Multifuncionais e estilosas: Conheça seis tipos de cômoda que vão colaborar com a decoração e veja qual a ideal para o seu espaço e momento de vida.


Você sabe escolher uma boa cômoda? Além de ser um móvel versátil, que não está restrito apenas ao quarto, esta peça é o complemento ideal para o guarda-roupas no armazenamento de roupas de cama, acessórios, roupas entre outros. 

A flexibilidade de suas funções também aparece na sua superfície, que pode servir como suporte de TV, penteadeira, mesa de cabeceira e até trocador. Por ser mais compacta que outros móveis do quarto ou da sala, ela também compõe a decoração com originalidade. Nela, você pode apoiar vasos, suportes para vela, quadros e mais.

A seguir, conheça seis tipos de cômoda para colocar em diferentes espaços da casa e decore enquanto organiza os ambientes.

Modelos de cômoda para o quarto – e outros ambientes

1. Cômoda para quarto pequeno

Para quem tem pouco espaço, o tamanho dos móveis é um fator essencial a ser observado na hora de escolher a peça. A cômoda para quarto pequeno também precisa ter medidas que não interfiram na circulação no espaço, principalmente com a abertura das gavetas. Ao dividir o espaço com uma cama e um guarda-roupa, o modelo de cômoda para você pode ser mais alto e estreito. O princípio que deve ser seguido é a proporcionalidade do quarto e dos tipos de cômoda.

O design da cômoda para quarto pequeno também influencia na geometria do espaço. Os baixos e longos têm aparência mais elegantes, adicionando linhas horizontais em espaços estreitos. Modelos altos em ambientes com tetos altos e opções estreitas desempenham a função principal, mantendo o espaço livre em salas pequenas.

comoda para quarto pequeno

tipos de comoda infantil

2. Tipos de cômoda com trocador

Para quem tem um bebê, toda ajuda é bem-vinda. Uma cômoda com trocador é uma forma de ter esse auxílio na hora de trocar as fraldas enquanto você deixa as roupinhas e acessórios do novo integrante da família sempre organizadas.

Além do berço, a cômoda com trocador pode ser a peça central no quarto do bebê. Dessa forma, o móvel sempre será uma peça útil em casa mesmo com o crescimento da criança, já que ele seguirá servindo de apoio para objetos e pertences do pequeno. Aproveite o espaço de armazenamento para deixar por perto as fraldas, lenços umedecidos, loções, talcos e tudo o que você precisa para a troca de fraldas.

Uma boa ideia para se ter por perto dos tipos de cômoda com trocador é um cesto para as fraldas sujas e roupas trocadas, deixando essa tarefa sempre prática no dia a dia.

Outra dica que pode ajudar muito na hora de trocar o bebê sobre a cômoda é decorar a parede acima do móvel com  móbiles, bichinhos de pelúcia e adornos coloridos que distraiam o bebê enquanto você troca suas fraldas. Qualquer item atraente é uma adição bem-vinda ao cantinho.

tipos de comoda para sala

3. Cômoda para sala

A cômoda é um móvel bastante funcional e flexível na decoração, sendo muito bem-vindo em outros espaços da casa além do quarto. Além da sua praticidade, ele adiciona ao ambiente um visual elegante e, em muitos casos, vintage – aliando beleza e usabilidade.

Você pode usar uma cômoda para sala como suporte de TV, usando as gavetas para armazenar controles remotos, aparelhos e outros acessórios úteis para suas sessões de cinema em casa. A lateral do seu sofá também é um bom espaço para uma cômoda, já que você ganha um bom armazenamento para livros, controles de videogame, revistas e outros itens que dão personalidade à sua sala de estar.

Leia também:
Mesa de centro, apoio ou lateral: Qual escolher?
Inspirações de mesa posta para casamento em casa
Morar junto: Soluções para organizar a casa a dois

4. Tipos de cômoda retrô

Se o estilo do ambiente é uma prioridade para você, ter uma cômoda retrô é a escolha ideal. Puxadores únicos, pés palito, acabamento desenhado e variação de cores levam aos espaços um toque todo especial e autêntico, enquanto auxilia o seu dia a dia com seu espaço de armazenamento.

Modelos com cores vibrantes e estampas na superfície são clássicos pra trazer esse efeito vintage ao ambiente. E os tipos de cômoda em madeira são fáceis de ambientar e complementam diferentes espaços sem excessos no visual.

5. Cômoda colorida

Nada como um bom toque de cor em um ambiente neutro e sereno. Uma cômoda colorida pode justamente cumprir essa função, levando um ar vibrante para qualquer espaço da casa, do quarto à sala de estar. Para dar ainda mais significado à atmosfera do seu ambiente, conheça mais sobre a psicologia das cores neste post.

Em todo caso, é bom ter um certo cuidado na hora de escolher entre os tipos de cômoda colorida, já que se trata de um móvel de destaque. Observe se as cores que já existem no espaço combinam com a nova cor do móvel que vai chegar, para evitar exageros e um efeito muito carregado.

tipos de comoda de madeira

tipos de comoda para home office

6. Cômoda planejada

E para um efeito sob medida para o seu espaço e estilo, uma cômoda planejada é uma ótima pedida. Em espaços estreitos, modelos altos são ideais e ficam em evidência, levando charme para o ambiente. Já em espaços mais largos, uma cômoda embutida otimiza o ambiente, precisando ter menos profundidade para não comprometer a circulação mesmo com o abrir das gavetas.

Outros tipos de cômoda planejada incluem mesas ou escrivaninhas embutidas, ideais para colocar no home office e manter documentos, materiais de escritório e papelaria sempre organizados.

Se você tem espaços integrados, como quarto e closet ou sala de estar e jantar, uma cômoda planejada “invisível”, ou seja, com puxadores sutis e imperceptíveis, deixa ambos espaços elegantes, funcionais e sempre prontos para auxiliar na organização de qualquer objeto.


Com estes seis tipos de cômoda diversos para você escolher, agora te convidamos a encontrar a versão que mais se parece com a sua rotina, estilo e necessidades. Lembre-se de levar em conta o espaço disponível, para levar a peça perfeita para o seu ambiente. Encontre outras dicas para decorar seus ambientes do seu jeito no blog #TokEmCasa e tudo o que você precisa na Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.