Saiba como organizar livros de forma prática e criativa, e veja como planejar um espaço de leitura.


Para quem gosta de ler, é comum ter uma coleção de livros que muitas vezes ficam espalhados pela casa. Mesmo se o espaço for pequeno, organizar os exemplares para deixá-los disponíveis em algum padrão ajuda no visual e facilita a encontrar os títulos nas prateleiras.

Transformar a estante de casa em uma verdadeira biblioteca pode ser uma tarefa simples: basta ter criatividade e disciplina. Saber como mantê-los arrumados e sempre à vista, mantendo-os também em bom estado de conservação.

Separação dos livros

Existem várias formas de organizar livros sobre a estante, sendo que cada uma delas atende os leitores de forma particular. Confira três maneiras de organizá-los para ter ideia de qual delas mais combina com seu perfil de leitor.

1. Livros em ordem alfabética

Esta é uma das soluções mais práticas de como organizar livros e encontrar os específicos, além de tornar sua estante uma livraria. A organização é rápida e simples de fazer, pois pode ser feita a partir do nome do autor ou título do livro.

2. Livros por categorias

Neste modo de organização o tema de cada livro é o responsável pela disposição na prateleira. Com ela você reúne em um só lugar vários livros de uma mesma categoria, subdividindo-os por autor ou ordem alfabética.

3. Autores e séries

Esta separação é a mais indicada para quem tem o costume de colecionar vários títulos de um mesmo autor ou série. Com ela a busca é mais eficaz, pois todos os títulos ligados ao autor ou tema são reunidos em um só lugar.

4. Cores e tamanhos dos livros

Organizar livros pela cor ou tamanho é uma solução para quem busca priorizar o visual da estante. Contudo, ambas se adequam a leitores que memorizam facilmente o tamanho ou a cor da lombada do livro procurado.

Como organizar livros nas estantes

Cada perfil de leitor e de decoração pede por um tipo específico de organização. Por isso, existem vários tipos de estantes e a escolha por um modelo vai de acordo com o tamanho do espaço disponível. Para ambientes maiores, é interessante optar por estantes mais largas e com várias repartições, pois elas dão um ar de sofisticação ao local. Escolha objetos personalizados como porta-retratos ou colecionáveis para preencher algumas repartições que podem ficar sem livros, dando um toque de descontração.

Se o ambiente for menor, opte por estantes com rodinhas e mais altas do que largas. Desse jeito, você ganha mais espaço e tem a opção de realocá-la de acordo com os outros móveis. Se o local que for colocá-la for mais descontraído, opte por estantes coloridas. 

Leia também: 10 dicas para decorar e organizar sua estante

Mantenha os livros em bom estado

Deixar os livros organizados é uma das maneiras de mantê-los sempre conservados. Veja três ideias que aumentam o aproveitamento e vida útil de sua biblioteca particular.

Escolha um local arejado

Independente do ambiente, quanto mais ventilado ele for, melhor será para o armazenamento dos livros. A higienização do ambiente deve ser frequente, pois a falta de circulação de ar nele gera mofo, traças, cupins e acúmulo excessivo de poeira que prejudica tanto os livros como as pessoas alérgicas.

Não incline os livros

Para não danificar os livros, procure mantê-los lado a lado na posição vertical. Evite incliná-los, pois podem se deformar com o passar do tempo, ou deitados em grandes pilhas, caso os livros sejam menores, pois tendem a ficar marcados com o peso de outros exemplares.

Caso os livros sejam muito grandes ou grossos é recomendado fazer pilhas com até três exemplares.

Evite a luz do sol

Assegure que os livros estejam protegidos da luz solar para que eles não entortem ou desbotem. Estantes com portas são boas opções para bloquear a luminosidade, contudo, será necessário que elas sejam abertas periodicamente para que os livros possam “respirar”.

Estantes muito altas e estreitas devem ser fixadas às paredes para evitar que se desestabilizem com o peso dos livros. No entanto, é sempre importante lembrar de verificar a carga máxima que cada prateleira suporta. Assim, não corre-se perigo de ter acidentes. Pensando nesses imprevistos, as estantes Tok&Stok já acompanham kits para a fixação em paredes de alvenaria, dando a opção de usá-los ou não ao cliente.

Aparadores de livros

Apostar em aparadores de livros é a melhor forma de mantê-los na posição vertical. Práticos, estes acessórios disponíveis em cores, formatos e materiais variados também conferem identidade à decoração de qualquer estante ou prateleira.

Leitura infantil: incentive as crianças

O hábito da leitura deve ser estimulado nas crianças desde o ínicio para que eles desenvolvam o prazer de ler e a prática deixe de ser vista como uma obrigação. Desenvolver isso durante a infância pode ser mais fácil se feito de modo criativo. Planeje um espaço de leitura e saiba como organizar livros de maneira que faça com que elas sintam-se empolgadas e queiram ajudar nesse processo. Desse modo, o prazer pela leitura será instigado e, ao mesmo tempo, elas já estarão organizando seu próprio espaço.

Procure usar móveis que respeitem o tamanho das crianças, ou aproveite as últimas prateleiras da estante para deixar os títulos infantis ao alcance dos olhos e das mãos delas. Em suma, explore o potencial do espaço que será reservado para isso e aposte em móveis e decorações que sejam atrativos aos olhos dos pequenos leitores.


Prepare seu espaço para leitura

Escolha os móveis certos para o ambiente planejado para leitura e invista na decoração ao redor. Atente-se sempre ao tamanho do espaço que você possui e avalie qual das dicas se adaptam melhor a ele. Em síntese, ao manter um espaço para leitura é estimulante para adultos e crianças, garantindo o desenvolvimento intelectual e criativo em todas as fases. Ao tornar esta tarefa como uma atividade em família, possibilita a interação e o gosto dos menores pelos livros.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.