Diferentes modelos de estante podem te ajudar a compor espaços e decorar enquanto organiza sua casa


Independente de cor, estilo ou tamanho, a estante pode ser o complemento ideal para qualquer ambiente organizado e bem decorado. Usada de maneiras diferentes em cada espaço, a estante é capaz de renovar qualquer cenário da casa ou do escritório.

As estantes são elementos funcionais e versáteis. Seja para colocar enfeites, lembranças de viagens, para deixar o ambiente autêntico e personalizado, para acomodar livros e deixá-los sempre ao alcance das mãos, elas também têm forte poder decorativo por si só.

Confira 10 ideias para transformar os mais variados modelos de estantes para dar destaque no ambiente.

1. Estante minimalista

A decoração minimalista é um estilo de design de interiores que é muito atrativa por sua simplicidade e facilidade de ambientação. Representando toda a sofisticação e elegância, os espaços com esse conceito explora a amplitude do ambiente, linhas retas e boas escolhas para os móveis que irão complementar a decoração.

Decorar uma estante de forma minimalista pode ser uma boa solução para esses ambientes de visual sofisticado. Portanto, opte por objetos decorativos de cores e formas neutras, como vasos ou velas, distribuídos pelas prateleiras da estante de maneira harmoniosa.

2. Disposição de livros

Se o móvel for usado apenas para livros, ainda assim é possível decorá-lo. Transforme esculturas, objetos e vasos decorativos em aparadores de livros, pois além de mantê-los organizados nos variados modelos de estantes, também servem para decorá-la no cantinho da leitura. Aposte também em aparadores temáticos que darão um aspecto interativo na disposição dos livros.

Ver opções de estante para livros >>

3. Divisória de ambientes

Alguns modelos de estantes podem ser utilizados como elementos decorativos e demarcadores de espaços em ambientes integrados, como, por exemplo, hall e sala de estar. Opte por estantes vazadas, decorados com peças leves, que possam delimitar os espaços de forma sofisticada.

4. Modelos de estantes executivas

Para um ambiente executivo, a organização é indispensável. Por isso, ter muito espaço para guardar livros, pastas de arquivos e documentos importantes sempre à vista é a pedida. Nesses casos, os melhores modelos de estante são aqueles mais imponentes e requintados.

A impressão à primeira vista é garantia de uma estante executiva em madeira, e para complementar o ambiente, utilize caixas organizadoras na estante para decorar as prateleiras com originalidade e, ainda poder guardar objetos pessoais sem comprometer o visual ou a decoração do escritório.

5. Como organizar a estante multicolorida

Quem quer ousar em um design de interiores moderno e despojado, pode apostar em modelos de estantes multicoloridas. Esse móvel é capaz de fazer a diferença no ambiente e sua disposição em cores pode revitalizar um cômodo. Por isso, para organizar a sua estante e deixar sua decoração ainda mais viva, aposte em objetos decorativos divertidos e deixar o espaço ainda mais personalizado.

Leia também: Rack ou painel de TV: Vantagens e usos na sala de estar

6. Uma decoração multifuncional

Para uma decoração funcional, móveis versáteis que desempenham diferentes papéis se tornam protagonistas. Assim, modelos de estantes mais baixos podem funcionar como aparadores, apoiando objetos de uso diário, como chaves ou carteira ou podem ser decoradas com quadros, velas, porta-retratos e arranjos florais.

7. Estante do happy hour

Em um modelo de estante com um design mais clean e moderno, tendência forte de decoração, reserve uma das prateleiras – de qualquer ambiente – para organizar taças, copos e bebidas que possam ser servidas aos amigos durante o happy hour em casa. Você pode ainda juntar várias peças de cores diferentes e deixar o móvel ainda mais amplo e versátil.

Invista em detalhes para decorar os diversos modelos de estante com originalidade: miniaturas, fotos, cerâmicas e demais objetos decorativos servem tanto para compor o visual do móvel como retratar a personalidade de quem usa.

Em síntese, você pode usar uma estante em qualquer ambiente. Os adornos que ela vai levar e a forma com que você vai personalizar darão o tom da decoração.

Leia também: Como ter uma sala multifuncional em 3 passos

9. Móvel para o home office

Os modelos de estante para home office merecem uma atenção especial em suas composições, pois servem tanto para organizar objetos para uso no trabalho como decorativos em um só lugar. Dessa forma, distribua equilibradamente os livros e materiais de escritório e aproveite para decorar os espaços livres com itens que tornam o espaço personalizado.

10. Estante gastronômica

Para uma cozinha prática e funcional, os móveis têm que ser versáteis e auxiliar na organização do ambiente. Para isso, as estantes são opções ideais na medida em que oferecem espaços para deixar todos os utensílios à mostra de maneira ordenada e decorativa.

Um modelo de estante que combina com a cozinha são as de aço ou metal com detalhes aramados, por exemplo. Com elas, você consegue organizar e alinhar de forma diferenciada as louças, potes com mantimentos, livros de receitas e utensílios.

Ver opções de estantes >>


A estante é uma peça curinga para a composição da decoração da casa. Não importa qual o ambiente, um modelo de estante pode te ajudar na hora de deixar os espaços mais organizados e com estilo. Assim, você terá algumas ideias para decorar e organizar os diversos modelos de estantes.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.