tanto para a família quanto para receber amigos em casa, e a desordem definitivamente não combina com esse espaço. Separamos algumas ideias de como organizar a sala de estar da sua casa. Acompanhe!
3 dicas de como organizar a sala de estar
1. Crie uma estratégia de chegada
A sensação de “lar, doce lar” às vezes é acompanhada de uma necessidade de relaxamento instantâneo, o que faz com que as pessoas larguem seus pertences na primeira superfície disponível assim que ultrapassam a porta.
Para ajudar a manter tudo em ordem, você pode investir em ganchos decorativos ou prateleiras que deem suporte a casacos, chaves e carteiras.
Uma estante com alguns nichos fechados, por exemplo, pode fazer maravilhas na decoração e ao mesmo tempo esconder mochilas.
Porém, não adianta investir em novas estratégias e não alinhar com a família. É importante que você mostre a todos o que está sendo mudado e onde devem deixar suas coisas a partir desse momento.
Se não houver esse alinhamento, quem investiu na organização de casa fica dependente dela, pois precisa ficar colocando tudo no lugar. Ambientes compartilhados exigem cuidados compartilhados, cada um fazendo a sua parte.
Leia também:
Formas de integrar a varanda com a sala de estar
4 opções de racks para decoração de salas compactas
2. Entenda como você “vive” esse espaço
E por falar em itens que fazem “magia”, ao escolher móveis para a sala de estar, avalie como você gostaria de viver nesse ambiente.
A origem da desordem muitas vezes é o fato de não pensarmos em tudo o que gostaríamos de fazer no espaço, então objetos vão aparecendo no ambiente conforme a necessidade, e ficando deslocados, trazendo sensação de bagunça.
Aliás, se pensarmos nas experiências que queremos ter em cada ambiente, o oposto também é verdadeiro: às vezes para manter a ordem, deixamos longe coisas que deveriam estar a mão, e acabamos não usando.
Por exemplo: há pessoas que amam jogos de tabuleiro, seja para jogar em família, quanto para se divertir com amigos, mas esconde os jogos em um armário alto em algum ambiente da casa que nunca vai lembrar de pegar para de fato viver esses momentos.
E pensar nessas experiências pode ajudar: um puff baú pode complementar o seu sofá e armazenar jogos de tabuleiro, facilitando o acesso (e uso) mantendo o design e a organização.
Uma rack que acomoda sua TV também pode servir como prateleira para livros, facilitando o hábito da leitura.
O que mais você sonhou viver nesse espaço quando escolheu esse imóvel? Inspire-se nisso para buscar móveis que te ajudem a proporcionar esses momentos, que facilitem o acesso e a armazenagem do que for necessário.
3. Organize cabos e fios
Com tantos dispositivos eletrônicos presentes na sala de estar, como TVs, consoles de videogame, sistemas de som e carregadores de dispositivos móveis, os cabos e fios podem facilmente se tornar uma fonte de desordem visual.
Para manter a sala organizada, considere implementar um sistema de organização para cabos e fios.
Existem diversas opções disponíveis, como canaletas de plástico ou de metal para esconder e agrupar os cabos, organizadores de cabos com velcro para mantê-los juntos e organizados, e até mesmo móveis específicos com compartimentos para esconder os cabos.
Organizar os cabos e fios não só melhora a estética da sala de estar, mas também ajuda a prevenir acidentes e facilita a limpeza do ambiente.
E uma dica que fica escondidinha, mas ajuda bastante, é colocar etiquetas para identificar os cabos, para evitar desconectar o equipamento errado quando precisar desligar um equipamento.
Leia também:
5 soluções funcionais para sala de estar pequena
5 estilos de sala de estar decorada para você se inspirar
8 acessórios multifuncionais para sala de estar
8 móveis indispensáveis para sala de estar pequena
Lembre-se: sua sala é o ambiente que te recebe quando você chega em casa, cuidar desse espaço é garantir que ao chegar você irá se sentir bem. Vale o esforço.
* Priscila Wolff é personal organizer e gestora da Just Perfect Organizing