Aprenda a misturar estilos de decoração, criando um novo visual e encontrando novas possibilidades funcionais para seus espaços


Contemporâneo com boho, industrial com regional, romântico com multicolorido. Diferente do que possa parecer, combinar estilos de decoração é uma tarefa simples. Isso porque a maioria dos estilos já são uma mistura de diversas eras e períodos, além de serem o resultado de preferências, funcionalidade e tendências.

Na hora de decorar, o que vale é criar um espaço que atenda suas necessidades e que seus olhos o enxerguem com coesão. Tente aplicar algumas dessas dicas para combinar estilos sem esforço e crie ambientes que fiquem unificados e cheios de personalidade.

Como começar a misturar estilos de decoração

A mistura ou combinação de estilos traz originalidade para um projeto, muitas vezes de forma única. Para começar, seguir sempre uma paleta de cores bem definida ajuda nessas composições. O ideal é tentar seguir um padrão, seja nas cores, texturas, acabamentos ou desenho dos itens que serão inseridos no espaço. Vale ressaltar também que peças únicas e mais arrojadas podem fazer toda a diferença em alguns casos, deixando o ambiente ainda mais com a personalidade do morador.

Outra forma de começar a fazer essas combinações é adotar um estilo de transição, que nada mais é que uma mistura equilibrada de móveis e decoração de estilos diferentes – como contemporâneo e clássico.

Couros e madeiras mais rústicas podem trazer mais originalidade ao estilo Boho, por exemplo. Ao mesmo tempo, os móveis com esse material também carregam um visual regional mais bucólico e natural, podendo compor com peças em fibras como o bambu e o sisal.

Escolha um padrão para decorar com estilos diferentes

Para evitar deixar o ambiente com aspecto disperso, escolha uma forma ou peça que una o espaço. Outra maneira de trazer consistência ao espaço é se aproveitar das linhas e curvas de um móvel em destaque, como o sofá por exemplo, e repetir essas linhas em todo o ambiente com acessórios e móveis auxiliares.

Coloque um elemento diferente como ponto focal

Na hora de decorar com dois estilos diferentes, você pode usar uma peça que não se pareça com as demais para torná-la seu ponto focal. Nesse cenário, ele vai chamar a atenção enquanto os estilos se misturam em segundo plano. Além disso, esse elemento pode ser o fator surpresa na sua decoração.

Combine tipos de madeira

Uma boa maneira de combinar diferentes estilos de decoração no mesmo ambiente é explorar o mesmo material, como a madeira. Ela  é versátil no visual e consistente para unir as peças. Se você tiver móveis de madeira que não combinam mas que funcionam naquele espaço, uma simples mancha ou marca na superfície pode aproximá-las do mesmo tom. Assim, estilos naturais e industriais podem se encontrar de forma sutil e funcional.

Leia também: Japandi: 5 passos para decorar com a tendência

Escolha um tema para combinar os estilos de decoração

Escolher um tema para o seu ambiente também pode ser um ótimo ponto de partida para misturar estilos. Não precisa ser nada exagerado, com ícones repetidos em colecionáveis ou pratos decorativos. Você pode optar por replicar o visual de uma casa de campo, reunindo elementos típicos em um ambiente. Isso pode ser feito em um quarto infantil ou uma sala de uso comum, onde a funcionalidade se sobressai.


Regras de decoração nunca são definitivas. O que costuma funcionar em um ambiente não precisa ser uma determinação para os outros, mas sim, uma sugestão ou orientação. Considere sempre o que vai funcionar nos seus espaços e sinta-se à vontade para quebrar as regras e decorar seus ambientes à sua maneira. Explore sua essência em casa com as ideias e soluções da Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.