Você conhece os diversos tipos de estante? Versáteis, esses móveis são verdadeiros curingas na decoração e na organização dos ambientes. Elas são compactas, cabem até nos menores espaços e servem como suporte para os mais diversos objetos, sejam eles essenciais no cotidiano ou meramente decorativos.
Por isso, a escolha de uma estante vai muito além da estética: ela deve unir funcionalidade, estilo e harmonia. Pensando em ajudar, nesse artigo, você vai conferir os principais modelos para cada ambiente, como escolher, decorar e tudo o que você deve considerar antes de fazer a sua compra. Vamos lá?
Conheça os principais tipos de estante para cada ambiente
Para deixar os ambientes mais funcionais, práticos e bonitos, é importante considerar algumas questões antes de escolher a sua estante. Então, veja alguns modelos ideais para cada ambiente.
Estante para o quarto
Uma estante para o quarto deve ser prática e com um tamanho que encaixe perfeitamente no espaço disponível. Se o quarto é pequeno, um modelo vertical alto pode otimizar o ambiente, sem ocupar muita área no chão. Essa opção é ideal para quem deseja organizar livros, luminárias pequenas e até porta-retratos.
Agora, se o seu quarto for maior, uma estante horizontal ou com diversos nichos, é perfeita para integrar outros elementos decorativos, como plantas, cestos e caixas organizadoras.
Estante para a sala
A estante para sala é um dos móveis mais versáteis em uma decoração. Além de abrigar livros, vasos e outros objetos de decoração, ela se destaca como um ponto focal no ambiente.
Entre as opções, você pode optar por um modelo baixo e extenso, perfeito para colocar diversos objetos decorativos da sua preferência e criar um ambiente com a sua personalidade. Ela também pode ser alta, como a versão modulada, preenchendo as paredes e dando uma sensação de amplitude.
Agora, se a sua sala for mais compacta, opte por um modelo simples, mas que tenha nichos adequados para diferentes usos. Então, como decorar uma estante de sala simples? Você pode usar velas, livros, adornos decorativos e organizadores para colocar o controle da TV, por exemplo
Estante para o escritório
Já para uma estante para escritório, a funcionalidade é o principal objetivo. Dessa maneira, ela deve oferecer espaços para documentos, livros, e, se possível, ter nichos fechados ou com gavetas para guardar os itens de papelaria.
Entre os estilos, as estantes de estilo industrial estão em alta, oferecendo uma combinação de madeira e metal, perfeita para criar um ambiente moderno e despojado. Além disso, você pode usá-la para expor certificações, livros técnicos e itens que refletem a sua área de trabalho, por exemplo.
Estante infantil
Quando se pensa em uma estante infantil, a segurança deve ser a prioridade número um. Por isso, prefira modelos com bordas arredondadas, para evitar acidentes. Ela também deve ser de fácil acesso para as crianças, incentivando-as a explorar e organizar seus próprios brinquedos e livros.
Uma estante infantil pode ter nichos coloridos ou formas divertidas, que despertam a curiosidade dos pequenos e ainda adicionam um toque alegre à decoração do quarto ou da sala de brinquedos.
Confira o passo a passo para escolher a estante
Agora que você já conhece os principais tipos de estante para diferentes ambientes, que tal conferir algumas dicas práticas para escolher os modelos ideais para a sua casa? Veja o passo a passo:
Passo 1- Defina o uso principal da estante
Antes de escolher sua estante pergunte-se qual será o principal uso dela. Isso ajudará a definir se você precisa de uma opção mais decorativa, com prateleiras expostas, ou de um modelo funcional, com gavetas e portas para esconder os itens.
Passo 2- Considere o tamanho do ambiente
Meça o espaço disponível. Para não sobrecarregar o ambiente, a estante deve estar em harmonia com o tamanho do cômodo. Em ambientes menores, os modelos verticais são boas alternativas. Já para locais maiores, uma versão horizontal ou uma combinação de diferentes tipos de estantes pode ser uma boa opção.
Passo 3- Considere os materiais e acabamentos
A escolha dos materiais também faz toda a diferença. Em quartos e salas, madeira com acabamento fosco trazem sofisticação. Já em escritórios, estruturas metálicas e estantes com um visual mais simples são ideais. Se você gosta do estilo industrial, as estantes industriais com madeira rústica e aço são perfeitas.
Passo 4- Não abra mão da funcionalidade
Se a estante for para organizar documentos ou livros, escolha modelos com prateleiras reguláveis, portas ou gavetas. Já para quem busca um modelo decorativo, opte por estantes abertas que valorizam objetos de design, quadros e luminárias.
Dicas para decorar a sua estante
Agora que você já escolheu sua estante, é hora de decorá-la com estilo. Sendo assim, para uma estante simples, menos é mais. Use poucos objetos, mas escolha peças de impacto, como um vaso decorativo bonito, velas, e alguns livros. Outra dica é variar a altura dos itens, para dar um visual mais dinâmico à composição.
Adicionar plantas também é uma ótima maneira de levar frescor e vida para sua estante. Opções como suculentas, cactos e samambaias são ótimas para compor com livros e quadros. Que tal adicionar uma pequena luminária na sua prateleira? Isso não só ilumina o ambiente de forma suave, mas adiciona um toque aconchegante.
A estante ideal para todos os ambientes está na Tok&Stok
Como você viu, as estantes são peças que ajudam na organização e decoração da casa. Seja uma estante para o quarto, sala, escritório ou até uma infantil, escolher o modelo certo garante funcionalidade e beleza para o ambiente. Na Tok&Stok você encontra diferentes tipos de estantes para os mais diversos ambientes.
Agora que você já sabe como escolher a estante ideal e como decorá-la, aproveite para transformar seu espaço com criatividade e beleza. Confira outros artigos sobre como escolher tapetes, como decorar o quarto e muito mais no blog TokEmCasa.